Seguimento Meteorológico Livre - 2024

Não vejo qualquer localidade dos distritos de Bragança e Guarda, na Previsão 10 dias, a enquadrar-se no Aviso Amarelo para "Tempo Frio".
Corrijam-me se estiver a ver mal.

JgrMDw8.png

Ah, esperem, enganei-me, há uma localidade sim, chama-se Serra da Estrela, Torre.

Claro que quando virem esta publicação já a Previsão 10 dias provavelmente terá sido actualizada, mas, sinceramente não me apetece estar aqui a pôr a previsão presente de todas as localidades daqueles dois distritos. :p

Última edição:
Dando mais atenção às consequências para atividade humana e não tanto para os valores em concreto, hoje até se justificava um aviso, pelo menos aqui pela zona onde vivo. Ontem choveu até ao final da tarde, depois o céu começou a limpar dando inicio ao arrefecimento das várias superfícies. Esta manhã, mesmo com mínimas altas (-2ºC / -3ºC), havia muita geada e gelo. A formação de gelo foi generalizada, passeios, alcatrão, poças de água. A deslocação para os peões não era totalmente isenta de perigo.
20240111_075522.webp
20240111_082059.webp

Já nas situações clássicas de geada, com mínimas de -4ºC / -5ºC / -6ºC e ambiente bem mais seco, não há este tipo de problemas.

Dando mais atenção às consequências para atividade humana e não tanto para os valores em concreto, hoje até se justificava um aviso, pelo menos aqui pela zona onde vivo. Ontem choveu até ao final da tarde, depois o céu começou a limpar dando inicio ao arrefecimento das várias superfícies. Esta manhã, mesmo com mínimas altas (-2ºC / -3ºC), havia muita geada e gelo. A formação de gelo foi generalizada, passeios, alcatrão, poças de água. A deslocação para os peões não era totalmente isenta de perigo.
Ver anexo 9175Ver anexo 9176

Já nas situações clássicas de geada, com mínimas de -4ºC / -5ºC / -6ºC e ambiente bem mais seco, não há este tipo de problemas.
Jesus que perigo...

A formação de gelo foi generalizada, passeios, alcatrão, poças de água. A deslocação para os peões não era totalmente isenta de perigo.

Pelos vistos, esta manhã, os problemas até foram maiores ao nível da circulação automóvel, com a ocorrência de alguns pequenos toques.
A combinação de frio de alguns graus negativos com chuva recente é que é realmente mais perigosa, mas também só se justifica em casos de as temperaturas se manterem negativas ao longo do dia/dias, penso eu.

Fácil, chamar broncos aos jornalistas quando se pede que sejam mais eruditos nos assuntos em que cada um tem mais conhecimentos. Difícil, quando se tem que escrever sobre um pouco de tudo com pouca ou nenhuma formação prévia.

Caro Orion. Obrigado pela mensagem que deixou. Como jornalista só lhe posso agradecer a sensatez deste seu comentário. Quantas vezes neste mesmo fórum leio palavras como "jornalixo", entre outros impropérios. É fácil apontar o dedo a quem tem voz pública. Contudo, exige um maior esforço de discernimento procurar perceber em que condições nós trabalhamos. Mal pagos, com poucos meios, uma carreira que deixou de ser aliciante, uma sociedade que deixou de consumir informação, subsistência dos meios dependente das audiências. Não desculpo o mau jornalismo, porque o há. Como também há jornalistas apaixonados por meteorologia, como é o meu caso, que amiúde tratam destes temas nas páginas dos jornais com o rigor que o assunto merece.

"As notícias do clima são um pouco ridículas. Porquê fazer uma notícia que diz que está a fazer frio no Inverno ou que está calor no Verão? Não é suposto que assim seja? " A comunicação social dá proporções exageradas de eventos de frio em Portugal e depois, ainda refere que a temperatura está abaixo da média para esta "época do ano". Ora bolas, não estamos no Inverno e em Janeiro? O mês mais frio do ano? A dizer que, de frio polar, não temos nada. Depois, seria notícia se em Janeiro à nossa latitude estivéssemos com temperaturas de 20º, 25º, ou 30º graus. Ou no Verão, fizessem máximas de 10º ou 15º graus. Isso sim, seriam temperaturas acima ou abaixo da média para a época do ano. Enfim, a ridicularização de notícias sobre o clima continua!

Última edição: