Seguimento Meteorológico Livre - 2024

Quando o que se ouve pela rua é um "este ano quase não houve verão" ...pois a maior parte das pessoas vive na costa entre Lisboa e Viana do Castelo, para essas pessoas pode ter sido de facto um verão anormalmente ameno ...dirá mais , até "anémico"...não me recordo de tantos dias de frio e nevoeiro.
Isso as pessoas já dizem todos os anos independentemente da sinóptica climática, a validade científica que essa afirmação tem é nula. :rolleyes:

Poucos ou nenhuns dias de canícula pronunciada no litoral norte. Refiro-me aos dias de entradas de leste portentosas com vento moderado de leste até hora do almoço no litoral norte (mesmo que a entrada da nortada ocorresse a meio da tarde). Não tivemos esses dias até ao momento.

De resto, foi este padrão que protegeu Portugal dos grandes incêndios este verão, já que a presença de humidade até 40/50 km da costa, muitas vezes na forma de nevoeiros foi constante. O padrão típico para o desenvolvimento de grandes IF (vento moderado leste matinal, entrada de ar muito seco pela madrugada dentro, vento a rodar para norte às primeiras horas da tarde, fraca recuperação de humidade nocturna) praticamente não ocorreu.

Estou actualamente na zona de Évora, os dias são quentes, mas as noites são frescas e claramente a partir das 21/22h não são noites de "manga curta" como noutros anos. Pelo que me disseram cá, tem sido assim todo o verão.

Obrigado pela explicação detalhada.
realmente já se tinha falado aqui nesta relação.

Mas será que é justo dizer que foi um Verão (agosto) muito quente? Quando o que se ouve pela rua é um "este ano quase não houve verão" ...pois a maior parte das pessoas vive na costa entre Lisboa e Viana do Castelo, para essas pessoas pode ter sido de facto um verão anormalmente ameno ...dirá mais , até "anémico"...não me recordo de tantos dias de frio e nevoeiro. Lá está, nem sempre estas coisas batem certo....o que se sente e o que é registrado...e a assimetria litoral/ interior é grande.
Ideia errada dizer que o verão foi ameno só porque a maioria da população do nosso país vive no Litoral e tem essa opinião, quando no Interior houve períodos muito quentes. O IPMA, como é evidente, tem como base todas as estações meteorológicas espalhadas pelo território para caraterizar o mês em questão nos boletins que elabora. Nem faria sentido caraterizar o quer que seja por aquilo que as pessoas pensam ou dizem, mas sim com base nos dados que existem.
As temperaturas mais baixas estão circunscritas à faixa costeira, sendo que no máximo a anomalia negativa deve ser de 1/2ºC em alguns dias com vento mais intenso ou com nevoeiro. Houve muitos dias desde a 2ª quinzena de julho com anomalia positiva de quase 10ºC nas regiões do interior, nas temperaturas máximas.

Tudo depende da sinóptica e mais uma vez, a da nortada é aquela que carateriza o clima junto ao litoral durante grande parte do verão, mas por vezes há mudanças. No final de julho surgiu uma cut-off que quebrou o típico cenário de nortada persistente e fez com que a estação do Cabo Carvoeiro registasse um novo recorde mensal.

Concordo com o @David sf e acredito que no futuro a ocorrência da nortada aumente e penso até que já se está a evidenciar isso, acentuando ainda mais as assimetrias Litoral/Interior.

Ainda há uns tempos fiz referência à Califórnia no que diz respeito a este cenário. Tiveram uma onda de calor histórica em julho com temperaturas a aproximarem-se dos 50ºC em vários locais do interior do Estado durante semanas, enquanto que a temperatura da água do mar nessa altura estava pouco acima dos 10ºC junto à costa de São Francisco, o que demonstra claramente que calor extremo no Interior não significa que esteja agradável para fazer praia.
No entanto, pelo menos existe sempre a opção de ir até junto à costa para fugir ao calor durante uns dias.

Última edição:
Tudo depende do anticiclone dos azores. De forma muito resumida se se posicionar a oeste da península as nortadas intensificam se no litoral e o verão é fresco. Se se posicionar a norte da península sobre a Europa ou UK causa aqui na costa oeste vento de leste e temperaturas altas, as praias ficam excelentes parece que estamos no Algarve.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

• Gosto
Reactions: RStorm
Isso as pessoas já dizem todos os anos independentemente da sinóptica climática, a validade científica que essa afirmação tem é nula. :rolleyes:
Basta ler os comentários nas redes sociais quando estão previstos 40ºC, o cérebro só funciona nalguns quando cheira a queimado. :D

O que eu noto no Algarve, é o aumento da intensidade da brisa marítima que às vezes fica doida. :D

Vou já começar a rezar: "Meu Deus todo poderoso, faça calor no Litoral Oeste para que eles não venham encher o Algarve em Agosto de 2025 e que não venham chorar por causa do preço das bolas de berlim" :pray:

Estou actualamente na zona de Évora, os dias são quentes, mas as noites são frescas e claramente a partir das 21/22h não são noites de "manga curta" como noutros anos. Pelo que me disseram cá, tem sido assim todo o verão.
As noites no Alentejo sempre foram fresquinhas a partir de certa hora, com as exceções de Portalegre (que tem uma geografia bastante peculiar e que faz com que as noites no verão sejam muito mais quentes do que em zonas em redor) e do vale do Guadiana (que está mais afastado do oceano). Noites tropicais não são assim tão frequentes no Alentejo mesmo com temperaturas muito elevadas durante o dia - a nortada durante a noite simplesmente empurra o ar quente para leste (Espanha/vale do Guadiana) e sul (Algarve). Segundo as normais 8100, ao longo do ano só ocorrem em média 14 noites tropicais em Évora e 11 em Beja. Em contrapartida Faro tem em média 37 noites tropicais ao longo do ano segundo as mesmas normais. :unsure:

As noites no Alentejo sempre foram fresquinhas a partir de certa hora, com as exceções de Portalegre (que tem uma geografia bastante peculiar e que faz com que as noites no verão sejam muito mais quentes do que em zonas em redor) e do vale do Guadiana (que está mais afastado do oceano).
Portalegre tem em média noites tropicais na normal 71-00 : 21,5 noites tropicais.

Na normal 81-2010: 24,5 noites tropicais.

Só estou a contabilizar o verão climático.

Parece me que na próxima da década, face ao aumento das temperaturas, esta média vai aumentar 2,3 dias, de resto como referiste e bem, no Alentejo as mínimas tropicais não são muito frequentes, apesar do calor diurno, mas é claro, de vez em quando ocorrem.

Última edição:
continuo a achar que foi um verão ameno , até pelos poucos incêndios que tivemos até agora.
Isso é porque te recusas a olhar para outro lado que não a tua terra.

EDIT:
Eu não me lembro de outro ano com tantos dias de temperaturas de 38C seguidos. Sim, é verdade, também poucos eventos extremos tivemos. Mas quando num ano normal a onda de calor passa, a temperatura desce bem no dia a seguir, este ano não tivemos isso, foi calor contínuo.

Última edição:
animhkz9.gif

Trajetória normalmente estranha mas é a >168h.

Inicialmente parece ser uma ciclogénese de rápido desenvolvimento alimentada por uma depressão nos níveis altos. Eventualmente vira cut-off e é enxotada.

aWGWMpY.png

Falso alarme. Amanhã há mais.

:D

gens_26_1_300vrr9.png

35??? Para quem guarde os dados do IPMA e conte o número de dias com temperaturas iguais ou superiores a 38 desde a segunda quinzena de Julho, aqui em CB...
Aí está o resumo de Agosto nas estações do ipma das 8 maiores cidades do interior norte e centro:
int-norte-centro.jpg

Clicando na imagem fica com mais zoom.
Quase todas as cidades tiveram anomalias das máximas a rondar os +4/+4.5ºC.
Castelo Branco teve uma de +4.4ºC.

Pinhão teve médias de 37.3ºC/27ºC/18.5ºC.

Última edição: