MeteoAlentejo
Cumulonimbus
já não tenho esperança que a instabilidade do fim-de-semana venha a ocorrer... estamos condenados à secaFoi o que disse mais acima... Está previsto alguma instabilidade mais para o final da semana.
já não tenho esperança que a instabilidade do fim-de-semana venha a ocorrer... estamos condenados à secaFoi o que disse mais acima... Está previsto alguma instabilidade mais para o final da semana.
Vamos ver... Eu tenho sempre esperança nas previsões. Desde que apareçam algumas nuvens já fico contente, sempre dá para tirar algumas fotos e fazer uns time-lapse!já não tenho esperança que a instabilidade do fim-de-semana venha a ocorrer... estamos condenados à seca
Houve em Abril mas foi fraquíssimo!! Como já disse, no ano passado houve em janeiro, maio, junho e setembro ( são os que me lembro)Que me recorde em Lisboa já houve trovoada este ano...
Na minha zona (não em Lisboa porque só tou cá para trabalhar durante a semana) no Alentejo, passam todas ao lado. É impressionante quando raramente surgem trovoadas são sempre na mesma linha e nos mesmos locais, e quando passa algo perto é sempre uma ponta. Só nos resta ver as trovoadas a passar por Espanha ou para lá de Beja.
Dizem os antigos que o granito existente nas terras desta zona afastam as trovoadas...
A percepção que eu tenho (portanto é falível) é de que trovoadas em Lisboa e arredores são mais comuns em situações de entradas de SW e pós-frontais,Houve em Abril mas foi fraquíssimo!! Como já disse, no ano passado houve em janeiro, maio, junho e setembro ( são os que me lembro)
Em comparação com o ano passado, este ano está super monótono e não percebo porquê...
Talvez seja a brisa marítima que não favorece a sua formação...
O que mais me irrita é que as células passam por todo o país e quando chegam a lisboa dissipam-se...
Teremos mais sorte, com certeza
Concordo! No ano passado foi assim. Apareceram células com deslocamento Sul - Norte, que nasciam a sudoeste do cabo de são vicente, e que traziam umas belas trovoadas para o litoral. E acho que o inverno extremamente seco influenciou a falta de trovoada.A percepção que eu tenho (portanto é falível) é de que trovoadas em Lisboa e arredores são mais comuns em situações de entradas de SW e pós-frontais,
logo os meses de verão parecem-me ser os menos propícios à ocorrência de trovoadas em Lisboa.
Nota ainda que vivi 12 anos em Lisboa (entre 2000 e 2012 no meio da cidade) e a ideia que tenho é que de novembro a maio ocorrem com mais facilidade.
Nota também, para definirmos Lisboa, estou a falar da cidade, não da zona que compreende Lisboa até Sintra.
E normalmente é só o alentejo e o interior norte que levam com trovoada...No ano passado , na minha região , setembro e outubro foram memoráveis . Foram 2 meses com trovoadas quase constantes , cheguei a ter dias com forte trovoada de noite e ao fim da tarde .
E 2013 também não foi mau , nada que se compare com 2014 .
A ideia que eu tenho e que a distribuição de trovoadas e muito irregular , anos quase sem trovoadas e outros com muita .
Concordo, mais recentemente o melhor ano de trovoadas foi em 2011 principalmente em Abril e Maio houve bastantesQue me lembre os melhores anos de trovoada foram 1996, 1997, 2000, 2001, 2006, 2007 e 2011.
E 2014? Aqui foi incrível!!! Choveu tanto granizo em Janeiro que pensava que estava a alucinarQue me lembre os melhores anos de trovoada foram 1996, 1997, 2000, 2001, 2006, 2007 e 2011.
E 2014? Aqui foi incrível!!! Choveu tanto granizo em Janeiro que pensava que estava a alucinar
Pois...aqui também em maio e junho houve convecção. E também não me lembro de 2013 mas pronto espero que outubro se esmereSim é verdade, mas 2014 salvou-se apenas pelo mês de Setembro e pelo dia 17 de Janeiro...de resto também foi fraquinho.
a instabilidade prevista para este fim de semana pode ser um sinal de mudança... esta semana é o são Mateus e aqui na zona costuma-se dizer "Águas verdadeiras pelo são Mateus as primeiras"Pois...aqui também em maio e junho houve convecção. E também não me lembro de 2013 mas pronto espero que outubro se esmere