Basta abrir o boletim de fevereiro para desmentir essa afirmação.IPMA diz que fevereiro foi o mais seco de sempre e pode não chover até outubro.
O presidente do IPMA, Jorge Miguel Miranda, afirmou, este sábado, que o mês de fevereiro de 2023 "foi o mais seco de sempre".
O Fevereiro mais seco de sempre foi o de 2012, seguido de 1934, e depois 2023.Basta abrir o boletim de fevereiro para desmentir essa afirmação.
Por norma, quando faz previsões elas tendem a sair ao contrário.IPMA diz que fevereiro foi o mais seco de sempre e pode não chover até outubro.
O presidente do IPMA, Jorge Miguel Miranda, afirmou, este sábado, que o mês de fevereiro de 2023 "foi o mais seco de sempre" e manifestou preocupação face às previsões que demonstram que os próximos meses, até outubro, poderão ser marcados pela ausência quase total de precipitação em Portugal.
Jorge Miranda falava no IV Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas, em Arcos de Valdevez, onde participou como orador num painel sobre "Responsabilidade cívica e influência nas decisões políticas".
Em declarações ao JN, recusou classificar o cenário como "catastrófico", mas apelou à mudança do "comportamento individual" dos cidadãos como forma de ajudar as entidades públicas a combater os efeitos, por vezes "extremos", das alterações climáticas.
"Estamos preocupados, porque tivemos o fevereiro mais seco de sempre.
Abril teve três ondas de calor, sem água praticamente nenhuma, e temos, agora, um maio com muito pouca precipitação.
A chuva que caiu aqui [no Alto Minho] durante a última noite não é uma situação que tenha acontecido no território todo", declarou o presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que deverá retirar-se após cumprir 70 anos no fim de maio.
Seria bom pelo menos um verão sem extremos, máximas entre os 25°c e 30°c chegava perfeitamente... Mesmo que chova alguma coisa durante o verão, obviamente que não faz diferença alguma, o mais importante é chover bem entre Novembro e Arbil.Por norma, quando faz previsões elas tendem a sair ao contrário.
Não chover até Outubro não é nenhuma novidade, pior será se não chover a partir de Outubro e especialmente no Inverno.
Isso já é uma utopia nossa! Ou chove no Outono 1 a 2 meses para não dizer 2 a 3 semanas ( regime torrencial, de certo modo benéfico para as barragens) ou depois chove na Primavera para regar as couves e as árvores. O Inverno desapareceu da equação!Por norma, quando faz previsões elas tendem a sair ao contrário.
Não chover até Outubro não é nenhuma novidade, pior será se não chover a partir de Outubro e especialmente no Inverno.
Basta abrir o boletim de fevereiro para desmentir essa afirmação.
O Fevereiro mais seco de sempre foi o de 2012, seguido de 1934, e depois 2023.
Talvez a ideia fosse "um dos meses de Fevereiro mais secos que a par das temperaturas mais contribuiu no sentido da seca".
2012 foi o mais seco em termos de precipitação mas não teve as temperaturas de 2023 e sobretudo as de 2022.
Em 1934 a rede restrita de estações não permite tirar conclusões comparadas com os anos que figuram naquele quadro.
Foi precisamente isso que me ocorreu, provavelmente queriam dizer um dos mais secos de sempre e a informação foi mal interpretada/ouvida ou até distorcida pelos jornalistas que escreveram a peça, o que não seria novidade, nem a primeira vez que o fazem.
Como colocaram "foi o mais seco de sempre" entre aspas, fica a dúvida sobre a intenção da frase.