Seguimento Meteorológico Livre - 2024

A situação meteorológica corrente deste Maio, e a previsão até ao fim do mês, deve ser das mais consensuais entre modelos para esta época do ano.
Notável por isso e pela ausência de qualquer fenómeno/evento notável (passe a contradição).
Consensual... Oh sim muito.... Numa run da 25 noutra 35... E o calor adiado indefinidamente!

Consensual... Oh sim muito.... Numa run da 25 noutra 35... E o calor adiado indefinidamente!

e qual o problema? estamos a meio de Maio e já estamos no drama do verão sem calor? :facepalm: não se preocupe quando dermos por isso estamos ai com 40ºC como todos os anos

Última edição:
Consensual significa que os modelos estão de acordo entre si, inclusive nessas variações de run para run. Não significa invariabilidade. No entanto, no que respeita a precipitação, sim, tem sido invariável ao longo das sucessivas runs. E consensual também na ausência de trovoadas no Sul. Em relação à variabilidade da temperatura, sim, variações grandes mas só para a semana final de Maio. Mesmo assim têm a ver com a maior ou menor entrada de Leste da massa de ar quente e o aquecimento com que vem, mas a circulação é praticamente sempre a mesma.

Parece que estamos num regime parecido a 2018 mas nesse ano durou até ao fim de Junho praticamente...
Fim de junho? Mais diria fim de julho. Julho de 2018 foi um dos mais frios das últimas décadas. Ainda me lembro das notícias catastrofistas da altura sobre o "verão inexistente"... :facepalm: https://www.ipma.pt/resources.www/d...rQvCgm/cli_20180701_20180731_pcl_mm_co_pt.pdf

No entanto o calor veio com força depois disso. De facto a primeira semana de agosto foi uma das mais quentes de que há registo em Portugal Continental, e certamente teriam sido registados novos recordes máximos de temperatura se não fosse pela fraca cobertura de estações meteorológicas oficiais. :calor: https://www.ipma.pt/resources.www/d...iHkSkX/cli_20180801_20180831_pcl_mm_co_pt.pdf

Não sei bem qual o tópico adequado...

Por cá, o que tenho notado são enxames de pequenos mosquitos, mas que picam, a qualquer hora do dia e com qualquer situação meteorológica. Só quando há nortada mais intensa é que são varridos temporariamente.

Não sei bem qual o tópico adequado...

Por cá, o que tenho notado são enxames de pequenos mosquitos, mas que picam, a qualquer hora do dia e com qualquer situação meteorológica. Só quando há nortada mais intensa é que são varridos temporariamente.
Notoriamente por cá também um pequeno mosquito, inexistente há cerca de 20 anos apareceu há 12-15 anos. É pequeno, um lista branca, quando pica leva à formação de um papo com cerca de 2 cm de diâmetro. Se coçarmos aumenta significativamente para 5 ou mais cm de diãmetro. Nos 3-4 dias seguintes se voltarmos a coçar resulta no mesmo.
Já tem levado muita gente ao médico, às urgências, principalmente no verão. Há pessoas com várias picadelas, com necessidade de fazerem anti-histamínicos ou medicação mais agressiva.

Razões para o aparecimento de mais mosquitos? Faltam dias de frio com geadas, nomeadamente a chamada geada negra que se entranha no solo, impedindo a multiplicação das larvas, levando a um controlo populacional das espécies. Haverá no meio uma ou outra espécie introduzida inadvertidamente.

Quanto à questão do estrume: sempre houve, sempre haverá o recurso a um adubo biológico, mais amigo da natureza e dos animais.
Engane-se quem pensa que o estrume é mau! Pelo contrário, a sua incorporação nas terras enriquece mais que mil adubos.
A causa maior são os charcos de água onde proliferam as larvas dos mosquitos.
Em nossas casas e apartamentos qualquer pequena mancha de água é uma incubadora de mosquitos. Até os simples vasos de flores o são, com os seus pratos permanentemente cheios de águas "ali à mão" da sra mosquita...

Aqui em casa evito os charcos ou superfícies de água salobra, tenho um pequeno lago mas os peixes chamam "um figo" às larvas aí depositadas. O problema aqui é a persistência de humidade...venha o sol! ;)

ISO 0ºC quase em Junho deve ser MUITO raro:

Ver anexo 12099
Repetição de junho de 2018? Que eu saiba a primeira quinzena de junho de 2018 também foi bastante fresquinha, a diferença é que maio nesse ano até trouxe alguma instabilidade no Interior, já este ano nada. :eek:

Repetição de junho de 2018? Que eu saiba a primeira quinzena de junho de 2018 também foi bastante fresquinha, a diferença é que maio nesse ano até trouxe alguma instabilidade no Interior, já este ano nada. :eek:
A Primavera de 2018, foi bem mais instável que esta.
Abril e possivelmente Maio este ano devem ser secos a sul de Montejunto Estrela.

A Primavera de 2018, foi bem mais instável que esta.
Abril e possivelmente Maio este ano devem ser secos a sul de Montejunto Estrela.
Por aqui, Abril e Maio em termos de precipitação tem sido igual ao ano passado. Abril com 1 mm e Maio até agora também com 1 mm. :disgust:

cfs_0_2340oax6.png

Última vez que a atual lista esteve em vigor (ex. Florence & Michael):

tracks-at-2018.png

Última edição:
Com este Maio muito seco, e após um Abril muito seco, resta saber agora a evolução das temperaturas até final do mês.
Olhando aos modelos e ainda com diferenças significativas de Run para Run e modelo para modelo, espera se temperaturas acima dos 26 graus a partir de 23 Maio.
Neste momento é a única coisa que parece mais certa, dado que os modelos para o mesmo dia tanto dão 26 como dão 35 c.
Seja como for face a sinoptica prevista de forma geral não me parece estarem ainda reunidas as condições para temperaturas acima dos 33c.