Ainda não acabou...Este evento já deu o que tinha a dar, e mais uma vez não foi nada de especial 1,1mm acumulado hoje
Esses 53mm em Coimbra correspondem à estação de São Martinho, que nos últimos eventos tem registado sempre valores muito superiores aos das outras estações da zona. Provavelmente, tem lixo nas conchas do pluviómetro e por causa disso está a registar precipitação a mais.Centro
No Centro, Castelo Branco e serras a acumularem bem com a passagem da linha de instabilidade, já para o litoral só algumas estações é que choveu violentamente, valor de Coimbra está em 1º nos acumulados.
Ah, então assim foi mesmo uma estação de Lisboa que fica no top 1Esses 53mm em Coimbra correspondem à estação de São Martinho, que nos últimos eventos tem registado sempre valores muito superiores aos das outras estações da zona. Provavelmente, tem lixo nas conchas do pluviómetro e por causa disso está a registar precipitação a mais.
A EMA de Coimbra, Bencanta, que até fica na mesma freguesia, acumulou 41,8mm.
O grande problema é a raridade desse tipo de eventos...Lisboa já costuma ser um íman para este tipo de coisas, voçês (lisboetas) queixam-se muito, mas a verdade é que muitas células se formam aí mesmo em cima, ou então quando vêm do mar atinge com frequência e em cheio em Lisboa. O caso de ontem, a minha análise é que parece que o Tejo teve bastante influência nas formações, reparem que nas imagens de radar, houve uma célula que nasceu mesmo por cima do Tejo. Posso estar aqui a dizer uma asneirada mas não me parece coincidência.
Se a fruta tivesse sido grande é que era motivo para falar, mas como a fruta durou tão pouco tempo em comparação ao tempo de seca... só resta esperar por mais. Até porque... esta semana tem sido toda ela quente, abafada... basicamente como a minha mãe diz o tempo está mono. E é só isso, porque estar a fazer uma festa por vir aí "chuva", quando na verdade ela vem, descarrega bem um dia ou dos, depois estão 20 e tal graus durante outros 2 ou 3 dias.Tem piada que amanhã até vai chover e ninguém fala acerca disso. A fruta tem sido tão grande no sul que já nem ligam a um dia normal de chuva
Se a fruta tivesse sido grande é que era motivo para falar, mas como a fruta durou tão pouco tempo em comparação ao tempo de seca... só resta esperar por mais. Até porque... esta semana tem sido toda ela quente, abafada... basicamente como a minha mãe diz o tempo está mono. E é só isso, porque estar a fazer uma festa por vir aí "chuva", quando na verdade ela vem, descarrega bem um dia ou dos, depois estão 20 e tal graus durante outros 2 ou 3 dias.
Realmente também estava à espera de boas novidades por aqui, mas anda tudo tão calado... e eu pelo que vi no windguru, amanhã é dia de chuva e terça-feira também, mas não será nada de especial.
Pluviometros bem "aconchegados" até às 20h de hoje, visão geral do território.
Não digo que vá mal assim, mas isso é no Algarve e o Alentejo não tem sido bem assim.Atenção: os valores dos acumulados do mês no Algarve até já ultrapassam os valores normais em alguns locais. Não desejes outro 1989 (ou 88, ou 87, ou 96 até, já sem falar em 49)
A seca vai sendo desagravada gradualmente, esperar que seja cancelada em poucos dias ou mesmo num mês é desejar chuvas tão torrenciais que causam prejuízos piores do que a seca, nomeadamente a remoção de solo, queda de árvores, danos em estruturas, acidentes pessoais. Por mim vai muito bem assim, aos poucos com regularidade.