Seguimento Meteorológico Livre - 2024

Depois da chuvada dos últimos dias...Ainda te queixas?

Sent from my Mi 9T Pro using Tapatalk

E ainda por cima hoje vamos ter um "mini" dilúvio na zona centro segundo alguns modelos :)

A zona Norte e centro já estão com os terrenos cheios de água, faço ideia de como ficarão algumas zonas após a chuva desta noite e madrugada de amanhã (pelo menos no centro)

Mantenho a minha ideia...tanto o norte como o centro não têm nada a reclamar sobre precipitação nesta altura do ano... já as crônicas insuficiências de precipitação a sul já são contas de outro rosário, e mesmo assim este não é certamente o pior dos anos para a grande maioria da região...o problema já vem de anos anteriores.

Última edição:
Por mim era meter um cano de, vá lá, uma polegada, ligado a um bom motor, alimentado pelo sol alentejano e algarvio, a "pescar" água aqui do rio Ferreira (no final do concelho) a debitar 24 sobre 24 horas para encher as barragens do sul.

Não convém ser mais do que isto, pode fazer-nos falta mais à frente... :inocente:

Última edição:
bom, e temos todo norte e centro em capacidade de campo incluindo o interior, tambem praticamente todo o alto Alentejo e partes do baixo Alentejo litoral.
escapa apenas o baixo Alentejo interior e o Algarve, podia estar melhor, podia.
mas não está mau de todo ao ponto de se falar numa crise de falta de água no verão mesmo nas regiões mais a sul.

Não está mau de todo... Está péssimo! :p

Não confundir capacidade de campo com armazenamento de água nas barragens. De facto como tem chovido alguma coisa no Sul, existe alguma água nos solos e o campos estão verdejantes (também mal seria). Mas quanto ao armazenamento de água nas albufeiras, este está em valores historicamente baixos na generalidade das albufeiras da região. A situação é tão grave que dentro de alguns meses, se não chover poderá estar comprometido o abastecimento de populações.

Última edição:
Por mim era meter um cano de, vá lá, uma polegada, ligado a um bom motor, alimentado pelo sol alentejano e algarvio, a "pescar" água aqui do rio Ferreira (no final do concelho) a debitar 24 sobre 24 horas para encher as barragens do sul.

Não convém ser mais do que isto, pode fazer-nos falta mais à frente... :inocente:
Isto é o que acontecia a ir buscar água: "Oh Maria, fui à água e trouxe esta mobília, diz lá que não sou um gajo sortudo" :D

E qual é o preço do m3? não acredito que a água seja de borla. :lol:

Última edição:
Isto é o que acontecia a ir buscar água: "Oh Maria, fui à água e trouxe esta mobília, diz lá que não sou um gajo sortudo" :D

E qual é o preço do m3? não acredito que a água seja de borla. :lol:
De borla!
Aqui é gente boa.
Poderia saber um pouco a serrim, mas isso era "um ar cá da terra"... :malandro:

a história das barragens é sempre a mesma, na verdade é que nunca vi nos grandes centros urbanos do Algarve a água ser racionada no verão.
penso que se está empolar em demasia o drama dos níveis de água, isto levando em conta a época do ano, não esquecer que estamos em janeiro e portanto ainda o inverno vai a meio e temos a primavera toda, pelo menos a primeira parte que até costuma ser generosa no que á precipitação diz respeito.
se estivéssemos em maio ou junho então sim a conversa seria outra.