Fantkboy
Nimbostratus
Nota se uma area de bastante instablidade em aproximação de portugal continental! Aquela que nos trará hoje alguma animação!
A ultima run do GFS melhorou bastante as condições para convecção severa, essencialmente a sul do rio mondego (~40ºN), colocando o CAPE a aproximar-se dos 900J algumas vezes nos proximos dias, o LI tambem atinge valores de até -4/-5.
A advecção de massas de ar de elevado potencial assim como os lapse rates elevados potenciam toda esta situação e o shear permite a evolução de sistemas organizados e explosivos potencialmente perigosos.
O aquecimento diurno tambem potencia a convecção nas areas do interior sul.
Situação a acompanhar
Olhando aos modelos parece que as regiões hoje mais candidatas a ver chuva enquanto for de dia é a região interior sul nomeadamente novamente a faixa do Alto Alentejo e depois ao anoitecer toda a região litoral entre Sines e o Mondego com aquela mancha que se ve no satélite que parece ter parado de transmitir e que evolui para Nordeste a caminho do litoral Centro !!
Nos proximos dias destaque para o dia de amanhã que aparenta prometer um dia de muita chuva no Centro e sul e trovoadas ...
Quinta melhora claramente no GFS mas não no ECM/Hirlam diz respeito isto porque o IM dá aguaceiros fortes e o GFS nada de especial !!
Sexta será semelhante ao dia de amanhã ...
Depois de Sábado até Segunda parece continuar alguma instabilidade mas desta vez bastante mais confinada ao interior.
As trovoadas é mais propricia a aparecer amanhã e depois na Sexta e Sábado !!
Nota se uma area de bastante instablidade em aproximação de portugal continental! Aquela que nos trará hoje alguma animação!
Os próximos dias serão animados, sobretudo para amantes, como eu, de trovoadas. Aproveito para pedir aos que mais sabem, um pequeno grande favor: Tenho agendado para dia 23 de Abril uma iniciativa, para algumas centenas de pessoas. No entanto tenho um problema: Chove ou não chove. Tenho pouco tempo para decidir o espaço, se em recinto fechado ou ao ar livre. Agradeço informações sobre a probabilidade de nesse dia chover. Peço desculpa pelo off topic, mas estou algo desesperado, tipo tolo no meio da ponte. Não sei o q fazer. Obrigado.