Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Toda a Verdade sobre a Face Oculta da Tempestade de Vento do Próximo Sábado?
Amanhã , já amanhã, sexta-feira, será conhecida e aqui revelada em 1ª mão
por quem sabe, depois da Pronúncia e do Parecer Final que será emitido pelo Senhor Procurador Geral dos Meteoros, hoje mesmo, quinta-feira.Esteja atento .

Sobre o Plano que Silenciou este Inverno o Anticiclone dos Açores perpetrado pela Depressão da Islândia e Anticiclones Rivais,
nada a acrescentar. Apenas que foi magistralmente gizado.
Então não é que depois de sábado passado, depois do sábado que aí vem, depois de tanto já passado, ainda não se vislumbra bonança?

Nestas ultimas runs! Mais do mesmo!!! A depressão aproximar se bastante da costa e entrar pela a galicia a dentro! Onde é que isto irá parar!

10022700_2500.gif
10022700_2500.gif

Tenho receio destes RUN normalmente o CMC é um modelo 4D, isto é, o valor orografia também é calculado.
Cartas para Sabado às 00h

Não entendo, porque razão nesta altura, vendo a previsão de ventos muito fortes tornar-se cada vez mais uma certeza, não há avisos :surprise:ou alertas oficiais? será normal? ou só de véspera? ou ainda há muita incerteza?

Não entendo, porque razão nesta altura, vendo a previsão de ventos muito fortes tornar-se cada vez mais uma certeza, não há avisos :surprise:ou alertas oficiais? será normal? ou só de véspera? ou ainda há muita incerteza?

Por muito intensa que seja a tempestade ainda é cedo para colocar avisos.

Olhando para os modelos no território do continente, as regiões que poderão ser mais afectadas serão as dos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, Isto a nível de precipitação e vento...
Mas em todo o Litoral norte e centro até Sines, o vento e a agitação marítima serão os principais problemas.
Estou impressionado com o vento médio mostrado pelos modelos que no Litoral e terras altas estará entre os 40 e os 70 Km/hora.:eek::surprise: As rajadas poderão chegar aos 120 Km/h no litoral e 130-140 Km/h nas terras altas.
Em relação à pressão vamos ter valores na ordem dos 970 a 975 mb na região do Alto Minho enquanto que em Lisboa a isobara de influencia será a dos 990-995 mb.

O Algarve e o Baixo Alentejo serão as regiões menos afectadas.

Em relação a Madeira... espero que passe de raspão!

bom dia,

a percipitação não irá passar ao largo da Madeira, no mar?

É isso que os modelos mostram, e ainda bem. Mas na realidade ainda não se está a salvo que essa mancha de forte precipitação não altere a sua trajectória e passe pela Madeira. Como já foi dito, por vezes os modelos erram e a precipitação é um dos parâmetros mais complicados. É preciso ter em conta também a orografia da ilha.

Isto não é para alarmar ninguém, é só para avisar que não se pode ficar descansado e deve-se continuar a acompanhar. Volto a notar, que NÃO está prevista precipitação muito forte na Madeira, e na minha opinião, é muito difícil voltar a acontecer um fenómeno com proporções semelhantes ao da semana passada! :thumbsup:

Olhando para os modelos no território do continente, as regiões que poderão ser mais afectadas serão as dos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, Isto a nível de precipitação e vento...
Mas em todo o Litoral norte e centro até Sines, o vento e a agitação marítima serão os principais problemas.
Estou impressionado com o vento médio mostrado pelos modelos que no Litoral e terras altas estará entre os 40 e os 70 Km/hora.:eek::surprise: As rajadas poderão chegar aos 120 Km/h no litoral e 130-140 Km/h nas terras altas.
Em relação à pressão vamos ter valores na ordem dos 970 a 975 mb na região do Alto Minho enquanto que em Lisboa a isobara de influencia será a dos 990-995 mb.

Concordo com tudo, menos quando dizes que o Algarve vai ser a região menos afectada. Neste momento, o GFS é muito severo para o Algarve, tanto como para o litoral centro, e é preciso lembrar que o Algarve tem uma costa que ultimamente tem vindo a dar bastantes problemas de avanços no mar... A única coisa que o GFS mostra que o Algarve terá a menos que o Norte é chuva...

Olá bom dia a todos,
(Um obrigado desde já pela recepção ;) )

Queria só dizer-vos que ao acompanhar a vossa dedicação ao fenómeno que irá passar aqui pelo nosso continente, resta-me corroborar aquilo que já foi dito.

Para já, nada oficial, alertas laranjas e amarelos, duas ocorrências activas em Santarém - neve e na Guarda - cheia, sendo que foi activado o plano especial de cheias na bacia do Tejo.

Infelizmente os alertas com mais de 24h acarretam uma responsabilidade bastante acrescida. Como tal, e por aqui mantem-se a costa em alerta laranja sem alarmismos porque somos um povo de mar e marés vivas são comuns.
Claro que se juntar o vento que hoje se faz sentir, temos as barras fechadas.

Eu com os meus 50kgs :rolleyes: posso dizer que andei a "dançar" a caminho da estação do comboio.(quem é da zona de queluz, conhece a rua do Super80). Sente-se um ar abafado e nada frio e isso deixa-me de pé atrás. O céu cinzento e bem escuro em algumas zonas adivinham a chuva. Foi uma noite muito ventosa pelos meus lados.

Bom, esperemos que tudo saia a tempo e que as informações sejam correctas.

Cumps a todos.

Bom, parece que esta RUN já tira novamente um pouco a severidade da depressão mas parece um pouco mais chegada ao continente....

Pois eu acho que piorou, mas deixa sair os diagramas meteopt para verificar isso.
A depressão faz landfall na região do Douro, e isso pode ser chato. Não estão previstos ventos nos modelos a menor escala, mas a acontecer alguma surpresa desagradável é aí.
Mesmo assim, acho que foi uma run dissidente, se houver landfall deverá ser na Galiza.

Tens de rever melhor essa previsão!! O GFS está cada vez a colocar o centro mais perto de Lisboa e a entrar em terra até mesmo no Norte nesse caso as zonas mais afectadas pelo vento ciclónico serão as do Litoral Centro e Sul..uma palavra para o IM vergonha!!!!!!! na véspera é muito tarde!! só pedia ao IM não tenham papas na língua por causa do que aconteceu na Madeira ainda estar fresco na memoria de todos os Portugueses a situação é grave e tem de ser lidada como tal!! Vir hoje para a TV falar que o vento vai ser muito forte Sábado é o mesmo que estarem calados :disgust: ventos de 100km/h no Litoral??ha ha não brinquem comigo no mínimo 120km/h no Litoral Centro e SUL!! mas acredito que seja mais

Nesta run, a depressão aparece menos cavada, mas entra em terra na zona do Douro. É uma tendência preocupante esta de a colocar cada vez mais junto de terra... vou esperar pelo output de texto desta saída para tentar compreender melhor as diferenças em relação à run anterior, se as condições serão mais ou menos severas. Creio que a aproximação de terra compensou o descavamento e o valores do vento serão próximos ás runs anteriores.

Também penso que o landfall deverá ser a Oeste da Galiza...se for aqui na zona do Douro Litoral como mostra esta última run GFS podemos ter problemas relacionados com fenómenos severos locais e chuvas muito fortes..segundo este modelo o centro da depressão continua muito chegado à nossa costa...