Seguimento Meteorológico Livre - 2024

Fui ver o meu, e já está assim a esta hora, imagino mais logo e nos próximos dias, nem espaço vai ter mais para colocar coisas lá dentro com esta vaga de frio que vem aí.. :cold:

aJhQmv0.jpg

Podia descongelar, mas já agora deixo ficar assim mais uns tempos só para ver até onde vai a vaga de frio e seus efeitos..

Estou a pensar colocar um termómetro de máxima e mínima lá dentro para fazer os registos.

:D

Tenho o congelador num estado lastimável, forrado de gelo, quase igual a esse... Esta vaga de frio polar vai piorar ainda mais a situação, devem estar uns -18ºC lá dentro. :cold::D

Última edição:
Fui ver o meu, e já está assim a esta hora, imagino mais logo e nos próximos dias, nem espaço vai ter mais para colocar coisas lá dentro com esta vaga de frio que vem aí.. :cold:

aJhQmv0.jpg

Podia descongelar, mas já agora deixo ficar assim mais uns tempos só para ver até onde vai a vaga de frio e seus efeitos..

Estou a pensar colocar um termómetro de máxima e mínima ( com data logger ) lá dentro para fazer os registos.

:D
Não me digas que és mágico e fizeste desaparecer as coisas que tinhas no congelador. :D

Na tabela das previsões horárias está mesmo um valor de -12ºC (sensação térmica) para a Torre, 8 horas do dia 12. Valores de sensação térmica de -10ºC já justificam alguma atenção, particularmente em exposições prolongadas. Neste inverno, só mesmo na torre é que vamos tendo valores dessa ordem.

Pelo menos os sem abrigo em Lisboa vão ter umas noites, um pouquinho mais confortáveis.
Segundo a notícia da SIC, no telejornal da uma, irá estar aberto um pavilhão para acolher 150 pessoas.
Os sem abrigo ficaram na rua na 2ª feira, num dia de chuva com máxima de 8ºC, e hoje, num dia de Sol com mínima de 9ºC e máxima de 15ºC, estão abrigados no pavilhão.
Se ainda posso ter um nadinha de compreensão pelos jornalistas, que leram um comunicado há uns dias e não se quiseram actualizar depois disso, choca-me que as autoridades de protecção civil não se tenham apercebido que as previsões mudaram...

Tanto frio que até vai chover em plena Torre durante o fim de semana. Quase inédito para janeiro.

Realmente o histerismo da comunicação social em volta do frio roça o patológico.
Até os canais de TV, quando se fala de neve recorrem a vídeos da Serra da Estrela de anos anteriores. Mas este ano até já se deixaram disso, pois até mostraram e bem, a neve na serra do Larouco.

Quando olhei ao gfs disse... Pronto lá se foi a chuva prevista, depois olhei ao ukmo e ecm e fiquei mais descansado... O Ecm até aumentou a chuva prevista para mais de 60 mm previstos até as 240h... Isto aqui mais à sul!

EDIT : É o Ensemble até melhorou
São esses 60mm que vão trazer água com fartura às barragens...bem repartidos ainda ficam é todos no solo (também precisa) à espera do que poderá vir depois! Ainda por mais já sabemos o que a casa gasta em que de 60 previstos tens uns 30 ou 40 para além da distância da previsão. Já vi cenários altamente optimistas que têm levado grandes "machadadas" e já vamos a dia 11...

Última edição:
Não desistem... mesmo com "O estado do tempo em Portugal continental tem estado a ser influenciado por uma massa de ar polar, refere o IPMA no seu site, o que tem dado origem “a valores de temperatura ligeiramente inferiores ao normal para a época do ano”.

Olhem só para estes valores "polares" de temperatura na cidade de... não, na vila de... não, na aldeia... oh bolas, é na Torre! :facepalm:

Estou a imaginar os engarrafamentos nos acessos à Torre às 10, 11 da noite, 6 da madrugada, montes de turistas a querer experimentar o frio polar...
7bkx3t8.png

Aviso Amarelo para... uma noite de "tempo frio"? Uma? :huh:

Última edição: