Seguimento Meteorológico Livre - 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Nada drámaticos para Portugal, estes títulos :rolleyes:

Ver anexo 18402

Ver anexo 18401

Não se despeça já da gabardina e das galochas. A chuva vai fazer um intervalo esta quinta e sexta-feira, mas voltará em força no fim de semana e logo com dois rios atmosféricos.

Vêm arrastados por tempestades explosivas, a Éowyn, primeiro, e a Floris, depois, que se formaram no Atlântico na sequência da corrente do forte jato polar que esta semana fez com que uma histórica massa de ar frio ártico afetasse o tempo nos EUA, com uma queda de neve incomum, que cobriu de branco praias do Texas até à Flórida e obrigou à posse indoor de Donald Trump.

Acho que de todas as notícias que tenho visto, as do Observador continuam a bater tudo e a contribuir para o drama, a tragédia e o horror. Já para não falar dos termos que utilizam. Rabos de tempestades?! :lol:
"Em Portugal, quer a Éowyn quer a Flóris, mais em concreto as frentes que as precedem e depois as que se lhe seguem (os rabos das tempestades), atingirão sobretudo o norte e centro do país e as ilhas dos Açores."

Depois temos isto: IPMA: avisos de mau tempo voltam na sexta-feira a todo o território. Completamente mentira, apenas quatro distritos estarão em aviso amarelo devido à precipitação e todos os do litoral devido a agitação marítima. Isto não é todo o território.

A nomeação de tempestades veio dar cabo disto tudo e agora também está na moda referir o termo "rios atmosféricos". Não se espera nada fora do comum, pelo contrário será uma situação banal em Portugal Continental com a passagem de uma superfície frontal associada a uma depressão atlântica, mas a comunicação social faz questão de espalhar o pânico agora sempre que está prevista chuva ou vento.

Para as Ilhas Britânicas está de facto prevista uma situação excecional com rajadas superiores a 200km/h. Não sei quais são os recordes por lá para se referir que vai ser a tempestade do século ou a mais forte dos últimos 100 anos.

Acho que de todas as notícias que tenho visto, as do Observador continuam a bater tudo e a contribuir para o drama, a tragédia e o horror. Já para não falar dos termos que utilizam. Rabos de tempestades?! :lol:

Pois eu já ouvi comentários hoje a dizerem que vêm aí, para amanhã, dois rios atmosféricos explosivos :confused: ( devem ter lido a notícia do observador).

Não vale a pena tentar explicar, porque se está na internet e nas notícias de tão reputados sites é porque é verdade :lmao:

Acabei por responder assim:

"É verdade sim senhor, o mundo vai acabar em Portugal, fujam enquanto puderem ... :lmao:

Última edição:
A última que me recordo, foi o Gong em Janeiro de 2013.
Lembro-me bem desse dia, foi dos temporais mais agrestes aqui na minha zona, até vi semáforos destruídos e derrubados tal era a força do vento :shocking:

Juntamente a essa, recordo-me da Stephany em Fevereiro de 2014 e uma outra em Dezembro de 2009.

"Em Portugal, quer a Éowyn quer a Flóris, mais em concreto as frentes que as precedem e depois as que se lhe seguem (os rabos das tempestades), atingirão sobretudo o norte e centro do país e as ilhas dos Açores."

Depois temos isto: IPMA: avisos de mau tempo voltam na sexta-feira a todo o território. Completamente mentira, apenas quatro distritos estarão em aviso amarelo devido à precipitação e todos os do litoral devido a agitação marítima. Isto não é todo o território.

A nomeação de tempestades veio dar cabo disto tudo e agora também está na moda referir o termo "rios atmosféricos". Não se espera nada fora do comum, pelo contrário será uma situação banal em Portugal Continental com a passagem de uma superfície frontal associada a uma depressão atlântica, mas a comunicação social faz questão de espalhar o pânico agora sempre que está prevista chuva ou vento.

Para as Ilhas Britânicas está de facto prevista uma situação excecional com rajadas superiores a 200km/h. Não sei quais são os recordes por lá para se referir que vai ser a tempestade do século ou a mais forte dos últimos 100 anos.
No Algarve, passamos a vida a levar com os rabos das mesmas, uma desgraça finalmente alguém com coragem para falar nos rabos da tempestade, este jornalismo vale ouro. :D

Esta notícia do Público é mais correcta, até porque tem explicações da meteorologista Ângela Lourenço:

No título da notícia é que não resistiram a assustar para chamar leitores: a tempestade NÃO passa por Portugal, senão até parece que andava para trás, "vai atingir a Irlanda" [amanhã] e depois vem a Portugal no fim-de-semana :huh:

Se o meu barlavento algarvio natal voltar a ter as ribeiras cheias de água prometo ir a pé todo nu até fatima
Tivesses dito Sotavento e a esta hora estavas tramado. :D

1737667147381.webp

Depois de vários dias de chuva e trovoada em Portugal Continental, prevê-se que, entre hoje e amanhã à tarde, o São Pedro dê uma 'folga'. Porém, como já se sabe, o mau tempo promete voltar com uma nova tempestade.

Tivesses dito Sotavento e a esta hora estavas tramado. :D
Eu vi algures, talvez no FB do jornal "Terra Ruiva", imagens da ribeira de Alcantarilha cheia de água... já conta como Barlavento, não?!

E continuam com estes títulos "dramáticos", impressionante, será que não sabem ler um comunicado? :rolleyes:

Vejam o pormenor, depois da depressão Garoe, como se a localização e intensidade da Garoe tivessem alguma coisa a ver com a Eowyn.

1737705153208.webp

1737705257342.webp

O comunicado do IPMA diz isto, não fala em nenhuma tempestade Eowyn com efeitos diretos em Portugal.

1737705337341.webp

Última edição:
Alguém me explica o que são "estilhaços" da tempestade Eowyn que chega hoje a Portugal? :scared:

Será por ser ciclogénese explosiva?

Explosão logo produz estilhaços, faz sentido... :rolleyes:

O IPMA falou em "estilhaços"? :lmao:

Os estilhaços, sobretudo se forem de vidro ou metais, podem, de facto, ser bastante perigosos.. :rolleyes:

1737713081270.webp

24/01/2025 09:18 h.

No entanto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que cá cheguem apenas 'estilhaços' da poderosa Eowyn e, principalmente, ao Litoral Norte do país, que foi colocado em alerta amarelo, devido às previsões de chuva, vento e agitação marítima forte.

Última edição:
Alguém me explica o que são "estilhaços" da tempestade Eowyn que chega hoje a Portugal? :scared:

Será por ser ciclogénese explosiva?

Explosão logo produz estilhaços, faz sentido... :rolleyes:

O IPMA falou em "estilhaços"? :lmao:

Os estilhaços, sobretudo se forem de vidro ou metais, podem, de facto, ser bastante perigosos.. :rolleyes:

Ver anexo 18428

24/01/2025 09:18 h.

No entanto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que cá cheguem apenas 'estilhaços' da poderosa Eowyn e, principalmente, ao Litoral Norte do país, que foi colocado em alerta amarelo, devido às previsões de chuva, vento e agitação marítima forte.

Vem aí artilharia da pesada e nem um bunker temos, sempre a mesma desgraça este país. :sad: