A TT mais ameaçadora de sempre.
Última edição:
Eu acho que não tem relação até porque este ano não foi nem de perto dos mais quentes... Tivemos o que? 2, 3 ondas de calor?este ano achei mesmo que tinha sido um ano bem fresco, Aqui pelo Litoral foi horrível para quem queria férias e algum sol- sobretudo tenho o exemplo de são Martinho do Porto onde este Agosto não vai deixar saudades: muito nevoeiro, dias tapados, morrinhas ...muito desagradável na praia.
Digam me uma coisa, quando mais quente no interior, mais dias assim no litoral? Isto tem alguma relação?
Tenho tido dias que saio de São Martinho do Porto debaixo de morrinha e só passa já depois da Serra de Montejunto, ao chegar a Alenquer. E mesmo em Alenquer um verão sem grandes achaques de calor.
O verão de 2023 foi bastante quente em Portugal Continental, isso de não ter sido dos mais quentes não é verdade. Junho de 2023 foi o 5º mês de junho mais quente desde que há registos oficiais e agosto também foi o 5º mês de agosto mais quente desde que há registos. Só mesmo julho é que foi mais normal, ligeiramente abaixo da média no Norte e Centro e bastante acima da média no Sotavento Algarvio.Eu acho que não tem relação até porque este ano não foi nem de perto dos mais quentes... Tivemos o que? 2, 3 ondas de calor?
este ano achei mesmo que tinha sido um ano bem fresco, Aqui pelo Litoral foi horrível para quem queria férias e algum sol- sobretudo tenho o exemplo de são Martinho do Porto onde este Agosto não vai deixar saudades: muito nevoeiro, dias tapados, morrinhas ...muito desagradável na praia.
Digam me uma coisa, quando mais quente no interior, mais dias assim no litoral? Isto tem alguma relação?
Tenho tido dias que saio de São Martinho do Porto debaixo de morrinha e só passa já depois da Serra de Montejunto, ao chegar a Alenquer. E mesmo em Alenquer um verão sem grandes achaques de calor.
Tem relação sim, a nortada é provocada pelas diferenças de pressão atmosférica entre o anticiclone e a depressão térmica e potenciada pelo contraste térmico.Eu acho que não tem relação até porque este ano não foi nem de perto dos mais quentes... Tivemos o que? 2, 3 ondas de calor?
Obrigado pela explicação detalhada.Tem relação sim, a nortada é provocada pelas diferenças de pressão atmosférica entre o anticiclone e a depressão térmica e potenciada pelo contraste térmico.
Não é necessário estarem 40ºC no interior para a nortada ser forte, basta estarem apenas 30ºC porque o contraste entre a temperatura do oceano junto à costa é sempre significativo, o que também vem a favorecer a formação de nevoeiros.
No entanto, também depende da posição do anticiclone. Por norma favorece o vento de norte, mas nas situações em que seja favorável a Lestada, as temperaturas no Litoral são mais altas do que no Interior, algo que até ao momento não se verificou.
Este verão acabou por vir a ser bastante quente, principalmente a partir da 2ª quinzena de julho, não por ter registado extremos, mas sim por ter longos períodos com temperaturas superiores a 35ºC e próximas de 40ºC. O anticiclone manteve-se mais volátil, o que permitiu que a dorsal também se afastasse do litoral, resultando em apenas 2/3 dias mais quentes seguidos de uma significativa descida da temperatura, veja-se o caso de Lisboa em agosto:
No interior tem sido persistente e todas as capitais de distrito registaram temperaturas máximas acima da média quase todos os dias em agosto. Exemplo de Portalegre:
O aumento da temperatura é claro, mas se há coisa que nunca deverá mudar é o cenário de nortada, dos nevoeiros e das águas frias na costa Ocidental de Portugal Continental. Haverá um ou outro ano com menos nortada que o habitual, pois já aconteceu, mas o cenário comum é este. As previsões sazonais que dizem respeito à temperatura nos meses de verão mostram quase todos os anos anomalia negativa junto à costa, enquanto que no interior é o inverso, cenário esse que se verifica.
A manter-se a evolução sinóptica dos últimos anos e a cumprirem-se as previsões climáticas para as próximas décadas, é extremamente provável que a ocorrência de Nortada aumente significativamente. Por um lado por aquilo que referes (interior da península mais quente, gradiente maior), mas também porque quanto mais a Norte estiverem as altas pressões subtropicais (o que é previsto nos modelos climáticos), mais no centro da cintura de altas pressões ficaremos e menos provável será que estejamos sujeitos a advecções sinópticas, ficando a depressão térmica a dominar.O aumento da temperatura é claro, mas se há coisa que nunca deverá mudar é o cenário de nortada, dos nevoeiros e das águas frias na costa Ocidental de Portugal Continental. Haverá um ou outro ano com menos nortada que o habitual, pois já aconteceu, mas o cenário comum é este. As previsões sazonais que dizem respeito à temperatura nos meses de verão mostram quase todos os anos anomalia negativa junto à costa, enquanto que no interior é o inverso, cenário esse que se verifica.
incrível, a percepção das pessoas nas praias será de mais fresco e instável, com mais dias tapados...quando na verdade está mais calor e maior secura no país todo.A manter-se a evolução sinóptica dos últimos anos e a cumprirem-se as previsões climáticas para as próximas décadas, é extremamente provável que a ocorrência de Nortada aumente significativamente. Por um lado por aquilo que referes (interior da península mais quente, gradiente maior), mas também porque quanto mais a Norte estiverem as altas pressões subtropicais (o que é previsto nos modelos climáticos), mais no centro da cintura de altas pressões ficaremos e menos provável será que estejamos sujeitos a advecções sinópticas, ficando a depressão térmica a dominar.
Um bom exemplo para ilustrar o nosso clima futuro, caso se venham a confirmar os cenários previstos, é Marrocos. Apesar de estarem a curtíssima distância de áreas enormes com temperaturas consistentemente bem acima dos 40ºC ao longo de dois meses, as principais cidades costeiras do país (Casablanca, El Jadida, Essaouira e até Dakhla já no território do Sahara Ocidental) têm médias mensais em julho e agosto inferiores às de Lisboa (entre os 23ºC de Essaouira e os 27ºC de Dakhla).
PS: Também já se actualizavam as normais, é um pouco ridículo que se chegue à conclusão que este agosto foi muito mais quente que a Normal em Lisboa, que é o que acontece se compararmos com a Normal que inclui temperaturas de há mais de 50 anos atrás...
Interessante, porquê que é previsto que haja um aumento na latitude dos anticiclones, devido a uma expansão da Zona de Convergência Intertropical?mas também porque quanto mais a Norte estiverem as altas pressões subtropicais (o que é previsto nos modelos climáticos)