Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Pode ser pior que Abril de 2005, Faro registou 1.5 mm e este ano pode ter 0 mm e não recordo-me de um Abril com 0 mm.
Não me admirava que o tempo se mantivesse assim até ao fim do mês... De fato não está fácil, e os modelos têm vindo a recuar novamente na instabilidade...

Pode ser pior que Abril de 2005, Faro registou 1.5 mm e este ano pode ter 0 mm e não recordo-me de um Abril com 0 mm.
Abril de 2017 foi o mais seco desde 1931 e só não acabou com 0mm em muitos locais graças uma superfície frontal de fraca atividade que atravessou o território no dia 30. Pelos vistos nesse ano, Faro ainda acumulou 21mm.
Se não chover nada até ao final do mês, abril de 2023 pode muito bem ser pior que o de 2017 em todo o território.

Por aqui, ano civil de 2023 ainda pior que 2022 até ao momento, salva-se o ano hidrológico graças aos acumulados até dezembro, mas tirando nas barragens e naquilo que ainda não foi recuperado devido à destruição causada pelas cheias, nem parece que houve tal situação, pois está já tudo tão seco.

Parece que a dorsal ganha mais uma vez e só se vê calor nas previsões. Isto é tão preocupante...
Longe de mim pensar que depois de cheias tão grandes em dezembro, chegássemos a este ponto novamente passado 3/4 meses, mas acho que é só uma amostra daquilo que o futuro nos reserva.

No final deste Abril vamos ter de repensar a nossa vida e de forma séria!
Mesmo aquí no fórum tem havido tendência para relativizar/ menosprezar os dados que nos vão sendo apresentados.
Agora vamos começar a pensar que Maio poderá compensar e até poderá de certa forma mas duvido!
Em relação a 2005 já estamos numa seca mais profunda e complexa do que nessa altura! ( Atenção! ...De Beja para baixo!)

É inegável a seca a sul. Diria até que é uma seca crónica.
O que me custa a entender é que se corte a água à agricultura em prole da rega de relvados. Mas isso são outras histórias.

Relativamente a Abril, parece-me tudo incerto a partir do dia 20. Ainda há espaço para que Abril não acabe a zeros. Aliás, no noroeste Lamas de Mouro segue com 30mm acumulados desde as 0h.

ecm.webp

gem.webp

gfs.webp

ukmo.webp

estou a ficar doido com tanto sol e calor já... estes 2/3 dias com umas nuvens a passear e um ventinho mais fresco souberam me tão bem, mas gostava de ver alguma chuvita mas está muito difícil de aparecer...., a partir de Domingo já mostram de novo temperaturas absurdas 32ºC+ para aqui... e ainda tenho de aturar comentários "é normal calor para esta época" ou está um dia nublado e metem no story do instagram "queremos é sol", ai que vontade tenho de responder.......

Última edição:
Pela parte do GFS, Abril estaria terminado quanto a precipitação no Sul. Não é uma ou outra saída dar este cenário por parte deste modelo, o que deve despoletar medidas imediatas de contenção de gastos de água supérfluos nessa região é a persistência desta previsão na maior parte das runs e ainda, a concordância quase rigorosa do ECMWF com todas as previsões do GFS até às 240h.

Peço desculpa se insisto nisto (eu próprio também já estou cansado de ver estas cartas dia após dia), mas... cá fica novamente:

A 240h, ambos os modelos:
ECMWF
owyLGAW.png

GFS
AGZji2A.png

E o "sarcástico" GFS vê isto até ao fim do mês (que de vez em quando volta atrás e mete ainda uma boa rega no sul):
vhoOBUE.png

estou a ficar doido com tanto sol e calor já... estes 2/3 dias com umas nuvens a passear e um ventinho mais fresco souberam me tão bem, mas gostava de ver alguma chuvita mas está muito difícil de aparecer...., a partir de Domingo já mostram de novo temperaturas absurdas 32ºC+ para aqui... e ainda tenho de aturar comentários "é normal calor para esta época" ou está um dia nublado e metem no story do instagram "queres é sol", ai que vontade tenho de responder.......
Basta olhar para os comentários de certas pessoas no Facebook, se disseres que já tivemos uma onda de calor este mês, as pessoas riem-se e ainda te chamam de maluco ...
Se há povo ignorante em relação á meteorologia é o tuga...

