Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.
Que o Sul precisa de chuva, é um facto.
Mas em Setembro abaixo de Coimbra/Leiria, é normalissimo ser um mês de muito pouca precipitação.
E mesmo em Outubro, quantas vezes, a primeira quinzena é seca... Na maior parte dos anos.
É a minha percepção.
A média mensal de precipitação no Sul para o mês de Setembro deve ser olhada com cuidado. Porque parece que até chove alguma coisa, mas essa média é feita de muitos anos que chove muito pouco, e depois temos outros que chove 30/40 mm em 2 dias, chuva forte convectiva, que faz subir a média mensal dos últimos 30 anos.
Mas claramente é normal ter-se anos em que a pouca precipitação do Verão se estende até meados de Outubro no Sul.

Para vocês o que é normalissimo é o sol e calor para o alentejo, portanto estou a ver que cair chuva no alentejo não é normal em qualquer parte do ano, poupem-me, portanto acham que levar calor e sol desde março também é normal? e os invernos dos ultimos anos secos também é normal? A normalidade para voçês para o sul é o calor.

Para vocês o que é normalissimo é o sol e calor para o alentejo, portanto estou a ver que cair chuva no alentejo não é normal em qualquer parte do ano, poupem-me, portanto acham que levar calor e sol desde março também é normal? e os invernos dos ultimos anos secos também é normal? A normalidade para voçês para o sul é o calor.
O alentejo tem levado com mais chuva do que em Lisboa desde que 2015 começou. Não haver chuva, desde Abril, em Lisboa e todo o litoral a sul do sistema montejunto-estrela não é normal...
No alentejo é normal haver aguaceiros e até trovoada.
Por isso é errado dizerem que o normal é o calor.

Claro. Mas o problema da seca nunca é(ou muito raramente) resolvido nestes meses de Verão e início de Outono. Os meses de precipitação são de Outubro/Novembro a Abril/Maio.
É esperar que o Outono/Inverno seja bom.
Setembro,Outubro e Novembro de 2014 foram chuvosos e Abril de 2015 também, se não tivesse chovido nesses meses da maneira que choveu, estávamos bem pior...esperemos que venham cut off's pois não é com frentes que acumulam meia dúzia de mm que o sul e maior parte do centro se safa da seca

• Gosto
Reactions: guisilva5000
O alentejo tem levado com mais chuva do que em Lisboa desde que 2015 começou. Não haver chuva, desde Abril, em Lisboa e todo o litoral a sul do sistema montejunto-estrela não é normal...
mas este ano nem isso tem acontecido, é só calor e sol desde março (com exceção de abril) é normal haver sol e calor no Alentejo mas só entre Junho e boa parte de setembro... se o calor continuar por outubro adentro já não sei o que dizer

• Gosto
Setembro,Outubro e Novembro de 2014 foram chuvosos e Abril de 2015 também, se não tivesse chovido nesses meses da maneira que choveu, estávamos bem pior...esperemos que venham cut off's pois não é com frentes que acumulam meia dúzia de mm que o sul e maior parte do centro se safa da seca
Abril de 2015 não foi chuvoso ficou dentro da média

• Gosto
Reactions: joralentejano
Há zonas no alentejo onde chove mais do que em Lisboa...

• Gosto
mas este ano nem isso tem acontecido, é só calor e sol desde março (com exceção de abril) é normal haver sol e calor no Alentejo mas só entre Junho e boa parte de setembro... se o calor continuar por outubro adentro já não sei o que dizer
Sim eu sei! Mas no alentejo tem chovido mais que em Lisboa desde Abril, por causa dos aguaceiros e da convecção que normalmente acontece. Lisboa só leva com chuviscos no máximo dos máximos

Sim eu sei! Mas no alentejo tem chovido mais que em Lisboa desde Abril, por causa dos aguaceiros e da convecção que normalmente acontece. Lisboa só leva com chuviscos no máximo dos máximos
por aqui este verão só me lembro de 2 trovoadas...e foram secas...

Em Portalegre acho que é menos normal haver convecção que no alentejo e interior norte. Pelo menos não me lembro de ver relatos de aguaceiros e trovoadas por aí
Olha que dantes Portalegre era acertada em cheio com grandes trovoadas devido á serra... agora é que já não... resumindo á uns anos para cá nada tem sido normal

• Gosto
Reactions: manelmeteo
Estado
Fechado para novas mensagens.