Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.
Deixemos o calor tórrido para a Europa Central, nós também precisamos de semanas frescas, daí existir uma média de temperatura. Estas semanas vão equilibrar os dias de calor.
Já está na média, mas toda a gente sabe que o verão só começa a partir de setembro e acaba em outubro :lmao:Para fresco já existe o inverno :cold:Depois vai haver tanta chuva que na tv só mostra pessoas a dizer que neste país chove a mais e nunca vi nada assim e já a não sei quantos anos que cá moro:1143:

• Gosto
Reactions: Miguel96 e CptRena
Sim será assim, o que é péssimo para quem gosta de calor como eu e para quem só está de férias agora, como eu. Chuva e frio, ainda teremos muitos meses pela frente para isso. Calor não. Espero mesmo que os modelos mudem as previsões.
Quanto aos fogos, não é o tempo que tem de se acomodar às nossas necessidades, nós é que nos temos de acomodar a ele. Só existe o problema dos fogos inteiramente por nossa culpa.

Última edição:
Quanto aos fogos, não é o tempo que tem de se acomodar às nossas necessidades, nós é que nos temos de acomodar a ele

Chuva e frio, ainda teremos muitos meses pela frente para isso. Calor não. Espero mesmo que os modelos mudem as previsões.

Conseguiste contradizer-te no mesmo parágrafo. Como é que ficamos, queres tempo personalizado ou ainda defendes a adaptação (forçada)?

Só existe o problema dos fogos inteiramente por nossa culpa.

Generalização errada. Mesmo que houvesse limpezas em massa continuariam a haver fogos. Haverão sempre áreas abandonadas e incêndios nas reservas naturais. E quando há pessoas que querem atear incêndios, eles surgirão. Mas tempo seco e quente é um dos principais fatores. Portanto, novamente, esta frase está errada.

Última edição:
Se a questão é apenas e só a acção humana, então não sei porque não há em Dezembro os mesmos incêndios que em Agosto, por exemplo. Eu não gosto de calor excessivo. Gosto de tempo frio e instável, mas parece-me que desejar calor em barda enquanto o país arde é de mau gosto e faz tanto sentido como dizer-se que se quer ver chover a cântaros ao mesmo tempo que se enfrentam cheias. É uma questão de bom senso.

Se a questão é apenas e só a acção humana, então não sei porque não há em Dezembro os mesmos incêndios que em Agosto, por exemplo.

Concordo com as outras afirmações mas esta interrogação tem uma resposta que já foi dada noutra mensagem. É quando está mais calor e mais seco que a ignição do coberto vegetal é mais fácil, como resultado de acção humana intencional ou negligente, ou muito mais raramente puramente acidental (como um veículo que se incendeia), e ainda mais raramente por causas realmente naturais (raios). Em Dezembro o coberto vegetal dificilmente arde pois está verde e húmido. Nos incêndios intencionais, o perpetrador do crime pretende a máxima eficácia do seu gesto criminoso e o risco mínimo de ser apanhado em relação às possibilidades de "sucesso" da sua acção, logo actua preferencialmente durante a estação e ocasiões de secura da vegetação, do ar, e de calor conjugado com vento, em resumo, verão e nunca ou muito raramente inverno. Fogo de artifício, uma fogueira mal apagada ou projecções de simples fogareiros (tudo devia ser proibido em qualquer meio natural) têm maior probabilidade de atear fogo à vegetação rasteira nas condições de verão referidas. Queimas de lixo, queimadas, até o acto de fumar perto de vegetação, seja ela qual fôr, tudo tem que ser eliminado, legislado e regulamentado com extrema dureza penal. É necessária muita vontade e coragem política para o fazer, a qual raramente existe em Portugal, e a que se diz que existe tem sempre outras razões de interesses por trás, é uma falsa coragem e falsamente desinteressada, como o é toda a actuação da maioria dos políticos.
Os incêndios geram pobreza e a pobreza gera incêndios, é um ciclo que levará o país à exaustão final da natureza e desertificação. O território já é um deserto disfarçado comparado com o que era há milénios, o solo exaurido, erodido, perdido, as espécies vegetais e animais e o equlíbrio extintos. As florestas substituídas por plantações de espécies arbóreas introduzidas de resinosas e de essências, explosivas perante o fogo.

Estes artigos devem ser lidos, por exemplo, entre muitos outros publicados ao longo dos tempos e das políticas, e arquivados no esquecimento:

http://www.publico.pt/opiniao/jornal/incendios-florestais-causas-e-consequencias-27044990

Causas de incêndios florestais em Portugal continental

Toda a informação está acessível online usando um motor de busca, estes são apenas dois artigos escolhidos entre os primeiros que aparecem.

O problema dos incêndios e da pobreza em Portugal estão interligados e são, obviamente, um problema político.

E esta estúpida lei referente a circulação de viaturas e até de pessoas durante a chamada fase crítica acho que só potencia ainda mais os pirómanos, pois assim andam a vontade, ah e também serve para caçar umas multas,

um pouco do que li num dos artigos anteriores, é aquilo que vejo quando ando dentro das matas e já referi num comentário anterior e a maior parte delas ( as que ando ) até são estatais, belo exemplo :mad:.

Muito gosta o GFS de fazer sonhar. :lol:

gfs-0-192.png

Porém até às 90h/80h não me fio. A atmosfera na Europa Central está muito dinâmica, baixas pressões a vaguear e zonal muito subida dada a presença do anticiclone escandinavo. Tudo isto fará com que a cada saída dos modelos tudo se altere quase totalmente até a uma distância temporal mais próxima.
Andam a vaguear aqui depressões agora, que é para depois no inverno vir o AAAA..... enfim

Andam a vaguear aqui depressões agora, que é para depois no inverno vir o AAAA..... enfim

Ainda nem ao Outono chegamos e já se está a "sentenciar" o próximo Inverno? :D

• Gosto
Reactions: MeteoAlentejo
Estado
Fechado para novas mensagens.