jamestorm
Cumulonimbus
deve chover tanto que eu nem sei ...nem vão chegar os baldes para aparar.
excelente época de chuva?? onde? Nem sei se fez a média aqui pela zona Oeste. quase dois meses sem chuva de jeito, já ...Bom dia para todos
Situação para estarmos todos bem atentos. Espero sinceramente que seja só um belo espetáculo de "fogo de artifício" e algumas precipitações sem grandes estragos.
Mas, lá no fundo, fico preocupado sempre que ocorrem estas alterações bruscas com a interacção de depressões em altura e muito calor instalado, recordando sempre os incêndios de Pedrogão em junho de 2017... Aliando isto com demasiada massa vegetativa por regularizar após uma excelente época de chuvas.
Vamos esperar pelo melhor.
Possas, então não viste o arco-íris no dia 16 de Maio, apanhei chuva fraca na EN125 na zona de Boliqueime pelas 10h20m.A brincar a brincar já vamos com mais de 60 dias com aproximadamente 0mm em termos de precipitação. Isto quando fecha a torneira é para esquecer! Vão valendo as temperaturas algo amenas mas isso não durará sempre. Mais tarde ou mais cedo virá o "Caldeirão"! A avaliar por aqueles dias de final de Maio facilmente se vê que é fácil bater recordes. A nossa discussão meteorológica já é mais por recordes de temperatura alta do que de outra coisa...
Olha já estou como os "outros"... vai tudo correr bem
P.s : Falta o arco-íris...nem isso já há por aqui![]()
Mista, a maior parte de base alta, mas há células muito fortes ao largo da costa, esperemos que não cheguem a terra como aliás parece estar a acontecer.Alguém consegue ter noção o tipo de convectivade que teremos, base alta ou baixa?
Parece-me que o que se poderá formar entretanto será de base mais baixa.Mista, a maior parte de base alta, mas há células muito fortes ao largo da costa, esperemos que não cheguem a terra como aliás parece estar a acontecer.
Entretanto, quanto a temperaturas, o continente hoje está com a polaridade invertida: muito calor mesmo no Noroeste e fresco no Sul.
Ver anexo 12361Ver anexo 12360
Saiu uma pluma de poeira brutal da Argélia em direção ao este de Espanha.
Briga entre camelos e dromedários, dá nisso.
Frente quente e frente fria?
Frente quente e frente fria?
![]()
Sem dúvida!![]()