Seguimento Meteorológico Livre - 2024

Ora cá está, uma imagem que mostra por onde anda a chuva e por onde anda a neve.
A verde a chuva, a azul a neve.
No centro da Península zona extensa de neve.
No nosso cantinho, há neve na Peneda-Gerês, Larouco, Coroa, Barroso, Cabreira, Alvão, Marão, (potencialmente no Montemuro (mas de momento sem células por lá), Freita, Estrela, e porventura em mais umas quantas serras, sem células no momento de recolha desta imagem do "wundermap".

Vale o que vale, mas é engraçado ver numa entrada de noroeste, mais favorável em Espanha do que cá, onde ficam "os pólos do frio"...

sat.webp

Porque é que não pagas do teu bolso os meios para uma serra que tem 3 meses por ano neve? Basta pesquisares aqui no fórum e vais perceber o motivo da serra fechar quando ha neve e não, nao tem a ver com a neve mas sim com o vento e outros factores por estar bem perto do Atlântico... Mas sim, já me esquecia, Portugal é um país de ricos e tem €€€ que sobra para tudo... LOL não vou comentar mais que isto tinha pano para mangas..
O teu comentário roça a estupidez !
Em lado algum viste me a dizer para tu pagares pois nao ? A tua cassete já é mais do mesmo e nao sugeres nada pois ali na serra da estrela dá para fazer muita coisa e nao existe verbas nem vontade politica para nada !
E mais uma vez eu nao quero saber de motivo nenhum por fecharem as estradas eu frisei e deixei bem claro que nao existe vontade para criar projectos para tornar a serra acessivel !

Para a proxima toma alguma coisa que andas nervoso .

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk

O teu comentário roça a estupidez !
Em lado algum viste me a dizer para tu pagares pois nao ? A tua cassete já é mais do mesmo e nao sugeres nada pois ali na serra da estrela dá para fazer muita coisa e nao existe verbas nem vontade politica para nada !
E mais uma vez eu nao quero saber de motivo nenhum por fecharem as estradas eu frisei e deixei bem claro que nao existe vontade para criar projectos para tornar a serra acessivel !

Para a proxima toma alguma coisa que andas nervoso .

Nervoso? Eu fico é pasmado como é que alguém ainda vai por ideologias que viu no Facebook... Pesquisa o mínimo pq eu também não percebo nada de meteorologia mas tento perceber porque a partir do momento em que dizes que não queres saber o porquê das estradas estarem fechadas, está tudo dito...

Como é que crias acessibilidades? Com fundos vindos de onde? Ou vives no mundo da fantasia e não percebes que o dinheiro vem dos contribuintes? E mesmo que as cries, para quê? Vais meter quem lá em cima com ventos de 80km/h e gelo nas estradas?

Vontade politica? Para criar acessibilidades a serra da estrela quando temos tantos outros problemas no país? Liga a televisão uns minutos por dia, vai-te fazer bem..

Não me vou prolongar mais no assunto, até pq o stormric já te explicou o porquê da serra ficar inacessível em dias de neve num comentário anterior ao meu, se não queres entender, lamento, o problema é teu...

Nervoso? Eu fico é pasmado como é que alguém ainda vai por ideologias que viu no Facebook... Pesquisa o mínimo pq eu também não percebo nada de meteorologia mas tento perceber porque a partir do momento em que dizes que não queres saber o porquê das estradas estarem fechadas, está tudo dito...

Como é que crias acessibilidades? Com fundos vindos de onde? Ou vives no mundo da fantasia e não percebes que o dinheiro vem dos contribuintes? E mesmo que as cries, para quê? Vais meter quem lá em cima com ventos de 80km/h e gelo nas estradas?

Vontade politica? Para criar acessibilidades a serra da estrela quando temos tantos outros problemas no país? Liga a televisão uns minutos por dia, vai-te fazer bem..

Não me vou prolongar mais no assunto, até pq o stormric já te explicou o porquê da serra ficar inacessível em dias de neve num comentário anterior ao meu, se não queres entender, lamento, o problema é teu...
Falo de uma coisa e respondes com bugalhos .
Nota se bem que desconheces o paradigma nacional no que toca a investimentos .
Em lugar algum viste me a falar na meteorologia nem condicoes da serra nem do porquê de se fechar a serra !
Eu falei em investimento sabes o que é?
E nao me venhas com as tangas do nao haver dinheiro que isso ja me cheira a um partido rosa .

