Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Boas...

Tambem ando de olhos postos no Setembro e um bocado ansioso, não pelos sistemas depressionários de norte, mas sim pelos de SW ou S...

Ando a ver tambem nas previsões de longo prazo, com esperanças de um A mais nortenho para permitir essas mesmas entradas...

Mas até lá á que aguardar ;) Calmex:D

Eu cá estou completamente farto desta posição já habitual do AA:mad:, que não deixa entrar nada:angry:, será que portugal têm um Iman para atrair o A:lmao:

Eu cá estou completamente farto desta posição já habitual do AA:mad:, que não deixa entrar nada:angry:, será que portugal têm um Iman para atrair o A:lmao:

Pois é! À conta disso e não só, há 46 dias que não chove 1mm aqui, e a tendência é para esse número aumentar bem mais, segundo todas as previsões que vão surgindo...

Pois é! À conta disso e não só, há 46 dias que não chove 1mm aqui, e a tendência é para esse número aumentar bem mais, segundo todas as previsões que vão surgindo...

50 dias, sff... :p

Esta posição do AA realmente tem sido bastante "tradicional" ultimamente... O máximo que podemos esperar é para esta quinta-feira uma aumento de nebulosidade devido a uma superfície frontal miserável :lmao: que vai chegar a Portugal já em fase de dissipação mas que segundo as previsões do IM ainda pode provocar alguma precipitação fraca no Norte do País. :(

Não sei, mas todos os anos me recordo de depressões ali cujas frentes depois absorvem muitas vezes restos de furacões que sobem de latitude.

Nem mais. Ou muito me engano ou pelas previsões de deslocação do furacão Bill no Atlântico, está mesmo a ver-se que o mesmo está e vai "contornar" o nosso amigo AA, acabando muito possivelmente por vir a ser "absorvido" pela depressão típica (e suas frentes) nas latitudes da Islândia... Nós cá estamos... :). Mas claro, quanto muito serão as ilhas britânicas a sentir-lhe os efeitos pós-tropicais, o AA não nos larga... :) Cá é chuvisco e neblina, quanto muito :).

Não sei, mas todos os anos me recordo de depressões ali cujas frentes depois absorvem muitas vezes restos de furacões que sobem de latitude.

Só não sei onde é que andam os furacões quanto mais os restos mas tudo bem :thumbsup::thumbsup:

Finalmente, os próximos dias já poderão ser um pouco menos quentes.

após a passagem de uma frente fria, dia 25, que fará as temperaturas descerem ainda que para valores totalmente dentro da media e provocará precipitação no norte e centro formar-se há um cavado sobre a PI que se estenderá até ás canarias, observando o fluxo nos 500hpa pode-se concluir que se formarão varios vortices ciclonicos no seio do cavado que poderão levar á genese de uma cut-off algures entre a PI e med.ocidental e as canarias.
o cenario para portugal está comprometido por uma massa de ar quente e estavel em altura no bordo oeste do cavado mas no leste espanhol e med. ocidental temps nos 500hpa de -10 a -15 e advecção quente de sul originarão condiçoes de forte instabilidade.
a evoluçao desta situação merece atençao pois poderá originar algo interessante...:)

Andam mortiços os dias por estas paragens.
Um dia inteiro sem novas mensagens?
Hum ...Não é bom sinal.
O Stormy bem se esforça , mas os coelhos da cartola estão difíceis.
Depois do pequeno precalço de hoje a Noroeste,
mais do mesmo.
Depois de outro eventual solavanco a 25,
outra vez quase só sentido no sítio do costume,
mais do mesmo;
assim apontam de novo quase todos.
Andam mortiços os dias por aqui.
Outrossim, fervilham lá fora , os dias de férias com "bom tempo" para todos ...
Quer dizer:- para quase todos .
Os do costume (os do litoral norte e centro ), para além de não cheirarem uma trovoada há largos meses, vão continuar com estes solavancos de Verão.
Mas como amanhã novos cenários podem ser desde já equacionados,
poderemos voltar a ter sonos descansados...
Boa noite ...

Alguem me explica a que se deve o nevoeiro que estava ou esta nas praias do litoral centro pelo menos nos ultimos dias?

É o que normalmente acontece no verão na costa ocidental a norte do cabo da roca, e chamam-se nevoeiros de advecção, e coloco aqui a explicação que está no forum.

http://www.meteopt.com/forum/aprendizagem-formacao/nevoeiros-neblinas-2311.html

Quanto a previsões que sairam no GFS têm erro na colocação das isobaras no dia 25 de agosto, e no dia 26 em Marrocos.

Alguma hipótese do furacão Bill se dirigir para os Açores e depois passar, como tempestade ou depressão tropical, na parte norte de Portugal?

A maioria dos modelos coloca a rota um pouco a norte, dirigindo-se para as Ilhas Britânicas depois da costa canadiana. Isto seria lá pelo dia 29 de Agosto.

Mas alguns modelos surgerem que a rota poderia ser um pouco mais a sul...