Seguimento Meteorológico Livre - 2024

Tudo aponta para que este Inverno seja um completo "desastre" a nível de precipitação....
Esta previsão para as próximas duas semanas não é exactamente um "desastre" e nada indica que não tenha continuação.
Claro que se quisermos ser pessimistas rejeitamos sempre como improváveis os cenários de previsão positivos e aceitamos os negativos, mas isso então invalida o "Tudo aponta para...".

ecmwfsp-25-360.png

Esta previsão para as próximas duas semanas não é exactamente um "desastre" e nada indica que não tenha continuação.
Claro que se quisermos ser pessimistas rejeitamos sempre como improváveis os cenários de previsão positivos e aceitamos os negativos, mas isso então invalida o "Tudo aponta para...".

Ver anexo 17460
Se fosse assim, já não era mau e estava feito a média de Janeiro em Faro. :malandro:

Ver anexo 17460

Certo, mas referia me para o restante Inverno, segundo as últimas projeções do europeu, que pelo que vão referindo nas redes sociais, este inverno parece que é para esquecer a nível de eventos de frio, pelo menos aqui para a minha região.

tendo em conta que praticamente não choveu nas últimas semanas...
:huh:

Neste mês de Dezembro:
Repare-se que existem três episódios de precipitação abundante a nível local ou abrangendo mesmo regiões alargadas:

- Cinco dias, de 3 a 7, no Litoral Norte e Litoral Centro para norte do Cabo Carvoeiro;
- Quatro dias, de 11 a 14, no litoral algarvio passando para a AML;
- Quatro dias, de 17 a 20, começando no Litoral Norte, forte nos dois primeiros dias, e depois estendendo-se para sul e sendo também localmente forte em certas áreas do Litoral Centro, menos no Interior Norte; chegou a sul do Tejo com valores significativos, fraca no extremo sul.

Neste mês de Dezembro:
Eu tenho um valor registado de precipitação neste mês de 13,8 mm, o que é um dos valores mais baixos da última década (senão mesmo o mais baixo) por aqui. Pode ser que a minha impressão esteja errada mas até ao momento dezembro tem sido, por aqui, excecionalmente seco. :dry:

Saída bem fria do GFS das 06h para os primeiros dias do ano. Depois de alguma chuva no início do ano podíamos ter uma entrada bastante fria e talvez alguma surpresa. O ECMWF também vai vendo algo apesar de ainda faltar bastante tempo é uma das possibilidades vamos aguardar.

Sim, seria uma entrada fria bem potente, existindo precipitação poderia dar cotas muito baixas. :cold:

O problema é o mesmo de sempre, se há frio normalmente não há precipitação, ou a mesma chega a horas pouco favoráveis, se há precipitação não há frio suficiente :unsure:

Além de que estas cartas são muito distantes, 264 horas é uma eternidade para os modelos, e já entra no campo dos "delírios" ou saídas incomuns. :unsure:

1735386674353.png

Isos-8 não são nada comuns por cá:

1735386695904.png

O ECMWF 0z também vê bastante frio, iso -5 em algumas zonas:

1735387118045.png

Última edição:
Eu tenho um valor registado de precipitação neste mês de 13,8 mm, o que é um dos valores mais baixos da última década (senão mesmo o mais baixo) por aqui. Pode ser que a minha impressão esteja errada mas até ao momento dezembro tem sido, por aqui, excecionalmente seco. :dry:
Sorte de quem tem esse valor! Muitas zonas do sul não chegam sequer aos 10mm. Depois ter 5, 10 ou 15 também não faz grande diferença, é bastante seco e ponto.
Agora se formos buscar casos pontuais em que passou uma célula algures no Alentejo ou no Sotavento Algarvio que largou 50mm ou mais não saímos daqui!
É partir da excepção para chegar à regra, o que não faz muito sentido.
A regra é que está tudo muito seco desde meados de Novembro e sem perspectivas de grande melhora!

Sim, seria uma entrada fria bem potente, existindo precipitação poderia dar cotas muito baixas. :cold:

O problema é o mesmo de sempre, se há frio normalmente não há precipitação, ou a mesma chega a horas pouco favoráveis, se há precipitação não há frio suficiente :unsure:

Além de que estas cartas são muito distantes, 264 horas é uma eternidade para os modelos, e já entra no campo dos "delírios" ou saídas incomuns. :unsure:

Ver anexo 17484

Isos-8 não são nada comuns por cá:

Ver anexo 17485

O ECMWF 0z também vê bastante frio, iso -5 em algumas zonas:

Ver anexo 17486
Neve a cotas baixas...

Todos os anos, ou quase todos os anos aparecem saídas destas em horizontes longínquos e que nos fazem aumentar as expectativas.
Cuidado. Não vale a pena ligar, pois nas próximas isto vai desaparecer...
Já não temos condições a nossa latitude para termos frio de jeito e precipitação ao mesmo tempo. Termos a ISO 0 a visitar-nos já considero positivo, mas esqueçam cotas de neve abaixo dos 500/600 m em pleno litoral, no contexto atual.
Não quero de todo mostar-me pessimista, mas quase todos os anos acontece a mesma coisa e as alterações climáticas estão a tirar-nos a possibilidade de sequer sonhar com o regresso de algo parecido com o saudoso janeiro de 2006, infelizmente.

Vejamos o que acontece, sem grande expectativa.