Por esse mesmo motivo, acho é estranho dizeres com tanta fiabilidade que em anos antes tinhas sempre aí 40º. Penso que talvez aí haja uma sobrestima desses máximos anuais que tinhas com as tuas medições antigas e originais..
Não concordas?
O que eu quero dizer é que todos os anos, nem que fosse um vez por ano, se alcançavam valores na casa do 40 ºC aqui na zona.
Repare-se que a estação do aeroporto, praticamente todos os anos toca nos 40 ºC, nem que seja por uma vez; o ano passado foi uma excepção.
E nem sequer estou a pensar nos meus dados antigos, estou mesmo a guiar-me pela estação de Gago Coutinho. Pensando que esta chega, normalmente, todos os anos uma vez aos 40 ºC - e por vezes até mais de uma vez, esporadicamente - e pensando que esta zona, em média, aquece mais 1,0 / 1,5 ºC do que a zona do aeroporto, por estar praticamente 80 metros abaixo da mesma, isto significa que, mesmo que haja anos em que a estação oficial chegue aos 39 ºC, aqui se deve ter chegado, por analogia, é certo,
aos 40 ºC.
Repare-se nos valores máximos absolutos de cada ano, na estação do aeroporto; Gago Coutinho.
2003 - 42,0 ºC
confirmados oficialmente
2004 - (sem dados do IM, mas segundo os sites consultáveis 38 ºC)
2005 - (sem dados do IM, mas segundo os sites consultáveis 40 ºC)
2006 - (sem dados do IM, mas segundo os sites consultáveis 38 ºC)
2007 - 40,3 ºC (29/07) e 40,6 ºC (30/07)
2008 - 37,3 ºC
---
Isto para o aeroporto, uma zona em média cerca de 1,0 / 1,5 ºC mais fresca nas máximas em relação a Moscavide, devido à maior altitude. Por analogia, imagine-se os valores por aqui.
Se eu fosse pelos meus dados antigos, aí teria todos os anos máximas na casa dos 43 ºC, pois na altura eu tinha as máximas inflacionadas em cerca de 3 ºC, na grande generalidade das vezes, devido à excessiva exposição do sensor e às condições a que estava sujeito. Hoje isso já não acontece e este assunto das instalações e condições de medição é muito falado no tópico da instrumentação, principalmente no que toca ao rigor das leituras.
Não me queixo em relação aos valores médios, esses estão bastante bons e perfeitamente dentreo do normal, apenas falo em relação aos máximos absolutos, que este ano estão a desiludir.