A Terra tem o seu periélio no início de Janeiro e afélio em Julho, daí as diferenças de insolação global que fariam Janeiro ser um mês mais quente do que Julho, em princípio para todo o globo mas em especial na faixa intertropical.Temperatura média, à superfície, para janeiro e julho se a Terra não tivesse inclinação axial:
Mas a diferença seria baixa, o que é quase como se deixasse de haver estações do ano. Aqui em Portugal, a temperatura média é como se variasse, mais ou menos, entre março e abril o ano todo.A Terra tem o seu periélio no início de Janeiro e afélio em Julho, daí as diferenças de insolação global que fariam Janeiro ser um mês mais quente do que Julho, em princípio para todo o globo mas em especial na faixa intertropical.
Com a presente inclinação e localização do periélio/afélio, para o hemisfério norte o arrefecimento devido à menor altura do Sol acima do horizonte é contrariado pela maior proximidade da Terra ao Sol. Com a posição invertida, então os Verões no hemisfério norte seriam ainda mais quentes e os invernos ainda mais frios. Por outro lado, a faixa equatorial teria o sol permanentemente todos os dias do ano a atingir a altura zential (na vertical do equador), o que também teria consequências relativamente à temperatura nessa faixa.
Interessante página!
Mas a diferença seria baixa, o que é quase como se deixasse de haver estações do ano. Aqui em Portugal, a temperatura média é como se variasse, mais ou menos, entre março e abril o ano todo.
Sou só eu que preferia essa alternativa sem estações do ano?
Mas é quente , preferia temperaturas amenas o ano todo. Claro que isso também existe na faixa equatorial em altitude mas depois existe o problema de radiação ultravioleta muito elevada...Essa alternativa existe em algumas regiões do globo na faixa equatorial, em que praticamente em termos de temperaturas não há grandes flutuações ao longo do ano.
Quase que não reconhecia as antenas...Uma imagem desta tarde, na Fóia.
End of three-week delay for ECMWF’s contribution to S2S
A much-reduced delay is also applied to sub-seasonal to seasonal forecasts provided by ECMWF under a prediction project run by the World Weather Research Programme (WWRP) and the World Climate Research Programme (WCRP). ECMWF is one of many forecasting centres contributing to the project. Our forecasts are now released with only a 48-hour delay, rather than the previous three-week delay. The plan is to encourage all S2S data providers to agree to reduce the delay for their contribution. More information can be found on the S2S archive page.
IFS medium-range data are now provided at a finer spatial resolution than before: 0.25 x 0.25 degrees when before they were only available at 0.4 x 0.4 degrees. In addition, based on user feedback, more parameters will be available in the coming days.
Quando um nabo mete-se a editar imagens fica tudo irreconhecível.Quase que não reconhecia as antenas...