Não sei bem qual o tópico adequado...
Práticas agrícolas desadequadas e o aquecimento global, que permite aos insectos reproduzirem-se durante todo o ano, causam explosão de populações de moscas na Galiza.
www.publico.pt
Por cá, o que tenho notado são enxames de pequenos mosquitos, mas que picam, a qualquer hora do dia e com qualquer situação meteorológica. Só quando há nortada mais intensa é que são varridos temporariamente.
Notoriamente por cá também um pequeno mosquito, inexistente há cerca de 20 anos apareceu há 12-15 anos. É pequeno, um lista branca, quando pica leva à formação de um papo com cerca de 2 cm de diâmetro. Se coçarmos aumenta significativamente para 5 ou mais cm de diãmetro. Nos 3-4 dias seguintes se voltarmos a coçar resulta no mesmo.
Já tem levado muita gente ao médico, às urgências, principalmente no verão. Há pessoas com várias picadelas, com necessidade de fazerem anti-histamínicos ou medicação mais agressiva.
Razões para o aparecimento de mais mosquitos? Faltam dias de frio com geadas, nomeadamente a chamada geada negra que se entranha no solo, impedindo a multiplicação das larvas, levando a um controlo populacional das espécies. Haverá no meio uma ou outra espécie introduzida inadvertidamente.
Quanto à questão do estrume: sempre houve, sempre haverá o recurso a um adubo biológico, mais amigo da natureza e dos animais.
Engane-se quem pensa que o estrume é mau! Pelo contrário, a sua incorporação nas terras enriquece mais que mil adubos.
A causa maior são os charcos de água onde proliferam as larvas dos mosquitos.
Em nossas casas e apartamentos qualquer pequena mancha de água é uma incubadora de mosquitos. Até os simples vasos de flores o são, com os seus pratos permanentemente cheios de águas "ali à mão" da sra mosquita...
Aqui em casa evito os charcos ou superfícies de água salobra, tenho um pequeno lago mas os peixes chamam "um figo" às larvas aí depositadas. O problema aqui é a persistência de humidade...venha o sol!