Açoriano
Cirrus
Tudo aponta para que este Inverno seja um completo "desastre" a nível de precipitação....Este dezembro está perto de ser um dos menos chuvosos, em Portugal continental, desde que há registos?
Tudo aponta para que este Inverno seja um completo "desastre" a nível de precipitação....Este dezembro está perto de ser um dos menos chuvosos, em Portugal continental, desde que há registos?
The annual anomaly of the global average surface temperature for the year 2024 (i.e., the combined average of the near-surface air temperature over land and the sea surface temperature) is estimated at +0.62°C* above the 1991 – 2020 average, likely to be the warmest on record.
Esta previsão para as próximas duas semanas não é exactamente um "desastre" e nada indica que não tenha continuação.Tudo aponta para que este Inverno seja um completo "desastre" a nível de precipitação....
Se fosse assim, já não era mau e estava feito a média de Janeiro em Faro.Esta previsão para as próximas duas semanas não é exactamente um "desastre" e nada indica que não tenha continuação.
Claro que se quisermos ser pessimistas rejeitamos sempre como improváveis os cenários de previsão positivos e aceitamos os negativos, mas isso então invalida o "Tudo aponta para...".
Ver anexo 17460
Esta previsão para as próximas duas semanas não é exactamente um "desastre" e nada indica que não tenha continuação.
Claro que se quisermos ser pessimistas rejeitamos sempre como improváveis os cenários de previsão positivos e aceitamos os negativos, mas isso então invalida o "Tudo aponta para...".
Ver anexo 17460
tendo em conta que praticamente não choveu nas últimas semanas...
Repare-se que existem três episódios de precipitação abundante a nível local ou abrangendo mesmo regiões alargadas:
- Cinco dias, de 3 a 7, no Litoral Norte e Litoral Centro para norte do Cabo Carvoeiro;
- Quatro dias, de 11 a 14, no litoral algarvio passando para a AML;
- Quatro dias, de 17 a 20, começando no Litoral Norte, forte nos dois primeiros dias, e depois estendendo-se para sul e sendo também localmente forte em certas áreas do Litoral Centro, menos no Interior Norte; chegou a sul do Tejo com valores significativos, fraca no extremo sul.
Eu tenho um valor registado de precipitação neste mês de 13,8 mm, o que é um dos valores mais baixos da última década (senão mesmo o mais baixo) por aqui. Pode ser que a minha impressão esteja errada mas até ao momento dezembro tem sido, por aqui, excecionalmente seco.Neste mês de Dezembro:
Saída bem fria do GFS das 06h para os primeiros dias do ano. Depois de alguma chuva no início do ano podíamos ter uma entrada bastante fria e talvez alguma surpresa. O ECMWF também vai vendo algo apesar de ainda faltar bastante tempo é uma das possibilidades vamos aguardar.
Sorte de quem tem esse valor! Muitas zonas do sul não chegam sequer aos 10mm. Depois ter 5, 10 ou 15 também não faz grande diferença, é bastante seco e ponto.Eu tenho um valor registado de precipitação neste mês de 13,8 mm, o que é um dos valores mais baixos da última década (senão mesmo o mais baixo) por aqui. Pode ser que a minha impressão esteja errada mas até ao momento dezembro tem sido, por aqui, excecionalmente seco.
Neve a cotas baixas...Sim, seria uma entrada fria bem potente, existindo precipitação poderia dar cotas muito baixas.
O problema é o mesmo de sempre, se há frio normalmente não há precipitação, ou a mesma chega a horas pouco favoráveis, se há precipitação não há frio suficiente
Além de que estas cartas são muito distantes, 264 horas é uma eternidade para os modelos, e já entra no campo dos "delírios" ou saídas incomuns.
Ver anexo 17484
Isos-8 não são nada comuns por cá:
Ver anexo 17485
O ECMWF 0z também vê bastante frio, iso -5 em algumas zonas:
Ver anexo 17486