StormRic
Furacão
Esta cut-off a formar-se àquela distância da península e o anticiclone monstruoso sobre o norte da Europa e projectando cristas para o norte de África não dá quaisquer garantias.
E mesmo que se forme há de ser mais um episódio de aguaceiros de virga e poeira...Esta cut-off a formar-se àquela distância da península e o anticiclone monstruoso sobre o norte da Europa e projectando cristas para o norte de África não dá quaisquer garantias.
A circulação desenhada parece ser propícia a um ataque de poeiras pelo Leste/Sueste.E mesmo que se forme há de ser mais um episódio de aguaceiros de virga e poeira...
Depende da zona. Aqui já choveu em Abril.não sei se será inédito, mas não me lembro de um único mês de abril sem pinga chuva.
a acontecer seria algo incomum, mas pode já ter ocorrido, confirmem-me se estou enganado.
Aqui em Alvalade do Sado já conheci o Abril de 2005 e o Abril de 2017 sem chuva. E este parece que para lá caminha.não sei se será inédito, mas não me lembro de um único mês de abril sem pinga chuva.
a acontecer seria algo incomum, mas pode já ter ocorrido, confirmem-me se estou enganado.
Para mim o mais impressionante é a sequência de meses muito secos desde janeiro...a torneira fecha e não torna a abrir praticamente desde 14 de Janeiro. Fevereiro foi um dos mais secos de sempre, Março terá sido seco (aguardamos o oficial) e Abril caminhando a passos largos para esticar esta sequência.Aqui em Alvalade do Sado já conheci o Abril de 2005 e o Abril de 2017 sem chuva. E este parece que para lá caminha.
Isso é uma situação possível mas não acredito muito... Lembro-me do caso de 2016 em que houve uma semana extremamente chuvosa em Maio quando já estava tudo seco!O ano passado as estações de Cacela e Castro Marim fizeram cerca de 500 mm mas a precipitação caiu quase toda em apenas dois meses, Março e Dezembro.
A segunda quinzena deverá trazer chuva resta ver se pega com Maio. Ainda é possível fazer a média da Primavera no Sul. Já aconteceu ser feita em Maio. São uns 120 a 140 mm.
Esse Maio rendeu quase 200 mm em alguns locais. Se recuarmos mais de 20 anos recordo outro Maio assim, lá para 2000 ou 2001. Entre o final de Abril e o início de Maio choveu imenso, vieram cheias e as barragens ficaram com água para o Verão, pois estavam vazias. 1999 tinha sido seco bem como o final de 1998.Isso é uma situação possível mas não acredito muito... Lembro-me do caso de 2016 em que houve uma semana extremamente chuvosa em Maio quando já estava tudo seco!
Foi quase surreal não me lembro de mais nada assim. É preciso uma cut-off bem posicionada ou uma abertura do Atlântico durante algumas semanas.
O ano passado as estações de Cacela e Castro Marim fizeram cerca de 500 mm mas a precipitação caiu quase toda em apenas dois meses, Março e Dezembro.
A segunda quinzena deverá trazer chuva resta ver se pega com Maio. Ainda é possível fazer a média da Primavera no Sul. Já aconteceu ser feita em Maio. São uns 120 a 140 mm.