Seguimento Meteorológico Livre - 2024

Em contra-corrente, a larga área oceânica a oeste da península Ibérica, a sofrer desde há semanas um fluxo de Noroeste, com associada nortada pelo território continental, entrou numa significativa anomalia negativa nos últimos dias.
E vai assim o ano de 2024 relativamente às anomalias da temperatura superficial oceânica:

Penso que se nota claramente que La Niña está com dificuldades em "nascer"...

Em contra-corrente, a larga área oceânica a oeste da península Ibérica, a sofrer desde há semanas um fluxo de Noroeste, com associada nortada pelo território continental, entrou numa significativa anomalia negativa nos últimos dias.
E vai assim o ano de 2024 relativamente às anomalias da temperatura superficial oceânica:

Ver anexo 13105

Penso que se nota claramente que La Niña está com dificuldades em "nascer"...
Leva 9 meses para nascer. :D Os últimos 3 anos de La Niña não deixou muitas saudades no Algarve, foram 2 anos quase desérticos em termos de precipitação.

Isto está a ficar interessante, acho que vou fazer pipocas...

MetOffice_20240706_0709-12h_T+72.gif

Uma superfície frontal prevista em pleno mês de julho não é nada habitual. Relembro que a média de precipitação de julho aqui na Charneca nem chega a 1 mm. :unsure:

Para quando o calor de verão? Esperadas temperaturas amenas e chuva até final de julho​

Onde é que eles têm a bola de cristal para fazerem uma previsão até final de julho? Eu adoraria ter uma resposta, até porque ao olhar para as previsões a médio prazo o calor deverá regressar a partir do meio da próxima semana - não é calor exagerado mas está dentro dos valores normais para esta altura do ano. :rolleyes:

Para quando o calor de verão? Esperadas temperaturas amenas e chuva até final de julho​

Vem aí o drama, o horror e a tragédia ......
Porra, esta semana que passou foi quente, o que querem mais? Oxalá é que continuem a queixar se, é sinal que não está um calor agoniante.

Porra, esta semana que passou foi quente, o que querem mais? Oxalá é que continuem a queixar se, é sinal que não está um calor agoniante.

O país é pequeno mas as realidades são muito distintas. Por exemplo, no litoral norte (e quero dizer mesmo litoral) a temperatura máxima não tem ultrapassado os 21°C nem se perspectiva que ultrapassase os 21°C nos próximos 10 dias. Junte-se-lhe o vento que pega a partir das 14/15h e estamos a falar de "feels like" temperaturas de 18/19°C. Por muito que o litoral norte seja o litoral norte, não é muito habitual ainda não haver um cheirinho a verão mais persistente.

O país é pequeno mas as realidades são muito distintas. Por exemplo, no litoral norte (e quero dizer mesmo litoral) a temperatura máxima não tem ultrapassado os 21°C nem se perspectiva que ultrapassase os 21°C nos próximos 10 dias. Junte-se-lhe o vento que pega a partir das 14/15h e estamos a falar de "feels like" temperaturas de 18/19°C. Por muito que o litoral norte seja o litoral norte, não é muito habitual ainda não haver um cheirinho a verão mais persistente.
Julho é o mês do ano com mais nortada na costa, não é assim tão incomum que em alguns dias de inverno até esteja mais agradável, estou farto de dizer, que a melhor altura para fazer praia é em Setembro e Outubro.

No imaginário dos Portugueses, tempo de Verão passou a ser 36ºC ou mais em todo o interior, com algumas zonas nos 42-43ºC, e 30ºC e poucos no litoral, mesmo que nem as médias dos últimos anos assim o indiquem.
Em Viseu c.c(81-10), a grande estação de referência da zona, ao fim de 7 dias de Julho, as máximas seguem acima da média, e as mínimas quase na média.
28.7ºC(+1.1ºC)/14.2ºC(-0.3ºC)