Por acaso tem algumas semelhanças..
Mas também foi um episódio muito peculiar, vi de tudo..
Desde dias antes na costa Alentejana e Algarvia, de férias, sem acompanhar nem sonhar o que aí vinha, que realmente havia instabilidade, com nuvens de chuva no mar ao longe, que nunca chegavam a terra. Vi um microburst ou algo do género, seco, em Porto Covo, que levantou do nada metade das tendas do campismo, completamente marado. Vi no dia 1 Agosto grandes nuvens na viagem para Lisboa, naquele dia incrível de calor. Nessa noite estavam 35º em Lisboa, e relampejava ao longe.. Lembro das constantes notícias de trovoadas secas a atear fogos em dias depois..
Com isto quero chegar que realmente a essa vaga brutal de calor, estava associada instabilidade, os campos estavam colocados de maneira muito peculiar, e tudo se juntou.. Há de facto algumas semelhanças, mas esperemos que não passe disso mesmo.. Era muito mau sinal!! Oxalá o ECMWF esteja ligeiramente ou bastante errado!
PS: Lightning.. Já se falou isso aqui muitas vezes! Serão saídas directas do ECMWF certamente, o modelo que o IM usa para mais de 2/3 dias.. E são directas, sem tratamento humano, provavelmente por interpolação ou então com escolha do ponto mais próximo..
E normalmente, em situações de calor extremo, quando a brisa marítima é cortada, são as regiões litorais as com mínimas mais desesperantes, visto que maior parte do interior, salvo excepções como Portalegre e isso acaba por arrefecer bem de noite..