Eu acho que tanta "discussão" é bem vinda ao fórum, contudo, não podemos esquecer o objectivo deste tópico. Debatem-se mais opiniões e preferências pessoais que modelos propriamente ditos.
Sejamos realistas, e já nao é a primeira vez que escrevo aqui neste sentido. Nunca niguém está contente. E não falo só em relação ao "fresco" litoral oeste, incluo obviamente também a costa algarvia. Quando está vento, que é um padrao tipico desde que há registos...já está tudo a falar em verão estragado, anomalias negativas, praia desagradável. Temos pena que as férias não tenham tido o melhor timing. Quando nos vemos "queixar" por frio ou calor, devemos faze-lo tendo conhecimento das normais climatológicas e padrões típicos da localidade em causa. Ora o padrão clássico da costa oeste é o nevoeiro/neblina matinal e nortada, algum calor só quando uma corrente mais ou menos duradoura de leste o interrompe. Pelo que se vê nos dados, apenas o litoral a norte do Douro teve uma anomalia (ligeiramente) negativa.
Mas isto é típico da nossa condição humana (ou portuguesa) "queixarmo-nos" e sermos pouco concretos. Até aqui no algarve, em julho teve uma anomalia positiva, havia alturas que se ouvia "que verão é este, que vento é este". Mas lá está, é estar a bater no ceguinho insitir neste assunto, compete ao bom senso de cada um os posts que fazem no fórum.
Concordo com o psm nas análises e críticas sérias e fundamentadas que faz. Não é uma questão de querer frio, é uma questão de interpretação e dados e concluir que uma vaga de calor é um disparate.
Não consigo concordar com o Mario Barros quando especula acerca do fim do verão. É que nem na costa oeste. Aqui então nem falo. Tivémos óptimos dias de praia em Março (e não é a primeira vez claro), e o Setembro, por regra, é um mês estupendo para praia (e praia a sério com calor sol e águas mais quentes). É verdade que temperaturas muito altas não são tão habituais e a média é ligeiramente mais baixa...mas não deixa de ser "tempo de Verão".
Quanto ao windguru, quanto a mim ele é um excelente indicador de ondulação e de ventos. Como disse o psm, as temperaturas concretas são tudo menos de confiança, mas é possível ver quando há uma aumento ou descida, mas interpretando de acordo com as condições locais. Eu gosto de olhar para ele mais em termos de tendências do que dados concretos, e daí fazer a transposição para as condições tipicas da zona.
E agora o importante. Por cá, vamos ter mais uma semana de calor, alguma brisa de SW/W mais consistente (não forte) quinta e 6a, e depois volta tudo ao mesmo, ou seja, levante fraco e calor.
Querem mais "monotonia" que isto?