Esquece lá isso, pois agora é que o mato começa a crescer. Só chuva não é suficiente, mas com o sol que aí vem, vão explodir em altura.
O ano passado cortei tudo 3 vezes, este ano vou deixar crescer até á última semana limite do prazo. E depois corto novamente no final de maio. Assim poupo nas viagens, na moto roçadora, materiais e combustível. É de loucos..
Gosto de o fazer, pois liberta me do stress da semana de trabalho.
Olha um camarada

Estes últimos dias são incríveis, quase todas as primaveras tem uma semana assim, embora algumas de forma mais lenta e/ou tardia. Mas esta semana foi daquelas explosivas como se previa, tu também antecipaste.
Tem árvores que se nestes dias puserem uma camara a filmar em closeup dá para fazer um timelapse e ver coisas a crescerem em apenas um dia, dos rebentos ou gomos às folhas a crescerem em menos de um dia. É lindo e incrível.
Falta um termo para isto, para o "milagre" que acontece nestes dias, os anglosaxónicos tem o "spring bloom" mas que se refere mais a floração, etc.
Então é agora que tudo começou, pelo que no final deste mês os prazos normais não fazem sentido. Se por exemplo daqui a 2 semanas andar a limpar, estou convencido que as coisas crescem ainda mais intensamente devido a esse corte. Também tenho deixado sempre para Maio.
E os ultimos 2 anos foram terríveis, no norte e centro, muito chuvoso, mesmo limpando em Maio, no final de Junho e julho já cresceu bastante.
Este ano dada a variabilidade do nosso clima estava à espera que fosse mais seco mas mesmo tendo sido a norte e centro, acabou por chover bastante e será mais um ano da biomassa crescer efusivamente.
Vá lá que o ano passado adiaram o prazo, nos primeiros anos houve um claro alheamento da realidade lá no Terreiro do Paço.
Como em muitas coisas nas ciências da terra, não se regem por datas, não obedecem a calendários.
O ano passado houve uma senhora, CEO ou porta-voz duma dessas plataformas de contratações de serviços a escrever um artigo tipo "linkedin-ceos", em Junho (ou Julho?) que havia muitas contratações fora de época, dizia ela que era do não cumprimento das regras, de multas.
Não minha senhora, não foi por causa disso, foi porque as coisas que foram limpas no prazo legal inicial, depois em Junho já estavam enormes outra vez como se não tivessem sido limpas.
PS: Também gosto de fazer, é duro, mas ajuda a libertar stress do trabalho, dá uma curiosa sensação de bem estar. Tal como gosto imenso de plantar e podar, depois ver as coisas a desenvolver-se da forma que planeei, etc.
Última edição: