Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.
Até sou capaz de concordar contigo em certos pontos, @Iceberg mas noutros nem tanto e passo a explicar porquê:
- Sempre que só chove no sul, os do norte reclamam que o sul é que tem a festa toda. Afinal também reclamam da seca ou não?
- Na escola também aprendi que quanto maior é a seca, essa funciona como repelente da chuva... agora se isso é certo ou não, não faço ideia, a verdade é que o @Vince já explicou o porquê.
- O constante ataque ao sul é por reclamarmos que não chove, como é óbvio temos que reclamar ou não? Há campos de cultivo, animais e afins que necessitam de água. Nós necessitamos de água, logo, temos que reclamar de não sermos beneficiados com isso, apesar de ninguém mandar na meteorologia. Ah e tal mas chove no sul, pois chove, mas o sul não é só o Algarve e lá até pode chover, mas a Serra de Monchique grande parte das vezes faz de travão, manda tudo para Espanha ou de novo para o mar... mais acima está quieto. Se vem de Espanha, passa a fronteira e grande parte das vezes morre logo. Se vem pelo litoral, falando especialmente da zona de Milfontes, etc., chega aqui a esta Serrazita de 300 e poucos metros (Cercal), esbarra e custa a passar (exemplo disso foi a noite de ante-ontem em que estava a chover bem em Milfontes e 30km para lá da Serra nada, céu praticamente limpo.
- Durante o verão, o norte reclama que chove e faz vento, que não parece verão. Nós nem abrimos o bico, porque verão sempre foi sinónimo de 35ºC/40ºC, nos últimos 3/4 anos as temperaturas baixaram bastante. No inverno, que é sinónimo de chuva, o norte reclama que quer neve, nós reclamamos que queremos chuva, claro.

O que é que eu concluo deste meu discurso? Que nenhum de nós está bem com aquilo que tem.:lol:
:viva::viva::viva::viva:
Falta referir que o pessoal de Lisboa se queixa pela falta de trovoadas!! :D

• Gosto
Reactions: vamm e TiagoLC
Até sou capaz de concordar contigo em certos pontos, @Iceberg mas noutros nem tanto e passo a explicar porquê:
- Sempre que só chove no sul, os do norte reclamam que o sul é que tem a festa toda. Afinal também reclamam da seca ou não?
- Na escola também aprendi que quanto maior é a seca, essa funciona como repelente da chuva... agora se isso é certo ou não, não faço ideia, a verdade é que o @Vince já explicou o porquê.
- O constante ataque ao sul é por reclamarmos que não chove, como é óbvio temos que reclamar ou não? Há campos de cultivo, animais e afins que necessitam de água. Nós necessitamos de água, logo, temos que reclamar de não sermos beneficiados com isso, apesar de ninguém mandar na meteorologia. Ah e tal mas chove no sul, pois chove, mas o sul não é só o Algarve e lá até pode chover, mas a Serra de Monchique grande parte das vezes faz de travão, manda tudo para Espanha ou de novo para o mar... mais acima está quieto. Se vem de Espanha, passa a fronteira e grande parte das vezes morre logo. Se vem pelo litoral, falando especialmente da zona de Milfontes, etc., chega aqui a esta Serrazita de 300 e poucos metros (Cercal), esbarra e custa a passar (exemplo disso foi a noite de ante-ontem em que estava a chover bem em Milfontes e 30km para lá da Serra nada, céu praticamente limpo.
- Durante o verão, o norte reclama que chove e faz vento, que não parece verão. Nós nem abrimos o bico, porque verão sempre foi sinónimo de 35ºC/40ºC, nos últimos 3/4 anos as temperaturas baixaram bastante. No inverno, que é sinónimo de chuva, o norte reclama que quer neve, nós reclamamos que queremos chuva, claro.

O que é que eu concluo deste meu discurso? Que nenhum de nós está bem com aquilo que tem.:lol:

Caro vamm,

Obrigado pelo teu comentário, que apreciei e com o qual concordo genericamente.

Apenas algumas notas:

- quando chove no sul, eu nunca reclamo da vossa festa, até porque apenas chove por aí algumas vezes e não muitas vezes;

- «quanto maior é a seca, essa funciona como repelente da chuva», nunca tinha lido esta observação, podes detalhar um pouco mais?

- sem dúvida, a água é muito necessária, e desejo que o sul, e em especial o Algarve não venha de facto a tornar-se no futuro uma extensão do norte africano;

- e, tens razão, nos fóruns reclama-se muito, e então no Verão de facto os nortenhos queixam-se muito da falta de calor e ausência de nortada, mas esquecem-se que o típico verão do norte/litoral é maioritariamente com temperaturas frescas, nortadas, nevoeiros e alguns chuviscos.

Abraço.

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Julgo que todos sempre aprendemos nos bancos da escola, que no nosso país o norte é mais chuvoso e o sul é mais seco. Sempre assim foi, dada a maior influência oceânica no norte e a maior proximidade africana no sul.

Por isso, não entendo esta constante lamentação pela falta de chuva no sul do nosso território.

Ou talvez perceba…

Existiu ali uma fase, talvez pelos anos 90, quando se começaram a notar algumas alterações, não no clima, mas no clima que nós, nas nossas curtas vidas terrenas, experimentámos, e que se traduziam de facto nalgumas depressões que iniciavam a incursão no nosso território pelo sul, progredindo para o centro e mais tarde chegando ao norte. Quem não se lembra dessas previsões, que davam períodos de chuva no sul, progredindo para norte ao longo do dia. Existiu ali uma fase de alguns anos em que isso sucedia com maior frequência.

Talvez os que hoje se lamentam pela falta de chuva no sul face ao norte (supostamente sempre beneficiado pela precipitação), tenham presente nos seus registos de memória, ainda que de forma subconsciente, esses tempos mais «molhados» nas terras do sul de Portugal.

Mas o que nos ensinaram sempre nos «manuais» foi mais chuva a norte, mais seco a sul…o que não significa que num futuro (que já não poderemos testemunhar) não se verifique o inverso… afinal, o grande Sara já foi verdejante e húmido…

É importante referir que neste momento o Centro e Sul ainda está a recuperar de uma grande seca, por isso a malta "chora" pela chuva mais do que o habitual. ;)

Eu não me queixo do que tenho aqui em Braga, como nunca me queixei nos 5 anos que vivi em Tomar ou nos 6 anos que vivi no Alentejo.

A metereologia é como é e não podemos alterar nada relativamente a chover mais no Norte do que no Sul e no Sul ser mais quente no Verão que no Norte.

Uma coisa tenho noção..desde que ando neste fórum, que quem se lamenta são quase sempre os mesmos. Às vezes com razão e outras vezes sem razão. Queixam-se por antecipação, queixam-se por saídas de modelos de distâncias de meses e semanas, queixam-se mesmo que as médias estejam dentro do normal, ou o AA anda perto, simplesmente queixam-se...a minha filtragem é simples primeiro olho para o nome de quem escreve e só depois é que vou ler o que esse forista escreve, para não cair no erro de ler o muro das lamentações.

Curiosamente existem foristas que só escrevem para se lamentar que não chove e depois desaparecem quando chove regressando quando deixa de chover, para fazer a análise catastrófica dos modelos com seca interminável.

Uma coisa é certa, depois de os moderadores "darem tanto na cabeça" ao pessoal aqui do fórum, parece que começaram a perceber que por mais descabido que as queixas possam ser existem tópicos certos para as fazer como este e tópicos para análises com cabeça tronco e membros.

Última edição:
Convém referir que nem só as oscilações periódicas na precipitacao ou o aquecimento global ( de forma indireta) contribuem para a desertificação.

A acção humana direta também influência ( e muito) a aceleração da desertificação de determinada área.

Da mesma forma que se crê que no antigo Sara, a utilização excessiva dos solos com a pastorícia acelerou a erosão, no sul da Península Ibérica tem sido cometidos demasiados erros para regiões onde chove poucas vezes ( utilização excessiva dos solos com culturas que exigem muita água, utilização de água em excesso, desarborização, campos de golf, betonizacao de áreas férteis), estás questões tem que ser encaradas como sérios problemas, porque senão, de futuro até podem vir cut - offs com frequência, mas se continuar a chover o mesmo número de dias por ano e estes problemas não forem travados, continuará o processo de desertificação.

:viva:
Falta referir que o pessoal de Lisboa se queixa pela falta de trovoadas!! :D
Eu desejo que elas nem apareçam, portanto, fiquem com elas todas ou então pede ali ao pessoal de Évora que as encaminhe, que lá normalmente elas têm íman :lol:

Caro vamm,

Obrigado pelo teu comentário, que apreciei e com o qual concordo genericamente.

Apenas algumas notas:

- quando chove no sul, eu nunca reclamo da vossa festa, até porque apenas chove por aí algumas vezes e não muitas vezes;

- «quanto maior é a seca, essa funciona como repelente da chuva», nunca tinha lido esta observação, podes detalhar um pouco mais?

- sem dúvida, a água é muito necessária, e desejo que o sul, e em especial o Algarve não venha de facto a tornar-se no futuro uma extensão do norte africano;

- e, tens razão, nos fóruns reclama-se muito, e então no Verão de facto os nortenhos queixam-se muito da falta de calor e ausência de nortada, mas esquecem-se que o típico verão do norte/litoral é maioritariamente com temperaturas frescas, nortadas, nevoeiros e alguns chuviscos.

Abraço.

*Cara, sff :D

Atenção que eu falei do Norte em geral, não foi para ninguém em específico. E porquê? Porque nos últimos dois ou três fins-de-semana agendaram sempre aqui para baixo qualquer coisa que tem vindo de Sul para Norte ou só até ao Centro, então lá vêm sempre os mesmos, como diz o @boneli, reclamar ou mandar a posta de que os do sul têm sempre a festa toda (isto é uma piada, certo? "sempre"? Não devo morar cá, só pode).

«nunca tinha lido esta observação, podes detalhar um pouco mais?»
Até podia detalhar, mas não estou certa se tinha algo a ver com a humidade nos solos/calor nos solos... bom, qualquer coisa assim. Confesso que não prestei muita atenção a isso na altura, mas a verdade é que até os mais velhos comentam isso às vezes ("com uma seca destas é normal que não chova" e coisas do género).

Eu desejo que elas nem apareçam, portanto, fiquem com elas todas ou então pede ali ao pessoal de Évora que as encaminhe, que lá normalmente elas têm íman :lol:

*Cara, sff :D

Atenção que eu falei do Norte em geral, não foi para ninguém em específico. E porquê? Porque nos últimos dois ou três fins-de-semana agendaram sempre aqui para baixo qualquer coisa que tem vindo de Sul para Norte ou só até ao Centro, então lá vêm sempre os mesmos, como diz o @boneli, reclamar ou mandar a posta de que os do sul têm sempre a festa toda (isto é uma piada, certo? "sempre"? Não devo morar cá, só pode).

«nunca tinha lido esta observação, podes detalhar um pouco mais?»
Até podia detalhar, mas não estou certa se tinha algo a ver com a humidade nos solos/calor nos solos... bom, qualquer coisa assim. Confesso que não prestei muita atenção a isso na altura, mas a verdade é que até os mais velhos comentam isso às vezes ("com uma seca destas é normal que não chova" e coisas do género).

Eu por acaso andei a falar da instabilidade no Sul, mas nunca em modo de reclamação.

Mandei uma posta sobre as trovoadas que Lisboa tem tido mas sempre em tom de brincadeira e no tópico apropriado, não sei de que membros falas. :D

O Sara já teve algumas extensões de savana e alguma chuva em zonas mais centrais, que agora são desérticas, nunca foi propriamente uma floresta verdejante com muita água.
Eu tenho lido sobre este assunto aqui e ali, acho que o Saara foi verde por algum tempo, num passado relativamente recente (que os nossos antepassados muito longínquos teriam testemunhado), mas que antes disso era um deserto e que voltou a sê-lo. Salvo erro, a wiki diz que o AA teria sido responsável pela sua desertificação (desculpem estar a falar de memória sem poder confirmar com citações o que digo), mas se este já era um deserto antes isso não bate muito certo.
Havia lá uma árvore antigamente, a única que restou e que resistiu a tudo por um tempo enorme, mas que teve o seu fim atropelada por um motorista bébado, que foi de encontro à unica árvore que havia em centenas de quilómetros. Enfim.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000 e vamm
(...) mas a verdade é que até os mais velhos comentam isso às vezes ("com uma seca destas é normal que não chova" e coisas do género).
:lol: Assim algo deste género, certo? :D
g9EmvkR.jpg

Fonte

Também me vou lamentar: pá, quero trovoadas! Já nem me lembro da última vez que ouvi uma! :D

Eu tenho lido sobre este assunto aqui e ali, acho que o Saara foi verde por algum tempo, num passado relativamente recente (que os nossos antepassados muito longínquos teriam testemunhado), mas que antes disso era um deserto e que voltou a sê-lo. Salvo erro, a wiki diz que o AA teria sido responsável pela sua desertificação (desculpem estar a falar de memória sem poder confirmar com citações o que digo), mas se este já era um deserto antes isso não bate muito certo.
Havia lá uma árvore antigamente, a única que restou e que resistiu a tudo por um tempo enorme, mas que teve o seu fim atropelada por um motorista bébado, que foi de encontro à unica árvore que havia em centenas de quilómetros. Enfim.
Errata: a wiki não diz que o AA foi o responsável pela desertificação do Saara, mas sim que

A secura do deserto do Saara e dabacia mediterrânea é devido a subsidência do ar no sistema.

E afirma que

Os seres humanos vivem na extremidade do deserto há quase 500 mil anos. Durante a última glaciação, o deserto do Saara foi mais úmido (como o Leste africano) do que é agora, e já possuiu densas florestas tropicais. Seu clima era tão diferente que recentes estudos revelaram que o Rio Nilocorria antigamente para o Oceano Atlânticoem vez de desaguar no mar Mediterrâneo. Uma mudança de poucos graus[3][4] no eixo de rotação terrestre causou, há cerca de 10 mil anos, uma grande transformação climática gerando o Saara.

Por outro lado, acho certas frases da wiki bem confusas, como

Ao redor de 2 500 a.C., as monçõesrecuaram para o sul onde está hoje,[12] que conduziram a desertificação do Saara. O deserto está atualmente árido na forma que o conhecemos hoje há aproximadamente 13.000 anos.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Anticiclone_dos_Açores

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Deserto_do_Saara

Agora não posso procurar por fontes, mas pelo menos o deserto do médio oriente tem que ser bem mais antigo que 13000 anos, e já li sobre isso quando pesquisava sobre a origem do gato doméstico (13000 anos é muito pouco para este efeito). Depois procuro por outras fontes, então.

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.