Seguimento - Outubro de 2007

Ainda me lembro de ver as imagens na televisão sobre as inundações no Algarve no início deste mês:

02.10.2007_08h00.JPG

Imagem de Satélite (02/10/2007, 08h00)

A chuva intensa que se verificou durante a manhã de terça-feira provocou inundações nos concelhos de Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António. As ocorrências já estão normalizadas nos três concelhos.
Em Olhão verificaram-se algumas inundações pontuais. Já em Tavira e Vila Real de Santo António a chuva intensa aliada ao período de preia-mar originaram inundações generalizadas nas zonas de Cabanas de Tavira, Manta Rota e Monte Gordo, segundo informações avançadas ao Observatório do Algarve por Vaz Pinto, comandante distrital da Protecção Civil. Em Cabanas de Tavira chegou a ser evacuado um casal de idosos que estavam a entrar em hipotermia, não existindo registo de quaisquer desalojados.
O responsável pela Protecção Civil no Algarve acredita que até às 15h00 a “situação vai normalizar”. Com a chegada da preia-mar e tendo em conta as previsões do Instituto de Meteorologia Vaz Pinto prevê que a situação se possa voltar a complicar na zona do Sotavento Algarvio, mas acrescenta “não é nenhuma ciência exacta”. Neste momento tudo está controlado e estão a ser efectuados trabalhos de limpeza.
Em Albufeira as águas também subiram, não se tendo verificado danos de maior.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: Observatório do Algarve (2 de Outubro de 2007)

Aguardamos a reportagem realizada pelo TORNADO naquele dia.

Estou a achar muito... ou ocorreu mesmo essa quantidade em mm, ou pode suceder o caso de teres algum erro no cáculo da precipitação registada...
Para um Outubro normal, por esta altura essa precipitação nem era nada de mais.. mas o mês tem sido seco com poucos dias de precipitação...
Mas os poucos podem ser de precipitação moderada a forte.. ao certo estás em melhores condições de saber a real situação ai no Algarve.

Ainda me lembro de ver as imagens na televisão sobre as inundações no Algarve no início deste mês:

02.10.2007_08h00.JPG

A chuva intensa que se verificou durante a manhã de terça-feira provocou inundações nos concelhos de Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António. As ocorrências já estão normalizadas nos três concelhos.
Em Olhão verificaram-se algumas inundações pontuais. Já em Tavira e Vila Real de Santo António a chuva intensa aliada ao período de preia-mar originaram inundações generalizadas nas zonas de Cabanas de Tavira, Manta Rota e Monte Gordo, segundo informações avançadas ao Observatório do Algarve por Vaz Pinto, comandante distrital da Protecção Civil. Em Cabanas de Tavira chegou a ser evacuado um casal de idosos que estavam a entrar em hipotermia, não existindo registo de quaisquer desalojados.
O responsável pela Protecção Civil no Algarve acredita que até às 15h00 a “situação vai normalizar”. Com a chegada da preia-mar e tendo em conta as previsões do Instituto de Meteorologia Vaz Pinto prevê que a situação se possa voltar a complicar na zona do Sotavento Algarvio, mas acrescenta “não é nenhuma ciência exacta”. Neste momento tudo está controlado e estão a ser efectuados trabalhos de limpeza.

Obrigado Gerofil, os dados entao devem estar correctos, não recordava dessas situações ao início do mês. Das raras vezes em que o sul recebe mais precipitação que o norte...

bom dia a todos, ja recuperada pra uma nova semana (odeio segundas), por aqui ceu pouco nublado, 18ºC
parece k a partir de 4ª feira as temperaturas maximas vão descer:D será k vem la o frio?? tenho de por as malhas a apanhar ar:lmao:

Boas,

Tás melhorzinha????:sad:

Já estamos nas frente deles :lmao:

Mínima de 10,3ºC aqui pela Ravessa.

Actual: 18.0ºC; 48%; 1020hPa; 7,9km/h NNW

Última edição:
ainda não tou a 100%, tenho os ouvidos entupidos, parece k sim la ganhamos:D

Boas,

Só espero que 4ª feira percam, de resto podem ganhar todos os outros jogos :lmao:

Por aqui por Vila Franca, sigo com tempo quente e com algum vento, céu pouco nublado.

Já gosto mais do GFS para dia 4/5 :D

Estou a achar muito... ou ocorreu mesmo essa quantidade em mm, ou pode suceder o caso de teres algum erro no cáculo da precipitação registada...
Para um Outubro normal, por esta altura essa precipitação nem era nada de mais.. mas o mês tem sido seco com poucos dias de precipitação...
Mas os poucos podem ser de precipitação moderada a forte.. ao certo estás em melhores condições de saber a real situação ai no Algarve.

Penso que sim Rog, já que é um pluviómetro da LaCross WS9004, mas nunca se sabe a grande parte dessa precipitação ocorreu no dia 2 registei 71 mm e dias 1 e 28 onde registei 9 mm e dia 24 registei 4 mm., tal como o Gerofil colocou a notícia em relação ao dia 2:thumbsup:, agora ontem 9 mm tenho dúvidas mas mesmo assim tenho alguma certeza já que a estação da Região de Turismo do Algarve registou 6 mm enquanto a do Aeroporto registou 0.9 mm, estranho porque em linha recta são uns 4 quilómetros entre estas 2 estações de Faro, tenho pena existe uma estação do INAG(Quelfes) a 3 kms da minha casa, mas os dados não são actualizados deste 17 de Maio, mas a estação funciona só que levam imenso tempo a actualizar os dados, assim já tinha uma certeza mais concreta sobre os dados, ou não, podia chover aqui e lá não:lmao:

Por aqui, noite de céu pouco nublado agora encontra-se tambem com algumas nuvens.

Tive uma mínima de 14.2ºC (0:05) agora estou com 19.5ºC.

A pressão está nos 1020hpa o vento está moderado.

02.10.2007_08h00.JPG

Aguardamos a reportagem realizada pelo TORNADO naquele dia.

E com toda a razao... nao tenho tido tempo para editar o filme o que peço imensa desculpa poix quando o fizer disponibilizo logo de imediato!:thumbsup:

Peço imensa desculpa por isso a todos que o aguardam!! Mas vale a pena!!

:thumbsup:

Adoro essa imagem de satelite com esse olho!! nao tinha reparado na altura e nao fazia ideia que tinha feito esse aspecto pelo menos nos Satelites em que segui a Coisa!!:shocking::thumbsup:

Boa tarde,
Realmente a imagem de satélite está fantástica, nas imagens que vi nesse dia também não reparei nesse aspecto.
Voltando à realidade do dia de hoje, por aqui céu muito nublado
Temp. :19.2ºC
HR.:73%
Pressão atmosférica: 1021.0 hPa
Temp. Min. 11.4ºC (7:10)
Vento a 24.7km/h com a rajada máxima registada até agora de 36.7km/h (13:10)
Cumprimentos
João Martins

Boas,

Hora: 14.30h

Local: Alentejo Central

Temp: 22,3ºC
Humid: 40%
Pressão: 1018hPa
Vento: 8,2km/h NW

ainda não tou a 100%, tenho os ouvidos entupidos, parece k sim la ganhamos:D

Isso vai! :thumbsup:
4ªFeira temos sardinhada por terras dos do "Carrapau" :lmao: :lmao: