Seguimento Meteorológico Livre - 2024

A situação atual de bloqueio anticiclónico faz muito lembrar aquilo que tivemos por cá em fevereiro de 2020, com um bloqueio anticiclónico que durou mais de 20 dias (se não estou em erro) e temperaturas de primavera, muito acima da média mensal. Veremos se este cenário não se cumpre, mas as previsões atuais não são nada animadoras. Eu não me espantaria se não chovesse absolutamente nada até ao Entrudo (que este ano será no dia 13 de fevereiro - pois é, a Quarta-feira de Cinzas calha no mesmo dia que São Valentim...). :unsure:
 
A situação atual de bloqueio anticiclónico faz muito lembrar aquilo que tivemos por cá em fevereiro de 2020, com um bloqueio anticiclónico que durou mais de 20 dias (se não estou em erro) e temperaturas de primavera, muito acima da média mensal. Veremos se este cenário não se cumpre, mas as previsões atuais não são nada animadoras. Eu não me espantaria se não chovesse absolutamente nada até ao Entrudo (que este ano será no dia 13 de fevereiro - pois é, a Quarta-feira de Cinzas calha no mesmo dia que São Valentim...). :unsure:
O pior nem é tanto o facto de não chover porque o fortalecimento do anticiclone durante determinados períodos até é normal ocorrer, desde que não esteja praticamente imóvel durante tempos e tempos. Acho que o mais incomum são mesmo as temperaturas, uma vez que temperaturas próximas ou acima de 20ºC durante 10 dias (pelo menos) no final do janeiro é bastante acima do normal.

No ano passado deixou de chover, mas esteve frio, este ano nem isso. Enfim, nova realidade.
 
Ora pela zona do Bombarral o sol brilha e a temperatura está a começar a ficar agradável :)
Depois das últimas borrascas temos agora um período de acalmia que deve ser até mais próximo do carnaval (carnaval sem umas gotas aqui e acolá não é carnaval por estas bandas), os solos em algumas zonas notam-se saturados por isso estas temperaturas um pouco mais elevadas para a época até acabam por não serem assim prejudiciais, agora é aguardar de forma expectante pelo que os próximos 3 meses trarão de precipitação para todo o país visto que por norma são estes os meses que desequilibram o ano ou para positivo ou negativo.
 
Quais seriam as consequências com o Anticiclone mais a oeste de Portugal no Verão, mais trovoadas é isso e por vezes frentes mais fracas.
Com a nossa sorte, apenas cut-offs que permanecem a oeste da Península Ibérica e que provocam um fluxo de sul para trazer ar quente e poeiras como aconteceu em julho de 2022...
 
Bem, findo estes dias de tempo mais chuvoso, agora é tempo para aproveitar o Sol para atividades no exterior e esperar que o tempo anticiclónico não se eternize demasiado. ;)
 
Última edição:
-> https://www.rnz.co.nz/international...-us-army-base-shut-airports-in-remote-islands

The elevation of most islands in this atoll nation is in the one-to-two-metre range. Ocean flooding due to rising sea levels has increased throughout the Marshall Islands in recent years, with dozens of small, "nuisance" inundations on Majuro Atoll, the capital, and other atolls each year. Saturday night's wave flooding incident at Roi-Namur was a significant escalation over minor ocean inundations seen in the Marshall Islands in the past year.

 
ECM a indicar mudança a seguir ao Carnaval. :pray:
 
Nem uma mínima negativa no mapa IPMA de ontem, no entanto apenas uma máxima >20ºC.
BoCatjZ.jpg
N5AZn7G.jpg


Mas hoje dia 23 às 14h já havia até >21ºC e os >15ºC tinham invadido a maior parte do território do continente, apenas resistindo o triângulo Nordeste onde até ao meio dia a pressão atmosférica subiu acima dos 1040hPa.

ax3JrpN.jpg
eXxZlVS.jpg


Ontem dia 22, sob valores de PNMM superiores a 1030hPa e mesmo tão altos como 1039hPa, choveu no Noroeste e acumulou valores bastante significativos para uma situação anticiclonica, mercê de a frente atlântica ter roçado o extremo da península Ibérica:
9JkpTVp.jpg
E0OHk9Q.jpg

Algumas estações exageram, RS pouco eficazes ou incorrecto enquadramento da instalação, mas todo o Sul à volta dos 20ºC ou mais.

LVMahFN.png
 
Última edição:
-> https://phys.org/news/2024-01-scientists-russian-arctic-climate.html#google_vignette





-> https://meteoinfo-ru.translate.goog...uto&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-PT&_x_tr_pto=wapp

O frio anormal que prevaleceu nas regiões norte e centro da EPR nos últimos dez dias de novembro intensificou-se ainda mais no início de dezembro. Nos primeiros dez dias, a temperatura do ar não foi suficiente para atingir níveis normais de 6-10°. Na Carélia, o termômetro caiu para -35°, e na Udmurtia, Bashkiria e no Território de Perm - para -40° e menos. Novas temperaturas mínimas diárias do ar foram registradas na região do Volga. Uma mudança brusca no regime de temperatura ocorreu em meados do mês e, na terceira década, o calor anormal prevaleceu em todo o território europeu da Rússia. Novos máximos diários de temperatura foram registrados do Volga aos Urais.

O reinado do frio foi observado nos Urais na primeira e na segunda décadas do mês. No sul da Sibéria, as temperaturas médias ficaram 6-12° abaixo do normal. Na Sibéria Ocidental, na região de Irkutsk, Transbaikalia e no Território de Primorsky, as geadas ultrapassaram -40°, em Kolyma - -50°, Yakutia - -60°. Novos mínimos diários de temperatura foram estabelecidos na Buriácia, no Território Trans-Baikal e em Sakhalin.

Na terceira década, o frio anómalo persistiu apenas no Extremo Oriente, onde em Yakutia, Kolyma e no Território de Khabarovsk, as temperaturas médias revelaram-se 4-8° abaixo do normal.Um calor sem precedentes chegou à Sibéria. No sul da Sibéria e na Yakutia, novos máximos diários de temperatura foram estabelecidos em massa. No território de Khabarovsk, no auge do inverno, os termômetros subiram acima de +5°.

Em média, em dezembro, houve calor anormal no sul do EPR, bem como no norte dos Urais e ao longo da costa do Ártico. Aqui, as temperaturas médias de dezembro estão 2-4° acima do normal. Estava mais frio do que o normal nas regiões do norte da Rússia europeia, no sul da Sibéria e no Extremo Oriente. A temperatura média do ar em dezembro, calculada em média em todo o território do país, está próxima do normal.

Com o final de dezembro de 2023 chegou ao fim. Acabou sendo muito caloroso para a Rússia. Em todo o país, com exceção das pequenas áreas costeiras de Chukotka, as temperaturas médias anuais do ar excederam a norma. Na maior parte do EPR, nos Urais, na Sibéria Ocidental - em 1-2° ou mais.

Temperatura média 2023 é classificado como o terceiro valor mais alto no registro meteorológico desde 1891. É verdade que mais três anos têm a mesma temperatura média - 2007, 2017 e 2018. O ano mais quente na Rússia continua sendo 2020, seguido por 2022. O segundo ano mais quente foi 2023. para o território europeu da Rússia. Acabou sendo um calor recorde para as regiões Sul, Norte do Cáucaso e Volga. Ele é o segundo na região dos Urais. Em geral, em todos os distritos federais do país, a temperatura média do ar para 2023 é está entre os dez valores mais bem classificados.

Não deve faltar muito tempo para o relatório anual/global (lupa em falta no canto inferior direito) -> https://meteoinfo.ru/climat-tabl3