• Gosto
Reactions: joselamego
Falo de uma coisa e respondes com bugalhos .
Nota se bem que desconheces o paradigma nacional no que toca a investimentos .
Em lugar algum viste me a falar na meteorologia nem condicoes da serra nem do porquê de se fechar a serra !
Eu falei em investimento sabes o que é?
E nao me venhas com as tangas do nao haver dinheiro que isso ja me cheira a um partido rosa .

Pois mas a questão é mesmo essa. No que tu não queres falar é onde está o cerne da questão. Tu não queres falar do porquê da serra fechar, só queres falar em investimento, no entanto, achas mesmo que vai haver investimento num sitio onde o retorno do mesmo era 0? Eu nem estou a falar de outros assuntos, de partidos ou se Portugal tem ou não investimento... Estou-te a dizer que 1) o investimento ia sair do nosso bolso 2) o investimento não ia trazer retorno pelo facto que já te explicaram antes e isto não são ideologias, são factos e tu não podes não relacionar a falta de investimento com a questão da Serra da Estrela ser um local impossível de estar em dias destes.

deixei bem claro que nao existe vontade para criar projectos para tornar a serra acessivel !
Já houve vários projetos de construção de um teleférico para aceder ao topo da Torre - um deles chegou mesmo a avançar no final da década de 1960, com a construção de um terminal na zona do Centro Operacional (cujas ruínas ainda estão visíveis e podem ser acedidas), mas as obras pararam por causa da crise do petróleo no último trimestre de 1973 e acabaram por ser canceladas posteriormente, tal como aconteceu com muitos outros projetos da altura do Estado Novo. :eek: Já surgiram outros projetos posteriormente, incluindo um megaprojeto do ano passado feito pela própria Turistrela, mas nenhum deles avançou por causa dos custos financeiros e do impacto ambiental (relembro que a Serra da Estrela foi o primeiro Parque Natural de Portugal, instituído em 1976). É também muito questionável que este teleférico funcionasse em dias de tempestade com ventos fortes e numa zona tão exposta... :intrigante:

Sabes qual era mesmo a solução mais simples? Era que nem sequer existisse uma estação de esqui na Serra da Estrela. Há uma carrada de estações de esqui em Espanha, em locais muito menos expostos às intempéries e com acumulados de neve muito superiores. Algumas delas (por exemplo Béjar-Covatilla) nem estão assim tão longe da Serra da Estrela. :rolleyes:

Só é um pais de pobres porque provavelmente pessoas como o senhor continuam a permitir, talvez tentar mudar alguma coisa era boa ideia...
A nossa tecnologia está bastante avançada mas se há coisa que ainda não é possível fazer (e nem sei se será possível sequer, o funcionamento do sistema terrestre é das coisas mais complexas que existe) é modificar o estado do tempo. :nono:

Vais meter quem lá em cima com ventos de 80km/h e gelo nas estradas?
Nah, chega a ser bem mais do que isso em situações de tempestades. Rajadas superiores a 100 km/h são bastante comuns no Maciço Central - relembro que, há uma semana, a eletricidade esteve cortada durante pelo menos umas 24 horas no topo da serra exatamente por causa do vento forte, tal foi a intensidade do mesmo. :unsure:

Estou aqui a ler que é preciso melhores condições para subir à Serra da Estrela? A sério? Estradas com fartura, estrada até ao topo, querem mais o quê? Teleféricos e coisas parecidas? Pensam que vão estar a funcionar com neve forte e ventos superiores a 80km/h. Nem em Portugal nem em qualquer estância dos Alpes suíços isso acontece. Por vezes nem parece que isto é um fórum para amantes de meteorologia. Tenham noção!

Enviado do meu T770H através do Tapatalk

Já houve vários projetos de construção de um teleférico para aceder ao topo da Torre - um deles chegou mesmo a avançar no final da década de 1960, com a construção de um terminal na zona do Centro Operacional (cujas ruínas ainda estão visíveis e podem ser acedidas), mas as obras pararam por causa da crise do petróleo no último trimestre de 1973 e acabaram por ser canceladas posteriormente, tal como aconteceu com muitos outros projetos da altura do Estado Novo. :eek: Já surgiram outros projetos posteriormente, incluindo um megaprojeto do ano passado feito pela própria Turistrela, mas nenhum deles avançou por causa dos custos financeiros e do impacto ambiental (relembro que a Serra da Estrela foi o primeiro Parque Natural de Portugal, instituído em 1976). É também muito questionável que este teleférico funcionasse em dias de tempestade com ventos fortes e numa zona tão exposta... :intrigante:

Sabes qual era mesmo a solução mais simples? Era que nem sequer existisse uma estação de esqui na Serra da Estrela. Há uma carrada de estações de esqui em Espanha, em locais muito menos expostos às intempéries e com acumulados de neve muito superiores. Algumas delas (por exemplo Béjar-Covatilla) nem estão assim tão longe da Serra da Estrela. :rolleyes:

A nossa tecnologia está bastante avançada mas se há coisa que ainda não é possível fazer (e nem sei se será possível sequer, o funcionamento do sistema terrestre é das coisas mais complexas que existe) é modificar o estado do tempo. :nono:

Nah, chega a ser bem mais do que isso em situações de tempestades. Rajadas superiores a 100 km/h são bastante comuns no Maciço Central - relembro que, há uma semana, a eletricidade esteve cortada durante pelo menos umas 24 horas no topo da serra exatamente por causa do vento forte, tal foi a intensidade do mesmo. :unsure:

Os tempos sao outros e pode se sempre recorrer a outro tipo de acesso . Basta é haver interesse para um estudo sobre acessos à torre/estancia.
O mais facil claramente é fechar tudo mas isso nao aceito pois prefiro mais a ( luta) para arranjar novas soluções!

Caros membros desta comunidade.
Estamos aqui para trocar opiniões e não "quase" insultos".
O problema da Estrela já é antigo.

Um promontório no interior, quase sem serras altas pelo caminho (tirando o Caramulo todas as outras viradas a NO e a O são de menor expressão), estando tão exposto de múltiplos quadrantes, tem esse senão de em variadas situações ter condições difíceis para trânsito automóvel. Não é de agora.
Na década de 90 projectavam-se anos mais "alegres" no que ao turismo diz respeito, mas a perda progressiva de condições favoráveis para manter a estância lá no alto aberta por muitos dias, ditou que os meios de limpeza de neve sejam menos que o desejável.
O estado\autarquias não investem assim tanto nesse campo, sabemos tão bem como anda a organização pública. A questão financeira é importante: uma equipa permanente, com meios suficientes, custa muito dinheiro.
Se o turismo da neve estivesse no seu auge, parte dos custos seriam partilhados por este, o restante pelas autarquias.
Sem neve, ou pouca, sem receitas dignas, o privado não vai investir nesse campo, resta o estado. E o estado gosta de outras coisas, obras públicas faraónicas, de grande retorno mediático.
É assim, foi assim, será (oxalá não!) assim...

Para os mais novos terem noção da forma como o clima tem mudado, as Penhas da Saúde tiveram uma pista de esqui aberta na década de 60, com respectivo meio mecânico.
Também por essa altura estavam a pensar em construir um teleférico entre as Penhas da saúde e a Torre, projecto iniciado mas não concluído.
A autarquia da Covilhã ainda sonha com esse projecto, mas falta o mais "importante": dinheiro.

Como o sonho comanda o HOMEM, quem sabe se o tal de ARREFECIMENTO GLOBAL venha ainda a ser uma realidade nas próximas décadas e se faça das estradas de acesso à Torre pistas de esqui de longos quilómetros como noutras paragens.:pray:

Mais que discutir mais cimento e mais intromissão humana na serra se as instituições se preocupassem em reflorestar a serra... a vertente virada a oeste, de Gouveia a seia praticamente não tem mancha florestal só de seia em direcção a loriga e alvoco temos mancha florestal. Secalhar com uma serra reflorestada a pouca neve que cai até se aguenta-se melhor pois não estaria tão exposta aos elementos. Não se ajudaria ou não mas que é triste ver a serra sem floresta lá isso é