Seguimento Meteorológico Livre - 2025

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
->
https://www.cam.ac.uk/research/news...-system-could-start-revolution-in-forecasting

 
Nem sei como não tomou voo :D

 
Afinal quando é que se prevê que começa a Primavera? :unsure:
Já começou, "astronomicamente" e "climatologicamente" falando: a primeira, ontem, a segunda foi no dia 1 deste mês.
Falta começar a Primavera "meteorologicamente" falando, essa ainda está incerta. E já agora politicamente também dava jeito...
 
Já começou, "astronomicamente" e "climatologicamente" falando: a primeira, ontem, a segunda foi no dia 1 deste mês.
Falta começar a Primavera "meteorologicamente" falando, essa ainda está incerta. E já agora politicamente também dava jeito...
Afinal quando é que se prevê que começa a Primavera? :unsure:

Pelos vistos, já para a semana, dias soalheiros e temperaturas já a rondar os 20°c pela capital...

 
  • Triste
Reactions: Aine e StormRic

Previsão período alargado - Continente - 24 mar. a 20 abr. 2025​

Precipitação total semanal com valores abaixo e temperatura média semanal com valores abaixo do normal

Na precipitação total semanal, prevêem-se valores abaixo do normal, para todo o território, na 1ª semana (de 24/03 a 30/03) e para as regiões Norte e Centro, na 2ª semana (de 31/03 a 06/04), com valores -30 a -1mm e de -10 a -1mm, respectivamente. Prevêem-se valores acima do normal(1 a 10mm), para as regiões Norte e Centro, na 3ª semana (de 07/04 a 13/04) e para a região Sul na 4ª semana (de 14/04 a 20/04).

Na temperatura média semanal, prevêem-se valores abaixo do normal (-1 a -0.25°C) praticamente para todo o território na 1ª e na 2ª semana (de 24/03 a 30/03 e de 31/03 a 06/04).

Oba Oba :)
Vem mesmo a calhar, tenho 2 terrenos para limpar, mas acho que vou esperar para que os solos sequem primeiro, lá para dia 1... Não me apetece mas tem que ser.
 
Autoridade Marítima Nacional e Marinha alertam para mau tempo em Portugal Continental

"A previsão do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima em Portugal Continental a partir das 18h00 de hoje, sexta-feira, 21 de março, até às 18h00 amanhã, sábado, 22 de março.

A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante oeste-noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os seis metros e uma altura máxima de 11 metros, com um período médio a variar entre os 11 e os 12 segundos. São esperados ventos provenientes do quadrante oeste-noroeste, com uma intensidade média de até 75km/h e rajadas até 135km/h.

Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.

Recomenda-se também o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas e aconselha-se igualmente a que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica, através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), bem como outras informações disponibilizadas pelas Capitanias dos Portos sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.

À população em geral desaconselha-se a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a prática de atividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação. Em especial, deve ser evitado o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adote uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco.

Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter uma atitude vigilante, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.#