Obrigado pela explicação detalhada.
realmente já se tinha falado aqui nesta relação.
Mas será que é justo dizer que foi um Verão (agosto) muito quente? Quando o que se ouve pela rua é um "este ano quase não houve verão" ...pois a maior parte das pessoas vive na costa entre Lisboa e Viana do Castelo, para essas pessoas pode ter sido de facto um verão anormalmente ameno ...dirá mais , até "anémico"...não me recordo de tantos dias de frio e nevoeiro. Lá está, nem sempre estas coisas batem certo....o que se sente e o que é registrado...e a assimetria litoral/ interior é grande.
Ideia errada dizer que o verão foi ameno só porque a maioria da população do nosso país vive no Litoral e tem essa opinião, quando no Interior houve períodos muito quentes. O IPMA, como é evidente, tem como base todas as estações meteorológicas espalhadas pelo território para caraterizar o mês em questão nos boletins que elabora. Nem faria sentido caraterizar o quer que seja por aquilo que as pessoas pensam ou dizem, mas sim com base nos dados que existem.
As temperaturas mais baixas estão circunscritas à faixa costeira, sendo que no máximo a anomalia negativa deve ser de 1/2ºC em alguns dias com vento mais intenso ou com nevoeiro. Houve muitos dias desde a 2ª quinzena de julho com anomalia positiva de quase 10ºC nas regiões do interior, nas temperaturas máximas.
Tudo depende da sinóptica e mais uma vez, a da nortada é aquela que carateriza o clima junto ao litoral durante grande parte do verão, mas por vezes há mudanças. No final de julho surgiu uma cut-off que quebrou o típico cenário de nortada persistente e fez com que a estação do Cabo Carvoeiro registasse um novo recorde mensal.
Concordo com o
@David sf e acredito que no futuro a ocorrência da nortada aumente e penso até que já se está a evidenciar isso, acentuando ainda mais as assimetrias Litoral/Interior.
Ainda há uns tempos fiz referência à Califórnia no que diz respeito a este cenário. Tiveram uma onda de calor histórica em julho com temperaturas a aproximarem-se dos 50ºC em vários locais do interior do Estado durante semanas, enquanto que a temperatura da água do mar nessa altura estava pouco acima dos 10ºC junto à costa de São Francisco, o que demonstra claramente que calor extremo no Interior não significa que esteja agradável para fazer praia.
No entanto, pelo menos existe sempre a opção de ir até junto à costa para fugir ao calor durante uns dias.