Será que imprudentemente fizeram geoengenharia? Seguiram acriticamente o protocolo?
Fonte oficial.
Será que imprudentemente fizeram geoengenharia? Seguiram acriticamente o protocolo?
Certo, mas o que eu referi é que neste caso são temperaturas absolutamente normais mas num evento extraordinário. E se as anomalias fossem superiores, como já têm ocorrido?Essas temperaturas, por só, são muito úteis para gerar precipitação (em conjunto com outras variáveis).
Ainda assim as consequências não são comparáveis com Portugal...Caírem mais de 100mm num dia também não é normal em grande parte de Portugal Continental e muito menos em situações de origem convectiva. Tais valores ocorrem no norte com mais frequência, mas em grande parte das situações não é em áreas urbanizadas como foi este o caso e são distribuídos ao longo de 24 horas, em regimes de rios atmosféricos. Penso que no Dubai, grande parte do acumulado ocorreu em 12 horas.
E sim, em Portugal iria originar igualmente enchentes significativas e destrutivas, basta recuar a 2022 para perceber isso. Qualquer evento deste calibre iria originar tal cenário.
Mas fora de brincadeiras até é possível, pois de vez em quando há boas tempestades de poeira/areia por lá.O Dubai meteu água porque as sarjetas estavam cheias de areia.
Se nós aqui temos problemas quando ocorre chuvas torrenciais, cair 160 mm em algumas cidades como Lisboa, Albufeira, Faro, Olhão e vemos as sarjetas entupidas, quanto mais numa região aonde as tempestades de areia são frequentes e a chuva é escassa e duvido que o sistema de drenagem esteja dimensionado para essa quantidade absurda de precipitação.Mas fora de brincadeiras até é possível, pois de vez em quando há boas tempestades de poeira/areia por lá.
Essas temperaturas, por só, são muito úteis para gerar precipitação (em conjunto com outras variáveis).
Foi um evento generalizado, tal como previsto:
Será que imprudentemente fizeram geoengenharia? Seguiram acriticamente o protocolo? Seria compreensível https://www.ncm.gov.ae/services/climate-reports-yearly?lang=en (observações).
O que aconteceu é simples. A intensa convecção foi alimentada pela adveção de uma depressão nos níveis altos com ar muito frio.
Terraplanar era porreiro, acabava-se com a nortada quente e as noites tropicais, fazer já uma petição e dava para fazer um projecto megalómano.O nosso " Caldeirão" está morto! Mais vale terraplanar aquilo
Convecção aqui para estes lados é uma coisa cada vez mais rara! Ca ganda miséria e o Verão está aí à porta...
E o que sobrasse de terraplanar o Caldeirão, podia-se depositar na Fóia, assim talvez chegasse aos 2000m de altitude e já dava para ter neve.Terraplanar era porreiro, acabava-se com a nortada quente e as noites tropicais, fazer já uma petição e dava para fazer um projecto megalómano.
Sabes dizer-me porque se chama Caldeirão, por acaso é uma coisa que nunca descobri a origem desse nome ou porque se chama isso.