Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.
Aqui pelo Norte , vivemos um mês de março seco , poderá vir a ser um dos mais secos de sempre ( os modelos não vislumbram nada de consistente ) . Porem , também não me posso queixar muito , tendo em conta que por aqui o inverno nem foi muito mau .

No entanto , esta subida das temperaturas máximas e normal na transição inverno - primavera , não vem sol e calor a partir de agora , isto só la para julho ( pelo menos no Norte ) .

Mais para a frente haverá alternância de períodos mais quentes com períodos mais frios ( no ano passado ocorreu queda de neve já junho ia adiantado) e a chuva regressara , podendo instalar - se por períodos algo prolongados ( pode e não ser em grande quantidade , as previsões sazonais não estão famosas ) .

Alguém aqui no forum tem aquele vídeo que fizeram há alguns anos atrás do Hitler falando sobre as temperaturas em Serpa? :p
Gostava de revê-lo

Os modelos começam a delinear tempo bem quente para o fim do mês , de fazer inveja a muitos dias no verão . A seca não quer dar tréguas .
Um dia destes ainda vamos ter uma vaga de calor em janeiro .

Temos que nos resignar a um futuro quente , seco e sem neve . Aquecimento global não da hipótese .

PK1IaYp.jpg

Boas o que é aquela cena que esta rodeada?

Não se vislumbra a mudança deste padrão , e AA ate perder de vista , primavera com uma estabilidade digna dos potentes AA de janeiro ou agosto .

Ontem ainda se vislumbrava qualquer coisa la para a Pascoa , mas já começa a desvanecer - se , pois o AA e rei e senhor das nossas bandas .

• Gosto
Reactions: StormRic
Mas o que mais me espanta não e estar céu limpo por períodos algo prolongados , isso sempre aconteceu . O que mais me surpreende e a mudança climática que esta em curso e que nos esta a barahar . 2013 tive o verão mais quente de sempre , 2014 um dos mais chuvosos , setembro 2014 teve tempestades dignas de inverno com cheias , arvores derrubadas e chegou a chover 40 horas consecutivas. Novembro 2013 , em pleno outono , foi dos mais frios de sempre , a primavera do ano passado teve a meio uma grande vaga de calor e já quase em julho quase uma vaga de frio com neve nas serras do Norte .

E podia dizer muito mais , eu estava renitente mas agora também acho que esta em curso uma alteração climática. Não se sabe o que vem a seguir mas esta a ficar mais emocionante .

• Gosto
E podia dizer muito mais , eu estava renitente mas agora também acho que esta em curso uma alteração climática.

Mesmo assim, e sem querer pôr em causa a alteração climática cujos indicadores se vão acumulando, ao pesquisarmos bem para trás, nos registos do século passado ou até mais atrás, encontramos inúmeros episódios com acumulação de extremos e bizarrias climáticas que pôem as presentes na perspectiva mais correcta. A variabilidade interanual e intersazonal típica da nossa região surpreende-nos frequentemente, surpresa essa que se apoia sempre na memória curta que temos dos fenómenos atmosféricos.

S
Mesmo assim, e sem querer pôr em causa a alteração climática cujos indicadores se vão acumulando, ao pesquisarmos bem para trás, nos registos do século passado ou até mais atrás, encontramos inúmeros episódios com acumulação de extremos e bizarrias climáticas que pôem as presentes na perspectiva mais correcta. A variabilidade interanual e intersazonal típica da nossa região surpreende-nos frequentemente, surpresa essa que se apoia sempre na memória curta que temos dos fenómenos atmosféricos.

Sim , tambem pode ser algo que ocorre ciclicamente .

E podia dizer muito mais , eu estava renitente mas agora também acho que esta em curso uma alteração climática. Não se sabe o que vem a seguir mas esta a ficar mais emocionante .

O grande problema dos registos meterológicos, a meu ver, é que nunca são suficientes. Regemo-nos pela média de 30 anos. Se tivéssemos registos de 1000 anos também não seria suficiente. Porque o tempo há 5000 anos era diferente. A questão mais pertinente é: Quão depressa podem os padrões meterológicos mudar face a um determinado conjunto de circunstâncias?

Há uns tempos dei o exemplo do Bangladesh:

Global weather changes worsen this. Bangladesh’s average peak-summer temperature in May has climbed to 28.1 degrees Celsius (83 Fahrenheit) in 1990-2009 from 26.9 in 1900-1930, and could rise to 31.5 degrees in 2080-2099, World Bank data show. Average June rainfall has dropped to 467.1 millimeter from 517.5 in that time.

http://www.bloomberg.com/news/artic...ce-bangladesh-farmers-to-look-inland-for-jobs

Isto é uma mudança muito preocupante. É um dos locais mais densamente povoados no mundo.

Será que a mudança climática é gradual e mais leve ou uma acumulação gradual que se reflete numa mudança violenta no espaço de poucos anos/décadas? 30 anos na história da Terra é pouco mas 30 anos de seca na Califórnia destrói a sétima maior economia do mundo e implica o deslocamento forçado de dezenas de milhões.

Se tomarmos o caso dos vulcões, os padrões podem mudar muito rapidamente.

• Gosto
Previsão mensal do ipma deita por terra a possibilidade de chuva de jeito no melhor mês antes do verão : abril .

Com previsões de um verão quente , acho que começa a perspetivar - se um cenário de terror a vários níveis .

No site só se vê a de 2012. Onde está a de 2015?

Estado
Fechado para novas mensagens.