StormRic
Furacão
Interessante e desconhecia esta possibilidade!
(Ainda haverá negacionistas que terão a ideia de nuvens interestelares "quentes" que causam o aquecimento global... ).
Interessante e desconhecia esta possibilidade!
À superfície, e tendo em conta a normal 71-00, Viseu teve uma anomalia de +0,48ºC. Aliás, Coimbra, Vila Real, Guarda e mesmo Castelo Branco (+1,8ºC), não tiveram uma anomalia superior a +2,0ºC.'frescura'
Lol. Até esteve uma tarde agradável e melhor ainda depois da chuvada da tarde (pelo menos na minha aldeia).Ver anexo 12489
Ontem Nelas teve um dia verdadeiramente quente..."Sim senhor. E não são poucos. Bastantes não é?"
Foi alguém cá do fórum? Malandro...
À superfície, e tendo em conta a normal 71-00, Viseu teve uma anomalia de +0,48ºC. Aliás, Coimbra, Vila Real, Guarda e mesmo Castelo Branco (+1,8ºC), não tiveram uma anomalia superior a +2,0ºC.
Seria importante mencionar o período de referência. Porque para períodos mais recentes (81-10), as anomalias nessas capitais de distrito variaram entre 0 e +1ºC e não entre +2 a +4ºC.
Há frescura? Não percebo a tua questão.'91-'20.
O JMA não utliza muitas estações tugas, daí os borrões. É outra funcionalidade que o IPMA podia publicar, que complementaria - e muito - a monitorização diária.
Mesmo com os teus dados, há frescura?
Há frescura? Não percebo a tua questão.
Simplesmente olhei para o mapa e vi que para Portugal "os borrões" estavam defasados da realidade. Se a normal é 91-20, pior ainda.
A questão é: porque é que não publicaste logo este da ECMWF? É que afinal parece que não eram apenas os borrões de Portugal que estavam "desfasados da realidade".Não se pode esperar que um IM faça análises globais minuciosas.
O comentário da frescura está relacionado com o pânico do calor ausente.
Onde é que se pode encontrar as médias das temperaturas observadas nessas estações para um período recente ( 1 a 10 Junho, como nesse exemplo) ?À superfície, e tendo em conta a normal 71-00, Viseu teve uma anomalia de +0,48ºC. Aliás, Coimbra, Vila Real, Guarda e mesmo Castelo Branco (+1,8ºC), não tiveram uma anomalia superior a +2,0ºC.
Seria importante mencionar o período de referência. Porque para períodos mais recentes (81-10), as anomalias nessas capitais de distrito variaram entre 0 e +1ºC e não entre +2 a +4ºC.
A questão é: porque é que não publicaste logo este da ECMWF? É que afinal parece que não eram apenas os borrões de Portugal que estavam "desfasados da realidade".