Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.
Pior, não é, os avisos serem laranjas ou vermelhos, pior mesmo, é que, pelo menos, aqui em Olhão, ninguém limpou nada, o alerta da ANPC saiu a poucas horas atrás, é fim de semana. :rolleyes: Na última vez, caíram cerca de 20 mm por aqui, o túnel encheu e algumas casas entrou água e levaram 1 dia para reabrirem o túnel ao trânsito. O que pode salvar amanhã, é as horas em que está previsto ocorrer mais precipitação é a baixa-mar, que é sempre bom, mas não resolve tudo. Vamos supor que vai cair essa quantidade prevista pelo GFS, metade de Olhão fica inundado, onde moro é a descer por isso não há água que chegue aqui. Eu moro a 1 km do túnel e a água que corre aqui, vai parar lá dentro. Só para terem uma ideia. :D Depois existe o bairro dos pescadores e da cavalinha, dois bairros problemáticos quando chove demais, é uma autêntica piscina.
Se caísse em Lisboa então...nem digo nada...
Não estou a desvalorizar mas espero que não aconteça nada de catastrófico...

Será difícil interiorizar o conceito de muita chuva num curto prazo não tem qualquer benefício, a única coisa que traz é prejuízos. No post quando disseste que só um aviso vermelho salvava pensei que era ironia mas afinal acreditas mesmo que vai ser uma situação de perigo eminente para a população que vai salvar uma região da seca. Isso é uma autêntica barbaridade, desculpa a sinceridade.

falam assim porque têm sempre a chuva necessária e que gostam, e nós não, e depois quando parece que vem um vento decente para o centro e sul chega à hora e começa o corte e começamos a ver que vai dar em nada
Mais um conceito que tens de interiorizar. As condições meteorológicas ou o clima na região em que vivemos não funciona conforme o gosto. Eu não tenho que gostar ou deixar de gostar pura e simplesmente posso observar e apreciar,mais nada.

Se fosse por gosto Portugal por mim podia ser o tornado alley da Europa. (estou a exagerar como é óbvio)

• Gosto
Reactions: PedroMAR e TiagoLC
falam assim porque têm sempre a chuva necessária e que gostam, e nós não, e depois quando parece que vem um vento decente para o centro e sul chega à hora e começa o corte e começamos a ver que vai dar em nada
De acordo com a tua lógica o país pode ficar todo destruído e só assim é que ficas satisfeito com a quantidade de chuva que cai...
Desculpa lá meu, isso é ridículo!

Muitas vezes o Sul e o Centro têm eventos que o Norte não tem. O Sul sempre teve menos precipitação que o Centro e Norte, sempre foi e sempre será assim. Há anos de maior seca e há anos com precipitações acima da média. Para exemplo, o Alto Alentejo está acima da média este ano, mas também não tem sido comum.
Dito isto, o ano ainda não acabou, e este é um evento com uma génese muito a Sul, logo para quê chorar se até o Algarve pode perder alguma parte do evento e choverem 40mm em vez de 100? (qualquer uma destas quantidades, em qualquer localização num curto espaço de tempo seria um evento ainda significativo, diga-se, e com alguns prejuízos especialmente onde o terreno ainda está muito seco) Andar com choradeiras constantes nada resolve, e enquanto hoje é o pessoal do Centro/Sul a queixar-se, daqui a dois meses pode ser o Norte. É assim que funciona a meteorologia em Portugal, colocar posts sempre a dizer o mesmo e a queixar-se que não chove não mudará nada, e só desestabiliza os tópicos em questão.

Em jeito de brincadeira deixo aqui a previsão que daqui a uns meses vai ser o pessoal do norte a queixar-se de ainda não ter caído pelo menos 1 metro de neve à porta de casa. :lmao:
:lmao:não falei do assunto há muito tempo e eles já aí andam!
Quanto a chover no sul... que chova, mas que chova como nós gostamos/eu gosto: moderada, certinha e sem grandes abusos.

o tempo cada vez esta mais incerto..hj andei de tshirt com temperaturas bastante agradaveis,algo que a uns anos atrás era impensável em Novembro!
lembro me de ir a aldeia e ter de acender a lareira neste dia..

O tempo frio ( frio daquele de bater o dente) e cada vez menos de ano para ano, não vale a pena andar a inventar. Começa em meados de Dezembro e, a meio de Fevereiro, às vezes já andamos com temperaturas de 20/25 graus.
E nem sequer estou a falar das regiões mais quentes.

Nevões ( e invernos) como aquele de 83 já parecem quase uma recordação histórica.

Última edição:
o tempo cada vez esta mais incerto..hj andei de tshirt com temperaturas bastante agradaveis,algo que a uns anos atrás era impensável em Novembro!
lembro me de ir a aldeia e ter de acender a lareira neste dia..

Que bom... ou nao XD

Hoje pelos sítios que eu andei era só vento desagradável... era tudo pelos ares...
Fui a uma feira e era só roupas e ferros de tendas pelo chão...

Estado
Fechado para novas mensagens.