já foi tempo... lembro grandes trovoadas e chuva em Setembro. Tempos que se tornaram quase um mito...Tudo o que vou vendo é só más notícias para o sul mas não me vou alongar muito porque senão lá vem a conversa de que é cedo e tal...
Este regime de nortada então é só muito mau sinal... tempo mais fresco e nada mais!
Uma vez na vida seria de esperar um Setembro mais instável...
Por aqui junto ao litoral algarvio Setembro ainda é um mês extremamente seco, sendo que 9 em 10 anos são abaixo da média, havendo contudo sempre um ano que foge bem da média daí a média actual andar nos 20 mm neste mês..Setembro normalmente não é um mês de muita chuva em grande parte do país... Óbvio, que pode haver exceções alguns anos, mas costuma ser um mês mais de verão do que de Outono propriamente dito...
Ainda é cedo, mas acredito que o túnel vai encher 3 vezes até ao final do ano.Tudo o que vou vendo é só más notícias para o sul mas não me vou alongar muito porque senão lá vem a conversa de que é cedo e tal...
Este regime de nortada então é só muito mau sinal... tempo mais fresco e nada mais!
Uma vez na vida seria de esperar um Setembro mais instável...
Nas campanhas de mais semanas então era fatal, em 2 ou 3 semanas de vindimas com a apanha muitas das vezes logo após a apanha da pêra rocha (Junho/Julho) e a maça reineta (Agosto) apanhávamos sempre dias de vindima com umas cargas de chuva, ainda me recordo de quando iniciei nessas lides andar com cestos de verga cheios de uva e água.. e quando contornávamos isso lá apareciam os "mais velhos" se fosse preciso a pisar a uva do nosso cesto para que ele fosse bem carregado e pesado (muitos impropérios lançava eu naquelas alturas mesmo que fosse só eu a ouvi-losmuita vindima se fez debaixo de chuva na na zona Oeste, aqui pelo Alto Concelho de Alenquer...era temida a vindima à chuva pq os tractores ficavam presos na lama. Nos anos 80 ainda era assim...quem viveu esta época ( eu era uma criança) sabe que era assim. A partir de 1998 os Setembros passaram a ser bem secos.
A vindima hoje em dia é feita bem mais cedo... Este ano por exemplo ( á semelhança de outros recentes) a vindima começou ainda em Julho em algumas zonas mais quentes, coisa que há uns anos era impensável.muita vindima se fez debaixo de chuva
Mais um sinal de que o clima está a mudar. Vindimas em Julho, um grande sinal dos tempos.A vindima hoje em dia é feita bem mais cedo... Este ano por exemplo ( á semelhança de outros recentes) a vindima começou ainda em Julho em algumas zonas mais quentes, coisa que há uns anos era impensável
Bom dia a todos.
O AA mais alto de latitude que o habitual provoca uma corrente de N/NW/W sobre o nosso território.
Assim teremos alguma instabilidade a norte e temperaturas abaixo do normal neste início de Setembro e começo do Outono meteorológico.
Quase cinco anos para lançar concurso? De 2019 a 2022 nada foi feito? Como é que tem sido feito o abastecimento, só com o navio fretado? Se o investimento dos 48 milhões fosse integrado numa obra geral logo imediatamente não teria sido mais conveniente?Basta uma passagem para haver meses/anos de danos - https://www.acorianooriental.pt/not...ajes-das-flores-devem-comecar-este-ano-361486