Por ano, quantos são os dias em que se pode dizer que "é o dia mais quente do ano até à data" ?
Este número de dias com classificação "o mais quente do ano até à data" é um estimador da regularidade do tempo ao longo do ano? Melhor dizendo, será um bom estimador de quanto um ano se aproxima de um ano 'normal', no que respeita a temperaturas?
Se este número de dias é mínimo, esse valor significa que o ano é muito afastado do normal?
Tomando por hipótese que um ano bissexto normal tem um dia de Janeiro, idealmente o dia 1, como o dia mais frio do ano, e a partir dessa data a temperatura sobe regularmente até ao dia do ano com temperatura mais alta, por exemplo 15 de Julho, cada um de todos os dias do dia 2 de Janeiro ao dia 15 de Julho serão sempre observados como "o dia mais quente do ano até à data". Nesse ano 'normal', terá havido 196 dias em que se disse "hoje foi o dia mais quente do ano até à data".
A mais pequena irregularidade nesta subida gradual da temperatura dia a dia fará diminuir aquele número. Por exemplo, havendo uma quebra com 10 dias mais frios do que o último antes da quebra, até finalmente ocorrer uma dia mais quente do que aquele, o tal número descerá para 186. E parece que em princípio, cada quebra, ou seja, cada evento de descida e recuperação da temperatura durante o normal e regular aquecimento, até ao máximo absoluto do ano, vai diminuindo o número inicial teórico (o 196, neste ano hipotético).
Qual é, teoricamente, o número mínimo de "dias mais quentes do ano até à data" que pode ocorrer num ano? Corresponderá esse número mínimo ao ano de maior irregularidade na subida da temperatura, ao ano mais "anormal", desde o dia 1 de janeiro ao 15 de julho (comparando com o ano 'normal' hipotético) ?