Estive em Doñana em fevereiro passado. Confere, a situação é mesmo muito má e, para piorar a situação, naquela zona o último ano chuvoso foi 2011. Há pelo menos 9 anos que as Lagunas del Jaral não têm qualquer água, e o mesmo acontece com os sistemas freáticos menos desenvolvidos. Para piorar, a região de Doñana sofre com bastante agricultura ilegal, o que tem causado sérios problemas ambientais ao longo dos anos (incluindo um incêndio enorme em 2017 que destruiu uma parte significativa da zona protegida especial das arribas de Asperillo e obrigou ao realojamento temporário de dezenas de linces-ibéricos). :surprise:

Nos últimos anos o Governo regional tentou controlar um bocado mais a situação mas muitas dessas medidas de controlo, bem como a presença maciça de imigrantes marroquinos e argelinos, tem levado a um crescimento explosivo da Vox, muito acima da média nacional. Mesmo assim o debate da questão da seca existe em Espanha, o que contrasta muito com a situação extremamente alarmante no que toca aos meios de comunicação nacionais. Parece que em Portugal a seca é inexistente: muitos portugueses essencialmente adaptaram-se muito bem às mudanças climáticas nas últimas décadas e já assumem que isto é o "normal". O comum dos mortais só irá acordar quando for tarde demais (essencialmente quando Castelo do Bode descer dos 55% de capacidade, que é quando vai começar a haver restrições para Lisboa e restante Margem Norte do Tejo)... :facepalm:

Confesso que por esse facebook a fora vi muita gente a desvalorizar completamente a situação de seca, principalmente durante os meses de novembro e dezembro, onde hoje mais alguma chuva.
Muitos disseram logo "Qual seca?!" "Quais alterações climáticas?!" ou "A natureza encontra sempre o seu caminho para equilibrar as coisas". Hoje, possivelmente, estão bem caladinhos.
Aqui por Setúbal, onde a água de abastecimento publico é essencialmente de lençois freáticos, vamos passar mal em breve se continuar sem chover, nem que seja uns 30 ou 40 mm até ao inicio de junho.

Qual é afinal a Temperatura máxima de Abril registada em Lisboa Geofísico nas Normais?
O que está errado e em qual das Normais?

ubKKNUA.jpg

BSDcSWq.jpg

Esta dúvida já terá sido esclarecida mas não encontro onde.
E já agora, porque não é mencionado o dia 3 em 1989 para a mínima de Abril nas Normais 71-00 (à semelhança do que figura nas Normais 81-10) ?

Última edição:
Confesso que por esse facebook a fora vi muita gente a desvalorizar completamente a situação de seca, principalmente durante os meses de novembro e dezembro, onde hoje mais alguma chuva.
Muitos disseram logo "Qual seca?!" "Quais alterações climáticas?!" ou "A natureza encontra sempre o seu caminho para equilibrar as coisas". Hoje, possivelmente, estão bem caladinhos.
Aqui por Setúbal, onde a água de abastecimento publico é essencialmente de lençois freáticos, vamos passar mal em breve se continuar sem chover, nem que seja uns 30 ou 40 mm até ao inicio de junho.
Acho que a acabar, a água acabará muito antes nas barragens que nos lençóis freáticos. Sou consumidor da mesma água que tu pois vivo no Montijo e explicaram-me que o nosso lençol é dos maiores do país (vai desde quase Santarém a Sines). Não sei se está certo ou errado, foi apenas o que me disseram. Caso algum entendido na matéria saiba mais disto por favor chegue-se a frente :)

Estado
Fechado para novas mensagens.