Seguimento Meteorológico Livre - 2023

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Anticiclone (mais) a norte e depressões nas (nossas) redondezas.
Mas se é em comparação com a média não quer dizer que será um regime mais variável?
Pois o norte do Atlântico tem, em média, pressão inferior às nossas redondezas...
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Mas se é em comparação com a média não quer dizer que será um regime mais variável?
Pois o norte do Atlântico tem, em média, pressão inferior às nossas redondezas...

Para tal anomalia negativa, tem que haver uma predominância de regiões depressionárias. Mas como habitualmente, os efeitos dificilmente seriam os mesmos em todo o território português.

png
 
Para tal anomalia negativa, tem que haver uma predominância de regiões depressionárias.
Sim, não me tinha apercebido de que uma anomalia de 30dam é bastante significativa...
 
Última edição:
E pronto, já vem aí calor e nada de chuva....que miséria

Possibilidade de certos locais atingirem os 30°c para a semana, começa cedo este ano ..

É o nosso destino, a dorsal africana começar a ganhar cada vez mais força.

:scared::hmm::hmm::hmm:

 
:scared::hmm::hmm::hmm:

Nada de novo. Nos últimos anos já tivemos várias vezes temperaturas superiores às previstas para a semana. E bem mais generalizadas e prolongadas no tempo.
Há dois anos até se superou os 30ºC em algumas estações oficiais.

20211.JPG
 
Obviamente, mas hoje em dia tudo serve para notícia com algum toque de sensacionalismo quando se trata de meteorologia e clima. :rolleyes:

E por falar em sensacionalismo... :rolleyes:
Onde é que já se viram, em Portugal, amplitudes témicas diárias de 19ºc /20ºc /21ºc ? :surprise: :uau:

Já sabem, para a semana vem ai o "fim do mundo em cuecas", tudo por causa da amplitude térmica :rolleyes:

Bragança acordar com 0ºc em Março? Epá que informação dramática... :D

Amplitude térmica​


Cachecol e manga curta: até 21 graus de diferença no mesmo dia na próxima semana.

Hoje às 16:48.

À semelhança da previsão para o final desta semana, com chuva nos distritos a norte do país, também na próxima semana haverá instabilidade e alguma nebulosidade.

Mas ao contrário do que se possa pensar, as temperaturas vão subir até aos 28 graus, apesar das noites e manhãs geladas. Bragança vai mesmo acordar com zero graus.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Santarém vai ter uma variação de 21 graus na terça-feira, com os termómetros a ir dos 8 aos 29 graus.

O mesmo acontece em Évora, com as máximas a oscilar entre os 9 e 28 graus (quarta-feira).

A mesma temperatura máxima prevista para Beja na próxima quarta-feira, com 27 e 26 graus nos dias anteriores, mas a mínima prevista é de 8 graus, ou seja, chega a ter uma diferença de 20 graus de temperatura no mesmo dia.

Neste misto de inverno e verão diário, Bragança acorda com zero graus na segunda-feira mas chega aos 19 ao longo do dia - uma amplitude de 19 graus. Quarta-feira é o dia mais quente, com 23 graus de máxima. A mesma temperatura prevista para Vila Real, na terça e quarta-feira, mas a mínima fica nos 3 graus na segunda-feira, com 20 de máxima.

No Algarve a temperatura não vai desiludir, com 26 graus previstos para domingo, rondando os 25 e 24 durante a semana. Apesar de não ser tão acentuada, a amplitude térmica mais significativa será de 14 graus no dia mais quente. Na segunda-feira, Setúbal também aquece até aos 26 graus, num dia que se prevê cinzento e com 7 de mínima.

Em Castelo Branco a máxima de 25 graus na terça e quarta-feira oscila com uma mínima de 8 graus. Igual cenário em Coimbra (terça-feira) e em Leiria (terça e quarta).

Lisboa terá um início de semana igualmente agradável com 24 graus e mínima de 9, assim como Portalegre. Em Braga o dia mais quente será terça-feira, também com 24 graus, mas a mínima desce 17 graus. Igual variação no dia anterior, com cinco graus previstos de mínima e 22 de máxima.

Aveiro chega aos 23 graus (dias 28 e 29), mas as mínimas baixam aos dez graus, com uma diferença de 13 graus entre a noite e o dia. Mas na segunda-feira (dia 27) esta variação ainda é maior: 8 de mínima e 21 de máxima (amplitude de 13 graus).

Terça e quarta-feira serão também os dias mais quentes no Porto e na Guarda (20), em Viana do Castelo (21) e Viseu (22), com mínimas entre 6 e 9 graus.

Na Madeira a amplitude térmica não é tão acentuada, com o Funchal a passar a semana acima dos 24 graus, com 25 na terça e quarta-feira, e mínimas a rondar os 18 graus.

Já nos Açores o cenário muda, com chuva prevista para Ponta Delgada e os termómetros a oscilar entre os 16 e 18 graus.

 
Última edição:
Se os modelos nem a 72 horas se entendem com oscilações constantes mesmo a menos de 72h quanto mais a uma semana distância.
Até dia 25 as temperaturas no sul rondarao os 22 a 23c.
Dos dias 26 a 27, a temperatura tem oscilado bastante nas previsões por isso o mais provável é rondar ainda os 22 a 23c.
Nós dia 28 a 30 do mês ainda é muito cedo.
 
Dizer-se que a comunicação social é sencionalista é tão surpreendente como dizer que os meteorologistas amadores têm uma espécie de esquizofrenia quando ainda há uns meses atrás diziam que queriam sol e calor porque a chuva que caía era anormal e agora dizem que sol e calor nem pensar porque a chuva que caiu é insuficiente.

Infelizmente a comunicação social é um reflexo da sociedade, da qual também fazemos parte.
 
"Cachecol e manga curta..." in JN

Estes títulos são qualquer coisa. O CM que se ponha a pau que isto é atentado aos seus direitos de autor.


Agora a sério, isto não é algo inédito, acontece sempre em Março e, de agora em diante, vai ser cada vez mais frequente dias com 30 ou mais graus, com o avançar da Primavera.

Sensacionalismo e ignorância bem espelhados nestas peças jornalísticas.
 
Última edição:
Eu sei que todos os anos vem algum calor em Março, mas o que está a fazer confusão é o grau de secura que tudo está a atingir. Aqui por Alenquer, desde a primeira metade de Janeiro que não há chuva consiste. Sempre só coisas menores máximo uns 5 mm para depois se seguir semanas sem um pingo. Pior, não se vê nada de nada até início de Abril.... miséria mesmo.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
Estado
Fechado para novas mensagens.