Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2009

a aposta do GFS em colocar bastante instabilidade amanhã , de um modo democratico, parece estar ganha:D:rolleyes:

Exactamente, hoje é dia de chuva em todo o continente, especialmente nas regiões do centro e do sul.

18_04_2009_18h00.jpg

Dame ideia que o GFS falhou hoje na chuva para a região de Lisboa e Setúbal que era onde deveria chover mais hoje segundo o GFS...vejo essa chuva a entrar mais a norte pela zona Centro :angry: Só na posição do AA é que não se engana :mad:

O satélite do IM está de novo "avariado", não é possível observar imagens desde ontem. :angry:

Isto já começa a ser cansativo... De vez em quando ficam sem imagens de satélite e assim somos obrigados a visitar outros sites tais como o Eumetsat ou o Sat24.

Alguém me sabe dizer porque é que isto acontece com alguma frequência? É que da última vez que ficaram sem imagens de satélite (e segundo me lembro) foi durante quase uma semana! :mad:

E pronto.
A semana santa ( abençoda por precipitações), acaba aqui.
Longa foi a sua espera , mas já à giza de balanço ,
o que apraz desde logo registar é que valeu a pena ... ( digo eu):
-choveu generosamente em muita terra bem necessitada .
E também choveu de lés-lés.Por mais que um dia.vários.
Claro que haverá os descontentes porque esperavam mais;
Os agradavelmente surpreendidos porque não esperavam assim tanto;
Os que batiam nos modelos e os que se sentem previligiados
com a informação preciosa por eles veículada , etc, etc...
E depois , também houve o pormenor :
O Aguaceiro que foi avistado, mas que por aqui não passou.
O trovão isolado, avulso.
Até sol, por entre a instabilidade
e o aguaceiro inesperado...
Agora que sabemos que volta o tempo seco, solarengo ,
fazemos já figas para que o próximo episódio de chuvas assim tão importantes,não demore tanto tempo a ocorrer como este agora já passado.
Ele aí vem sua Exª, o Anticiclone . Toca a disfrutar.

Cada vez se aguça mais o cenário de uma nortada duradoura e forte durante toda a semana :D

Toda a semana também não! A partir de sexta sim o que vai fazer cair as temperaturas a se confirmar a previsão actual dos modelos :) até lá é desfrutar dos belos dias de sol e calor principalmente na Terça, Quarta e Quinta provavelmente o melhor dia! tinha logo de ser no dia dos meus anos :D

Os mdelos americano e europeu estão curiosamente de acordo em que no próximo sábado o anticiclone começa a afastar-se para oeste, dando possibilidade à entrada de alguma instabilidade vinda de norte. A ver vamos;)

Sim, temos que esperar para ver se realmente essa instabilidade nos vai atingir no próximo sábado. Porque estamos a falar de previsões a longo prazo, e que ainda podem haver bastantes alterações até lá. :)

Mas como os modelos estão todos de acordo isso deverá ter algum significado.

Em Março chegarmos aos 30,tambem nao costuma ser muito normal,e este ano tivemos muito perto ..Na Primavera,nunca se sabe!
Nortada esta semana? Vento fraco de manha,e vento moderado em alguns locais ao fim da tarde é que eu vejo.. Só a partir de Sexta se pode falar em Nortada a sério..Até lá pouco mais que algum vento

Em Março chegarmos aos 30,tambem nao costuma ser muito normal,e este ano tivemos muito perto ..Na mudança de estação,nunca se sabe!
Nortada esta semana? Vento fraco de manha,e vento moderado em alguns locais ao fim da tarde é que eu vejo.. Só a partir de Sexta se pode falar em Nortada a sério..Até lá pouco mais que algum vento

Não estou a falar em Março, nem na nortada (já que geralmente afecta pouco o interior e Algarve).

Apenas porque não me recordo de aqui na Lousã não chegar a temp. max. de 30º no mês de Abril.