Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Óbvio que é vontade de implicar.... dado que não tenho mais nada que fazer que andar a choramingar com o número dias que não chove, se está pó, se está calor até dia X ou que os terrenos estão secos. Como se a média de Março e de Abril por estas bandas não fosse de apenas cerca de 40 mm. Se tal acontece é porque temos se calhar 1 chuvoso e 3 ou 4 secos.
Quanto às poeiras elas vêem de África e isso só tem a ver com a predominância de ventos e nada mais.
Boa Páscoa!
Ainda bem que tem mais que fazer do que se preocupar com o número de dias sem chuva ou se os terrenos estão secos, é sinal que não depende da agricultura para se sustentar e não sabe o que a persistência deste tempo tão seco e quente implica por isso é fácil falar. No entanto, não era esse o caso antes do seu post, portanto continua sem sentido.
Tal como dizia que abril ia ser águas mil no início do mês com base no que os modelos previam nessa altura, agora também se pode dizer que o mês pode vir a ser seco, uma vez que não tem existido previsão de chuva significativa. Se entretanto o padrão mudar e o mês não for seco, será ótimo!
Em relação ao resto, não vejo qualquer choraminguice, mas sim comentários sobre um fenómeno que está a marcar os últimos dias. É um tema sobre meteorologia discutido no seguimento livre, não vejo qual é o mal, mas enfim.

Bem haja!

Última edição:
Mas ao mesmo tempo não acredito que se chegue ao final de Maio sem que chova algo decente. Alguma coisa vai surgir!
Ou pode não surgir nada até novembro e o Algarve terá uma estação que baterá o recorde de mais dias consecutivos sem chover :D:unsure::facepalm:

Ou seja, o recorde é de Faro ou Vila do Bispo algures entre 184 a 214 dias?
Sim, com os dados até ao momento investigados, só posso dizer que o recorde é 184 dias e não só de Vila do Bispo e Faro mas também os postos udométricos permitem dizer que a situação não foi tão localizada. Depois de registar as coordenadas dos postos num mapa darei uma ideia mais clara do que foi o evento em termos espaciais. Note-se ainda as estações em que a série de dias sem acumulação de precipitação foi interrompida apenas por um ou dois dias. Para investigar se a série foi mais longa é preciso investigar o final de Abril e o início de Novembro, o que não é fácil pois será necessário extrapolar o registo diário de Lisboa e ainda identificar o número de dias com chuva em Abril e em Novembro para as estações e postos em causa.
Ou pode não surgir nada até novembro e o Algarve terá uma estação que baterá o recorde de mais dias consecutivos sem chover :D:unsure::facepalm:

Incrivelmente essa situação pode, de facto, acontecer, e o exemplo que encontrei de 1954 mostra que não é um acontecimento impossível.

As poeiras do deserto não afetam só a Europa Ocidental.

Tal como ocorre com o calor/frio e precipitação (ou ausência dela), certos padrões meteorológicos mais persistentes irão castigar certas áreas em detrimento de outras.

As previsões são tipicamente feitas por centros/modelos específicos tendencialmente pouco conhecidos. Em nada ajuda.

É daqueles assuntos que tipicamente passa ao lado da vasta maioria das pessoas na ausência de eventos mais relevantes/referências de terceiros.

Do meu conhecimento não há grandes estatísticas ou base de dados. Mas cá ficam minhas sugestões -> https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiA7uXXsZ3-AhVLT6QEHZU2BQwQFnoECAsQAQ&url=https://www.eionet.europa.eu/etcs/etc-atni/products/etc-atni-reports/etcacm_tp_2011_4_sahara_dust_health_effects/%40%40download/file/ETCACM_TP_2011_4_health_effects_sahara_dust.pdf&usg=AOvVaw05OI9mbzHaKXu-zUV21wvm (p 6) & https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1309104215302531 (o mais relevante) & https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiTi-fHsp3-AhUwVKQEHXTXB3EQFnoECBAQAQ&url=https://wesr.unep.org/redesign/media/docs/assessments/global_assessment_of_sand_and_dust_storms.pdf&usg=AOvVaw184B1y2siwiqxz3Y3SF71Z (especialmente p 40) & https://www.thelancet.com/journals/lanplh/article/PIIS2542-5196(19)30088-9/fulltext

Última edição:
Se houvesse alguma "decência" no tempo era agora no feriado e ponte de 25 de Abril que viria mau tempo mas duvido.
O "bom tempo" como chama a comunicação social vai rebentar com o Português pobre e médio. É impossível manter o atual nível de vida nestas condições e ainda mais sendo um país pobre (com poucos recursos).
Aproveitem a Páscoa ! O ano passado estiveram 30°c, este ano estão uns 27°c ou 28°c. É uma alegria portanto!
Nem mais, na última década as pessoas passaram a acreditar que não é preciso chuva . Bom tempo todo o ano, e se for de praia, melhor.

Última edição:
a média não quer dizer que chova na média todos os anos por exemplo existem eventos no verão que zonas têm 5x mais do que o normal por exemplo 20mm e a média é 4mm, e as pessoas esperam que chova todos os anos na média enquanto muitas vezes foi 1 ano que carregou a média.

Precisamente, o regime de chuvas em regiões semi-áridas ou desérticas ou nos meses considerados secos é feita dessa maneira. Pode num ano extremo construir-se uma falsa média pelo conjunto com uma série de anos a zero (isto nos casos mais extremos). O sul do continente tem zonas em que as médias de alguns meses são feitas desta forma.

Bom dia, n sei se este é local certo para este assunto mas gostava de ouvir as vossas opiniões acerca disto, já há tempo q anda a circular em Espanha uns rumores de q a falta de chuva se deve á fumigação através de aviões de determinadas substancias q alteram o padrão climático, neste caso fazendo com que n chova.
Gostava de saber qual a vossa opinião?

Bom dia, n sei se este é local certo para este assunto mas gostava de ouvir as vossas opiniões acerca disto, já há tempo q anda a circular em Espanha uns rumores de q a falta de chuva se deve á fumigação através de aviões de determinadas substancias q alteram o padrão climático, neste caso fazendo com que n chova.
Gostava de saber qual a vossa opinião?
Boas é verdade! Confirmo e já li sobre o assunto.
É a actividade humana que anda por aí a "fumigar", aviões e não só, alterando o ciclo do carbono e consequentemente os ciclos atmosféricos. :D
Desculpa a ironia mas no geral é isso!
Depois há também quem diga que faz parte do ciclo natural do planeta mas aí já me custa a acreditar.
Percebe-se bem que o devaneio Climático é geral e nota-se perfeitamente que existe uma busca do planeta para tentar manter um equilibrio cada vez mais difícil.
A fonte natural conhecida capaz de criar desequilibrios semelhantes são os vulcões que por acaso também "fumigam" umas coisas;)

Existe esperança para uma mudança após dia 20...a ver vamos... esta semana é fulcral para se ter uma ideia.
Sim há essa possibilidade nos modelos, embora a distância temporal ainda seja grande, ainda para mais nesta altura do ano, portanto cautelas ...
Veremos o que acontece, também não quero acreditar que vá ser o mês todo nisto .

Existe esperança para uma mudança após dia 20.

Sim há essa possibilidade nos modelos

Eu também gostava de ter essa esperança e ver essa possibilidade. Em que modelo viram isso?

O ECMWF até dia 20, onde eu consigo vê-lo, mantém tudo na mesma. Certo, é só até dia 20, depois pode ainda mudar tudo.
Mas o GFS não dá esperança, porque logo após uma run que mete dezenas de milímetros de acumulados no Sul, volta exactamente à estaca zero na run seguinte.

12z de ontem e 18z de ontem: fantástico, todas as esperanças em alta:
hTnlo8M.png

VbSUTJG.png

Hoje 06z, volta tudo atrás e fica igual a ontem 06z.
DqLQuwu.png

Estado
Fechado para novas mensagens.