Seguimento Meteorológico Livre - 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
anim_data_out.gif

-> https://environment.ec.europa.eu/ne...-long-range-drought-forecasting-2025-03-20_en

Como curiosidade, há institutos russos que fazem previsões da NAO -> https://seakc.meteoinfo.ru/en/forecasts/indices -> https://www.cpc.ncep.noaa.gov/data/teledoc/telecontents.shtml

Última edição:
@StormRic , já anda tudo a delirar com a vinda da Primavera e já há em quem fale em maximas de 26 graus...medooooo!!
O Marco Marçagāo, manhas de inverno tardes de Verāo, vai comecar a partir da proxima terca feira então, correcto?
Máximas de 26°C onde? O máximo que encontrei foi de 23°C de máxima em Alcácer do Sal nas previsões automáticas do IPMA para finais da próxima semana, porque na maioria do território as máximas andarão em valores inferiores, por exemplo entre os 19-20°C em Lisboa. :D

E sim, as noites serão bastante frias nestes próximos dias. :cold:

Última edição:
Máximas de 26°C onde? O máximo que encontrei foi de 23°C de máxima em Alcácer do Sal nas previsões automáticas do IPMA para finais da próxima semana, porque na maioria do território as máximas andarão entre os 19-20°C em Lisboa. :D

E sim, as noites serão bastante frias nestes próximos dias. :cold:
Nos profetas da desgraça, dizia o moço do Meteo Tras os Montes neste caso...
Acho que alguns destes senhores do tempo, só dizem coisas na grande maioria das vezes para chamarem "likes" para as suas paginas das redes sociais, sem muito fundo de verdade, e até por vezes assustam e muito as pessaos
Por isso gosto de vir confirmar com quem sabe, que sao vocês por aqui...
De qualquer das maneiras lembro-me de anos anteriores com.temperaturas em Março que ultrapassaram os 20 graus de maximo, portanto já nso seria o primeiro ano a isso acontecer...
Mas se assim é, e tambem foi o que li no Ipma, melhor, ainda que passr de maxima de 13 , 14 graus para 20, vai ser um choque grande para os corpos dos mortais...

Alguém explica como um retângulo perfeito onde dentro não aparece nem uma única nuvem

Na verdade não é um rectângulo (polígono fechado de quatro lados e quatro ângulos rectos) mas sim um único ângulo recto.
Evoluiu naturalmente do contorno de dois alinhamentos de nuvens altas, desde um ângulo obtuso até um ângulo agudo (e continuando a fechar a abertura).

Mais uma das curiosidades bizarras na vizinhança da Martinho. :D

Eumetview-20250322-1200.webp
Eumetview-20250322-1600.webp
Eumetview-20250322-1900.webp
Eumetview-20250323-0400.webp

PrpyLPC.jpeg

O anticiclone é o responsável pela pouca nebulosidade. A configuração - mais estranha - da nebulosidade está relacionada com a posição da frente/disposição das isóbaras.

ecmwf_0_0tdp2.png

Com a expansão/deslocamento da região depressionária para leste, tudo acaba(rá).

animnqt3.gif

Vem mesmo a calhar, tenho 2 terrenos para limpar, mas acho que vou esperar para que os solos sequem primeiro, lá para dia 1... Não me apetece mas tem que ser.
Esquece lá isso, pois agora é que o mato começa a crescer. Só chuva não é suficiente, mas com o sol que aí vem, vão explodir em altura.

O ano passado cortei tudo 3 vezes, este ano vou deixar crescer até á última semana limite do prazo. E depois corto novamente no final de maio. Assim poupo nas viagens, na moto roçadora, materiais e combustível. É de loucos..

Gosto de o fazer, pois liberta me do stress da semana de trabalho.

Esquece lá isso, pois agora é que o mato começa a crescer. Só chuva não é suficiente, mas com o sol que aí vem, vão explodir em altura.

O ano passado cortei tudo 3 vezes, este ano vou deixar crescer até á última semana limite do prazo. E depois corto novamente no final de maio. Assim poupo nas viagens, na moto roçadora, materiais e combustível. É de loucos..

Gosto de o fazer, pois liberta me do stress da semana de trabalho.
Eu arranco pela raiz â mão. Demora mais tempo mas é o melhor método. Tú com a motoroçadora cortas ficam lá as raízes, rebenta tudo num instante.

Eu como demoro mais tempo tenho que ir mais cedo, e este ano o governo ainda não alargou o prazo como no ano passado, até ver é até 30 de Abril.

Eu arranco pela raiz â mão. Demora mais tempo mas é o melhor método. Tú com a motoroçadora cortas ficam lá as raízes, rebenta tudo num instante.

Eu como demoro mais tempo tenho que ir mais cedo, e este ano o governo ainda não alargou o prazo como no ano passado, até ver é até 30 de Abril.
Tens razão, eu quando se trata de silvas, arranco-as à mão. Já o resto (erva, mato, fetos) são cortados com motoroçadora, consoante o caso:
a) Se é para cultivar hortícolas num horizonte de 2 meses então é melhor cavar / lavrar a terra para enterrar tudo o que pode ser decomposto.
b) Se for para controlar o risco de incêndio, em terrenos de maior dimensão uso motoroçadora
c) Em terrenos de pomar, uso motoroçadora, mas arranco as raízes na área abaixo da copa das árvores. Os castanheiros mais velhos não necessitam de limpeza, pois a sombra e folhado inibem / limitam o crescimento de erva.

Regra geral, prefiro manter alguma erva, em vez de ter a terra despida ao Sol e ao vento / chuva, para evitar fenómenos de lixiviação. A médio prazo obtenho maiores benefícios ao nível de biodiversidade e fixação de nutrientes do subsolo.

Isto o que se vê de Trancoso para Espanha.
Consegue se ver nítidamente as serras com mais de 2500 metros de altitude perto de Madrid cobertas de neve .
As mais próximas estão mais perto de Cidade Rodrigo com altitudes de 1550 e 1800 metros mais ou menos

Anexos

• IMG_20250325_150028.webp
    IMG_20250325_150028.webp
    189.1 KB · Visto: 71
  • IMG_20250325_150057.webp
    IMG_20250325_150057.webp
    85.7 KB · Visto: 71