Seguimento Meteorológico Livre - 2024

O país é pequeno mas as realidades são muito distintas. Por exemplo, no litoral norte (e quero dizer mesmo litoral) a temperatura máxima não tem ultrapassado os 21°C nem se perspectiva que ultrapassase os 21°C nos próximos 10 dias. Junte-se-lhe o vento que pega a partir das 14/15h e estamos a falar de "feels like" temperaturas de 18/19°C. Por muito que o litoral norte seja o litoral norte, não é muito habitual ainda não haver um cheirinho a verão mais persistente.
Verdade. Em Aveiro tivemos 2 dias quentes a semana passada, de resto, desde Junho tem sido bem fresco.

*The Flexible Combined Imager has resumed Observation mode on 23 May 2024. However, investigations on the root cause of the anomaly that was detected at the beginning of 2024 is still mobilising the teams from EUMETSAT, ESA and industry. Their focus was, and still is, to safeguard the quality of the data and the lifetime of the mission.

Current results of the investigation show that we have lost the redundancy on the calibration and obturation mechanism of the FCI. In parallel to exploring mitigation measures using the redundant side of the calibration mechanism, we are also exploring the possibility to operate the instrument without the on-board calibration mechanism and relying on external calibration techniques that are currently being developed. We intend to release and disseminate pre-operational FCI data to users once the details of this mode of operations have been consolidated and our decision on the best way forward is taken.

We are conscious of the importance of data from MTG and the critical services it supports and will proceed with caution and care to ensure that the long-term operations of the satellite are safeguarded. At the same time, the operational services based on Meteosat Second Generation continue.

Status on 8 July 2024

(novo satélite da Eumetsat)

Vou lá estar como quase todos os anos, o aeródromo fica a uns 500 m de minha casa em Azinhoso :D

Só acho mal terem levado o espetáculo acrobático para Mogadouro, a meu ver seria muito mais seguro feito no aeródromo como sempre o foi durante anos , mas pronto.

Imaginemos que uma aeronave precisa de aterrar de emergência, se estiver em Mogadouro não tem logo ali a pista do aeródromo para o fazer ( fica a uns 6/7 Km) :unsure:

No caso de alguma coisa correr muito mal, e a aeronave se despenhar, em Mogadouro tem muitas mais hipótesses de cair em cima de casas/pessoas do que no aeródromo, onde é mais descampado numa vasta área e sem casas.. :unsure:

Há outro em Bragança, o "Caretos Air Show" ( feito no aeródromo) que ainda é mais forte que o do Azinhoso.

Mesmo o do Azinhoso é bastante concorrido e com muitas e variadas aeronaves.

Até caças f-16 da Força Aérea já tivemos algumas vezes a fazer voos a baixa altitude e grande velocidade sobre a pista.

O nome "red burros" é claramente inspirado no "red bull air race" :D

Última edição:
Não há nenhuma previsão de trovoadas ou instabilidade, apenas chuva, para hoje e amanhã.
No entanto, a massa nebulosa que se aproxima da península tem zonas de potenciais trovoadas\instabilidade a esta hora:

eumetsat 1.webp

Possivelmente ao entrar em contacto com ar mais seco, as condições para trovoada passem a ser pouco favoráveis. Veremos

Não há nenhuma previsão de trovoadas ou instabilidade, apenas chuva, para hoje e amanhã.
No entanto, a massa nebulosa que se aproxima da península tem zonas de potenciais trovoadas\instabilidade a esta hora:

Ver anexo 13131

Possivelmente ao entrar em contacto com ar mais seco, as condições para trovoada passem a ser pouco favoráveis. Veremos

Honestamente, e sem pesquisar muito os detalhes desse produto, creio que o mesmo esteja a ser um pouco "enganado" pelo topo muito frio dessas nuvens médias/altas, que até apresentam um padrão visual semelhante ao de "clusters" de trovoadas, mas sem na verdade termos qualquer estrutura vertical que corresponda à presença de cumulonimbus com trovoada.

Mas na verdade onde ele identifica "Rapidly Developing Thunderstorms" não estão a haver quaisquer descargas de momento, portanto será uma atribuição "espúria" do algoritmo.
Toda essa "convecção" está extremamente elevada. (o que não invalida que não possam eventuais altocumulus vir a dar algumas descargas dispersas)

Vou lá estar como quase todos os anos, o aeródromo fica a uns 500 m de minha casa em Azinhoso :D

Só acho mal terem levado o espetáculo acrobático para Mogadouro, a meu ver seria muito mais seguro feito no aeródromo como sempre o foi durante anos , mas pronto.

Imaginemos que uma aeronave precisa de aterrar de emergência, se estiver em Mogadouro não tem logo ali a pista do aeródromo para o fazer ( fica a uns 6/7 Km) :unsure:

No caso de alguma coisa correr muito mal, e a aeronave se despenhar, em Mogadouro tem muitas mais hipótesses de cair em cima de casas/pessoas do que no aeródromo, onde é mais descampado numa vasta área e sem casas.. :unsure:

Há outro em Bragança, o "Caretos Air Show" ( feito no aeródromo) que ainda é mais forte que o do Azinhoso.

Mesmo o do Azinhoso é bastante concorrido e com muitas e variadas aeronaves.

Até caças f-16 da Força Aérea já tivemos a fazer voos a baixa altitude e grande velocidade sobre a pista.

O nome "red burros" é claramente inspirado no "red bull air race" :D
Eu a pensar que o "Red Burros" era uma corrida com burros que bebiam Redbull e depois voilá. :disgust:

Puxa, assim já perdi o interesse ver aviões já existe em Beja, fossem burros era a loucura. :D

Puxa, assim já perdi o interesse ver aviões já existe em Beja, fossem burros era a loucura. :D

Também costuma ter burros ( não fossem eles a mascote do evento) e pequenos passeios no aeródromo em cima de burros antes de começar o festival.

Este ano esperam-se cerca de 100 aeronaves.

Última edição:
Repare-se como o período de referência é importante para se avaliar a classificação de um mês como quente ou frio ou normal.
Junho em Portugal continental foi normal se fôr usado o período 1981-2010:
Boletim_clima_junho_2024_Fig2.jpg

Mas frio em relação ao período 1991-2020:
Boletim_clima_junho_2024_Fig1.jpg

E provavelmente seria considerado quente segundo a Normal 1961-90. :rolleyes:
Ver o gráfico no tópico da monitorização do clima de Portugal.

Última edição: