Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Boa noite

Uma simples e breve pergunta. Por estes dias que ja se passaram entre 10 e 14 de Agosto na tua opinião não teve calor na costa Ocidental,nomeadamente entre Sines e Lisboa?

Depende de o que isso significa para ti. A costa ocidental não é só entre Sines e Lisboa. Nessas região tem havido imenso calor, Mas por exemplos algumas regiões (Peniche, Nazaré, Figueira,...) tem tido temperaturas semelhantes às normais.

Depende de o que isso significa para ti. A costa ocidental não é só entre Sines e Lisboa. Nessas região tem havido imenso calor, Mas por exemplos algumas regiões (Peniche, Nazaré, Figueira,...) tem tido temperaturas semelhantes às normais.

Obviamente que a costa Ocidental abrange uma grande área, mas fiz questão de referir a zona, ah pronto era só para esclarecer algumas coisas, então e nos por aqui estamos a ter um Verão que já foi normal em tempos agora parece ter voltado a sua forma. Todos nós sabemos que de Lisboa para cima em toda a sua costa ocidental existe alguma dificuldade em termos de temperaturas mais elevadas. E se tem tido temperaturas semelhantes ás normais, não há que dizer que não a calor na costa Ocidental.

Após uns dias mais amenos mas mesmo assim acima da média (aos 850hpa conforme a região do país) durante a próxima semana, o GFS no Ensemble está confiante para o próximo fim de semana subir novamente as temperaturas, mas ainda falta muito para saber se assim será ou se é de curta duração ou não.

Ensemble GFS

ens.gif

O ECM a 168 horas está mais fresco embora não seja muito diferente no geral.

Comparativo

comp.gif

Ái... e o nosso Anticiclone que nunca mais sai daqui!

Parece que estagnou aqui desde Maio e daqui não sai! Já é tempo para se deslocar um pc mais para sul. O ano passado levámos com a presença dele todo o mês de Setembro e Outubro sem chover, o que não é nem nunca foi costume dantes! Sem falar que o Inverno passado foi uma lástima. Houve apenas uns aguaceiros de granizo mas chuva a sério como costuma chover nos Açores há já alguns aninhos que não cai!
Só espero que ele saia daqui dos Açores. Já é tempo!
Penso que tem chovido mais na Madeira e no Continente do que por aqui nos Açores! Os antigos dizem que nunca se lembram de um tempo assim por aqui.

Precisamos de água lol...

Tamos fartos de chuviscos e neblinas... :lol::lol::lmao:

Vamos a um erro do famoso windguru, e que é crasso nesta ultima saida das (00) para onde está a referenciar para o proximo sabado do valor de temperatura de 26º para Cascais até ai nada de especial, MAS quando se vai ver o valor para o Guincho na mesma saida deste modelo se verifica que é de 26º, e sabe-se que é um tremendo erro pois Cascais é sempre mais quente no Verão do que no Guincho!!
AH e esqueci-me, e para ver como ao nivel de temperaturas existem muitos erros no Windguru fui verificar Carcavelos, e ai o windguru acrescenta mais 1 grau em relação ao guincho:huh::huh:!

Já que foi dado um local de referencia para esse sabado por um membro do forum, e de como vinha ai muito calor, e comparando com Carcavelos esta mesma saida que dá o valor de 32º para Nazaré o que é extrodinário:rolleyes:!

Eu não critico totalmente o Windguru, pois tem ÀS VEZES muito boa intrepetação ao nivel de ondulação, mas que é pena que tenha estes erros e em especial o das temperaturas. Como só tem de referencia o GFS, e se cruzá-se com outros dados como o ECMWF talvez tivesse um melhor acerto nas previsões, mas todos nós sabemos que o ECMWF é a pagar os dados fornecidos!

Bem, e o Verão acabou será ?? :D:D começa a ser cada vez mais arriscado prever calor a longo prazo quando o frio é algo que já está a "crescer" no Atlântico norte :w00t: vamos ver até onde as temperaturas irão. O que sei é que a cada dia que passa é cada vez mais arriscado prever calor :lmao: :D

E o duelo começou por cima da Peninsula Ibérica entre o calor vindo do norte de África e o frio vindo de norte...qual irá ganhar :rolleyes: troço por ele :cold:

Bem, e o Verão acabou será ?? :D:D começa a ser cada vez mais arriscado prever calor a longo prazo quando o frio é algo que já está a "crescer" no Atlântico norte :w00t: vamos ver até onde as temperaturas irão. O que sei é que a cada dia que passa é cada vez mais arriscado prever calor :lmao: :D

E o duelo começou por cima da Peninsula Ibérica entre o calor vindo do norte de África e o frio vindo de norte...qual irá ganhar :rolleyes: troço por ele :cold:

Mário tu só vês frio e nada mais, pena é quando faz calor e não está a nortada, desapareces, vamos ser razoáveis, pelo menos aqui no Algarve será uma semana quente e com noites tropicais sem fim à vista, não digas que vem frio, porque não vem, talvez no Norte uma baixa de temperatura mas isso já é normal. Realmente, este verão tem sido mesmo frio tenham juízo tenham.:angry: Ao menos aqui no Algarve, tivemos um Junho acima da média, o Julho foi igual e o Agosto vai ser igual, se tiverem dúvidas consultem os mapas nos relatórios do IM.
Enganei-me é verdade se calhar só está calor quando está acima dos 40ºC, deve ser isso.

Realmente, este verão tem sido mesmo frio tenham juízo tenham.:angry: Ao menos aqui no Algarve, tivemos um Junho acima da média, o Julho foi igual e o Agosto vai ser igual, se tiverem dúvidas consultem os mapas nos relatórios do IM.
Enganei-me é verdade se calhar só está calor quando está acima dos 40ºC, deve ser isso.

caso eu saiba, Portugal não é só o Algarve, daí as pessoas se queixarem... :rolleyes:

caso eu saiba, Portugal não é só o Algarve, daí as pessoas se queixarem... :rolleyes:

Eu acho é que nunca ninguém anda satisfeito, e olham para a meteorologia conforme os gostos esquecendo a objectividade!

Há uns dias todos queriam calor... Daqui a uns dias todos querem frio... Objectividade é que não existe.

Mesmo no litoral tivemos temperaturas bastante elevadas. Quando chegarmos ao fim de Agosto veremos a anomalia do mês, mas tenho poucas dúvidas que este foi um mês com uma anomalia positiva ou pelo menos normal na maior parte de Portugal Continental...

De facto entristece é ver que com uma disputa, a meu ver incompreensível, entre frios, calores, nortadas e afins não se consiga claramente em grande parte deste tópico, olhar para modelos e dizer efectivamente o que eles contêm, venha ou não a confirmar-se... parece que existem filtros e imagens escondidas que ninguém consegue ver a não ser as próprias pessoas que afirmam as coisas.

Não sou nenhum entendido nestas questões nem quero impor qualquer tipo de moralidade... Mas para bem desta casa, acho que seria importante as pessoas serem mais objectivas naquilo que dizem por vezes.

Nao tem de haver objectividade nesse sentido. Ha membros que gostam de calor, outros de frio. Cada um vai desejar aquilo que gosta.

Ja quanto a dados concretos, aí sim tem de haver objectividade. Quando em Julho havia membros a dizer que nos queixavamos, mas que o tempo era normal para a época, quem se ficou a rir fui eu quando saiu o relatorio do IM

anom.gif

Quanto a Agosto, ainda é muito cedo para fazer prognósticos, até porque se a 2a semana foi quente, a 1a foi relativamente fresca. Depende do que vai acontecer nas proximas duas, mas está mais que sabido que no litoral pelo menos, a 3a semana vai ser abaixo da média. E falo de litoral no que toca a cidades que tenham mar, e nao aquelas a 50km da costa...

É normal cada um puxar a brasa à sua sardinha, e entusiasmar-se mais quando as previsões meteorológicas são mais do seu agrado. E cada um transmite aquilo que acha ou aquilo que quer, e se disser algum disparate, há sempre alguém que emita a opinião contrária, e essas discussões são saudáveis e põem o fórum a mexer. Muita gente andava muito entusiasmada com o calor que aí vinha, falou-se em 2003, 45 graus, e, pelo menos o IM ainda não registou sequer 40 graus nesta semana, pelo menos nas estações habituais (Amareleja, Alvega, Beja, etc). Agora com a perspectiva da descida das temperaturas já se está a dar por quase terminado o Verão.
Pois segundo os modelos, e estão todos mais ou menos em consonância para a próxima semana, a temperatura amanhã deverá começar a descer ligeiramente, até Quarta, onde as temperaturas ficarão pelos valores normais para a época. Depois a partir de Sexta regressará a circulação de leste que colocará as temperaturas no próximo fim de semana nos valores em que têm estado nos últimos dias. Depois, a partir de Segunda, ainda há algumas dúvidas, mas a tendência é para as temperaturas voltarem a descer, mas ainda falta muito tempo.

psm,também não entendo bem as temperaturas no WIndguru,mas dá para ver se vai estar calor ou frio.Na escala do WIndguru 25 graus,com pouco vento está bom tempo para praia.Há 3 dias tinha visto por lá que as temperaturas esta próxima semana iriam estar pela média,tendo dito isso aqui,confirmando-se isso agora.
Em relação ao vento e á ondulação costuma acertar bastantes vezes.

O Windguru( logo também o GFS) voltou a colocar calor para o próximo fim-de-semana.;)

Eu acho que tanta "discussão" é bem vinda ao fórum, contudo, não podemos esquecer o objectivo deste tópico. Debatem-se mais opiniões e preferências pessoais que modelos propriamente ditos. :disgust:

Sejamos realistas, e já nao é a primeira vez que escrevo aqui neste sentido. Nunca niguém está contente. E não falo só em relação ao "fresco" litoral oeste, incluo obviamente também a costa algarvia. Quando está vento, que é um padrao tipico desde que há registos...já está tudo a falar em verão estragado, anomalias negativas, praia desagradável. Temos pena que as férias não tenham tido o melhor timing. Quando nos vemos "queixar" por frio ou calor, devemos faze-lo tendo conhecimento das normais climatológicas e padrões típicos da localidade em causa. Ora o padrão clássico da costa oeste é o nevoeiro/neblina matinal e nortada, algum calor só quando uma corrente mais ou menos duradoura de leste o interrompe. Pelo que se vê nos dados, apenas o litoral a norte do Douro teve uma anomalia (ligeiramente) negativa.
Mas isto é típico da nossa condição humana (ou portuguesa) "queixarmo-nos" e sermos pouco concretos. Até aqui no algarve, em julho teve uma anomalia positiva, havia alturas que se ouvia "que verão é este, que vento é este". Mas lá está, é estar a bater no ceguinho insitir neste assunto, compete ao bom senso de cada um os posts que fazem no fórum.

Concordo com o psm nas análises e críticas sérias e fundamentadas que faz. Não é uma questão de querer frio, é uma questão de interpretação e dados e concluir que uma vaga de calor é um disparate.
Não consigo concordar com o Mario Barros quando especula acerca do fim do verão. É que nem na costa oeste. Aqui então nem falo. Tivémos óptimos dias de praia em Março (e não é a primeira vez claro), e o Setembro, por regra, é um mês estupendo para praia (e praia a sério com calor sol e águas mais quentes). É verdade que temperaturas muito altas não são tão habituais e a média é ligeiramente mais baixa...mas não deixa de ser "tempo de Verão".

Quanto ao windguru, quanto a mim ele é um excelente indicador de ondulação e de ventos. Como disse o psm, as temperaturas concretas são tudo menos de confiança, mas é possível ver quando há uma aumento ou descida, mas interpretando de acordo com as condições locais. Eu gosto de olhar para ele mais em termos de tendências do que dados concretos, e daí fazer a transposição para as condições tipicas da zona.

E agora o importante. Por cá, vamos ter mais uma semana de calor, alguma brisa de SW/W mais consistente (não forte) quinta e 6a, e depois volta tudo ao mesmo, ou seja, levante fraco e calor. :hehe: Querem mais "monotonia" que isto? :D

Bom post Levante, tal como outros mais acima.

Recordo que há um tópico para discutir o Verão e desabafar, aqui não é o local adequado. Há ainda o tópico do clima de Portugal para falar de anomalias e essas coisas.

Obrigado.