Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.
E impressão minha ou , de ano para ano , as estacoes do ano começam e acabam antes do tempo ?

Estaremos perante uma pequena e progressiva alteração climática no nosso pais ?

As estações do ano sempre foram irregulares, há semanas que caracterizam bem uma estação e outras que são anómalas. Mas generalizando não acho que comecem ou acabem cedo, acho que são apenas períodos de transição. O Verão não acabou só por causa destas temperaturas, ainda há de vir mais calor até Setembro.

Em relação à alteração climática, sim isso já se vai notando progressivamente, mas é lenta.

• Gosto
Reactions: Pedro1993
O problema dos incêndios e da pobreza em Portugal estão interligados e são, obviamente, um problema político.

É mais a cultura dos portugueses do que culpa dos políticos. Ou o desgraçado que vai atear fogo às 3 h da manhã, está a pensar no político ou está a agir porque é simplesmente uma pessoa sem cultura, sem civismo, para não dizer outra coisa.

Quanto ao tempo, em Agosto e reclamam por calor, vejam lá se não levam com calor até Outubro como no ano passado e depois reclamam que não chove, depois reclamam que não nevou, depois reclamam que está seca, depois reclamam que choveu demais, depois reclamam que não faz frio. :D Depois, ao fim de 1 ano, vamos ver e dava para escrever um livro de reclamações. :D :lol:

E impressão minha ou , de ano para ano , as estacoes do ano começam e acabam antes do tempo ?

Também tenho reparado nisso, mas sempre fui da opinião que os solstícios e equinócios deveriam marcar o meio das estações, e não o seu início. No calendário pagão Lammas teve o seu início em 1 de Agosto, o que a grosso modo pode significar o início do Outono. Numa perspectiva mais matemática, o Outono poderia iniciar-se na segunda semana de Agosto.
Para a semana os modelos dizem que o calor retorna e ninguém mais pensa nisso, mas não serão estes altos e baixos os primeiros indícios da mudança de estação?

• Gosto
Reactions: james
Também tenho reparado nisso, mas sempre fui da opinião que os solstícios e equinócios deveriam marcar o meio das estações, e não o seu início. No calendário pagão Lammas teve o seu início em 1 de Agosto, o que a grosso modo pode significar o início do Outono. Numa perspectiva mais matemática, o Outono poderia iniciar-se na segunda semana de Agosto.
Para a semana os modelos dizem que o calor retorna e ninguém mais pensa nisso, mas não serão estes altos e baixos os primeiros indícios da mudança de estação?

Se formos pela climatologia, Verão é considerado nos meses de Junho, Julho e Agosto. Portanto, a 1 de Setembro já entramos no Outono climatológico.

• Gosto
Reactions: StormRic e Névoa
StormRic, é claro que a tua explicação é óbvia. O que pretendia dizer com a minha observação Lapalissiana era que a meteorologia não é uma questão indiferente no que aos Incêncios diz respeito, sejam eles resultado de actos criminosos ou não.

• Gosto
Reactions: StormRic
Espero bem que o tempo volte a aquecer, já não me lembrava dum Agosto tão fracote por aqui. Quero calor.

Onde estiveste nos últimos 5 anos? É que nos últimos 5 anos tiveste no Litoral Norte 3 verões frescos e humidos. Aliás este Verão apesar até tem sido mais quentinho que Verões anteriores, basta consultar o tópico Pânico no Verão inexistente deste fórum para se constatar isso mesmo. Mas o que dizes também é verdade parece que existe uma barreira no calor extremo no Litoral Norte tem passado tudo ao lado para o interior e para Espanha. Há regiões na Europa Central que este ano têm goleado o Litoral Norte português em matéria de calor nesteVerão.Houve muita parra e pouca uva em relação a este Verão no Litoral português já em praticamente no resto da Europa já não se pode dizer o mesmo.

• Gosto
Reactions: rbsmr

Não me parece o Litoral Norte e o Interior serrano tem frescura e algum frio no Verão principalmente em Agosto as médias e as normas refletem isso.
Em 2013 tiveste dos Invernos mais rigorosos e chuvosos em grande parte do país por exemplo com dias de chuva praticamente seguidos durante meses. Eis um exemplo recente de um Inverno à antiga. O que acontece é que actualmente queixamos nos de tudo se no Litoral Norte chover 800 mm num ano hidriologico já é um pânico.

Última edição:
há dois anos tivemos dos Invernos
é o costume....
Há dois anos tivemos dos Invernos mais chuvosos e rigorosos em grande parte do território nacional. Agora se espera que no baixo Alentejo ira ser varrido por depressões e irá ter 1000mm de chuva ai claro que só uma vez de dez em dez anos. Por vezes o que acontece nestes foruns é vermos alguem do Alto Minho a comentár com alguem do Algarve ou do Baixo Alentejo como tivessem na presença da mesma realidade climática. Acho que dos grandes problemas dos portugueses quando falam de meteorológia é esse falam como o país tivesse todo o mesmo tipo de clima quando no fundo acontece exactamente o oposto.

• Gosto
Reactions: james
Bem, Não sei se é por ser ano de El Niño, mas o que é certo é que isto não é muito comum, pelo menos com esta composição! AA e a depressão da Islândia lado a lado Damm estão os dois bem colados a Norte...
Com esta composição, para os Açores chove muito, devido ao bloqueio acontecer mais ou menos nessa área geográfica, agora Portugal continental já não sei se terá grande sorte....
1fad639ddacf65f5dfdad32685ce03fc.jpg

Talvez possa dar umas boas trovoadas por cá, mas isto é mais esperança do que certeza...

Tenho andado a observar isso ultimamente. O deslocamento do AA para norte neste caso irá favorecer o mergulho de depressões provindas de N/NE. Esse deslocamento já me parece garantido, agora quanto às depressões tudo dependerá da zonal a oeste do AA, que se estagnasse a oeste dos Açores era o ideal para termos uma boa cut-off em Portugal continental. Cenário modelado pelo Ensemble 18z:

gens-0-1-168.png

Caso a zonal avance demasiado para este, acabaríamos por não ter nada de especial, como mostra o GFS na run das 18z.

gfs-0-168.png

A 168h isto vale apenas para avaliar tendências, e infelizmente para ter cá um evento destes é preciso os astros se alinharem. :D

Última edição:
Um dos métodos pessoais que eu costumo , já a muitos anos , utilizar (e sem qualquer base cientifica , apenas pessoal ) para avaliar se o verão ainda vai durar ou se o outono se aproxima , e observar a azáfama / velocidade das formigas . Tenho observado , já a anos , que o aparecimento de filas de formigas , a sua azáfama e velocidade e a tentativa de entrar dentro das casas aumenta quando já não falta muito para surgirem as primeiras tempestades de outono . Notei que esse bulício das formigas aumentou na semana passada .

No ano passado , aumentou logo no inicio de agosto , prenuncio do que viria a ser o mês de setembro extraordinariamente chuvoso que tivemos .

Parece que a chuva se foi depois dos modelos estarem interessantes, parecia que vinham aí uns dias de chuva mas afinal... :facepalm::(
Setembro na minha opinião é dos meses mais indefinidos do nosso clima tanto podemos ter um mês de verão como ser um mês de outono, lá diz o ditado: "Setembro seca as fontes ou leva as pontes".
Era importante a chuva não demorar a cair dada a situação de seca em que nos encontramos principalmente no centro e sul.

Estado
Fechado para novas mensagens.