N_Fig
Cumulonimbus
Ainda acho que isto não vaidar em quase nada... O melhor é não termos as expectativas demaisados elevadas.
Sabemos da dificuldade da previsão de precipitações nestas circunstâncias;sabemos que por vezes uma célula convectiva atinge P.Rubras em cheio para no Porto nada ocorrer;
É por isso que agora é um pouco falacioso vermos paineis de acumulação de precipitação de 1 semana. Os 100mm acumulados podem ocorrer num lugar, e uns quilómetros ao lado pode nem cair metade. Assim como noutros poderá superar bastante o previsto.
Não deixam de ser previsões animadoras para uma semana que promete.
Vamos lá carregar baterias, e registar a acção. Onde ela assim se desenrolar.
É caso para dizer: Boa sorte!
Não é de descartar a hipótese de hoje poderem ocorrer alguns aguaceiros e trovoadas, sobretudo no Interior, embora os próximos dias sejam mais prometedores:
Um pequeno aperitivo de dias que prometem alguma convecção e alguma severidade local. O Acompanhamento das imagens de satélite e radar serão preponderantes a partir deste momento.
Devido ao facto da depressão manter-se a W, o terriorio ficará sob fluxo de S ou SW em todos os niveis, no sector quente da baixa, o que trará muito "combustivel" para as trovoadas, é de referir que esta depressão que apresenta um fraco gradiente horizontal, logo uma frontogenese incipiente.
Este padrão é estavel, tanto que os modelos teem dificuldades em mostrar um "way out" tornando-se inconsistentes no longo e medio prazo ( 144h), em principio teremos esta depressão por aqui até algures entre as 100 a 150h e a sua evolução depende de como interage com o cavado a leste dela....agora é acompanhar esse cavado e ver se ele vai ou não absorver a baixa.
Resumindo...tempo instavel e ameno até inicios ou meados da proxima semana
Interessante o período de tempo (longo) em que a referida depressão teima em "ficar" junto a nós, a oeste da PI.
Parece pouco cavada, contudo fenómenos violentos muito localizados são de esperar...E claro, boas trovoadas.