Seguimento Meteorológico Livre - 2024

b0u82AI.jpeg
excelente quadro comparativo... lembro me bem do ano bem regado 1989, na zona Oeste houve muitas cheias...pomares alagados durante meses. Tenho essa recordação de miúdo. O primeiro ano que me recordo como tendo sido seco foi 1998, sobretudo o Outono as chuvas pareciam não chegar.

Última edição:
Boa noite
Como posso obter os valores horários de precipitação de uma determinada estação?
Concretamente, precisava dos valores horários de precipitação para a estação de Faro (Aeródromo) para o dia 8 de Março de 2024.
Obrigado
Para esse dia, estranhamente, tenho uma falha de cópia do registo horário do IPMA (esse dia 8 e também dia 9) por motivos que já não me lembro.
Talvez através de um contacto com o IPMA por email possam esclarecer se esses dados estão disponíveis ao público, a pedido e sem custos.

O rídiculo que isto chegou...certas zonas do Mediterrâneo conseguem levar com humidade vinda de África. Aqui de África é só poeiras e tempo quente e seco, de norte é tempo quente e seco mas vá sem poeiras :dry:
Sei que um dia vai chover mas não arrisco dizer a quantidade, talvez uns eventos em modo filtro " passa-baixo"...

Para esse dia, estranhamente, tenho uma falha de cópia do registo horário do IPMA (esse dia 8 e também dia 9) por motivos que já não me lembro.
Talvez através de um contacto com o IPMA por email possam esclarecer se esses dados estão disponíveis ao público, a pedido e sem custos.
Obrigado. Vou fazer o pedido de novo. Na altura não me responderam sequer.

Relativamente a isto...

gfs_0_294xno5.png

Algo deverá aparecer dentro de alguns dias (assumo que seja a perturbação 2)...

ECH1_96ffy7.GIF.png

ECH1_96ffy7.GIF.png

A dúvida é o que acontece a seguir.

No GFS o ciclone deriva lentamente para norte, eventualmente sendo capturado por um cavado.

gfsnh_13_240mwu5.png

No europeu algo semelhante aparenta ocorrer, só que mais tarde.

ECH1_240ojm4.GIF.png

Tendo em conta a sua proveniência, o trajeto geralmente é desagradável. Mesmo com águas mais quentes, ar seco e cisalhamento podem destroçar qualquer ciclone. Mas nada é certo.

Isto é o normal:

LDVY9pE.gif

No europeu tem este aspeto. Nada agradável.

vHTWFDx.png

Como curiosidade, deixo o Félix de 2001. Uns 85 nós quando chegou às redondezas das ilhas -> https://www.nhc.noaa.gov/archive/2001/FELIX_graphics.html

EQ8dwcO.png

e nao se vê nada de nada de instabilidade....este ano vai ser difícil romper este ciclo seco.
Ainda é tão cedo homem, ainda agora estamos a 11 Setembro e já esperavas ver mudanças...
Setembro é o mês dos aguaceiros e trovoadas no interior, e das primeiras chuvas de regime frontal no litoral norte..
Se tomares atenção já existe potencial para que isso aconteça....
Aqui mais a sul só espero algo após o início da 2a metade de Outubro!

Ainda é tão cedo homem, ainda agora estamos a 11 Setembro e já esperavas ver mudanças...
Setembro é o mês dos aguaceiros e trovoadas no interior, e das primeiras chuvas de regime frontal no litoral norte..
Se tomares atenção já existe potencial para que isso aconteça....
Aqui mais a sul só espero algo após o início da 2a metade de Outubro!
o ano passado já tinha chovido bem no Oeste por esta altura.

• Gosto
Reactions: RStorm e StormRic
o ano passado já tinha chovido bem no Oeste por esta altura.
Os anos não são todos iguais e no ano passado apesar da instabilidade na 1ª quinzena de setembro, tivemos de gramar com calor na 2ª quinzena do mês que durou até meio de outubro, portanto chuva agora não significaria propriamente a quebra de um padrão seco.
Normalmente é mais a partir da 2ª quinzena de setembro que há mudanças e de momento começa-se a vislumbrar uma possível alteração a partir da próxima semana, mas sem qualquer certeza de que se venha a concretizar. No entanto, com NAO- prevista pode ser que seja favorável a alguma cut-off, como seria habitual nesta altura do ano.