Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Esta run mete o centro depressionário mais perto da costa mas diminuiu a intensidade do vento, atenção mesmo assim as zonas do litoral centro e sul, confio no IM e espero que faça o seu trabalho pois a descritiva que tem actualmente no site não traduz em nada o que pode acontecer.

gfs-0-54_iqh4.png

Rtavn548.png

Eu acho é que com esta saida ganhei alguma esperança que a depressão não seja tão severa...
Os ventos médios não vão ser tão fortes, nem a pressão vai ser tão baixa...

Vão ver que se vai tratar de uma depressão normal para esta latitude:thumbsup:

boas:)
como já referi, preocupa-me o facto de serem as saidas mais faliveis a amenizar a depressão..eu acho possivel, dado o actual cenario, uma intensificação adicional do sistema modelada logo na 6f ou pior, já no sabado sem aviso previo:unsure:
há que prestar muita atenção ao comportamento dela no sat. desde já e proceder a um nowcast intensivo pois apesar de não sermos uma entidade oficial temos, no fundo, conhecimentos e meios para acautelar as pessoas ;)

boas:)
como já referi, preocupa-me o facto de serem as saidas mais faliveis a amenizar a depressão..eu acho possivel, dado o actual cenario, uma intensificação adicional do sistema modelada logo na 6f ou pior, já no sabado sem aviso previo:unsure:
há que prestar muita atenção ao comportamento dela no sat. desde já e proceder a um nowcast intensivo pois apesar de não sermos uma entidade oficial temos, no fundo, conhecimentos e meios para acautelar as pessoas ;)

Subscrevo totalmente. :thumbsup:

Esta depressão, mesmo estando como está agora mostrada nesta última run do GFS, pode vir a causar estragos e problemas mesmo assim.

E há que prestar também atenção aos modelos, a situação pode ser novamente agravada nas próximas RUN's.

Bom dia,

Pronto, começa a irresponsabilidade:

25 Fevereiro 2010 - 00h30

Mau Tempo
Ciclone a caminho de Portugal
Formação de sucessivas depressões apontam para um cenário de chuvas fortes e rajadas até 130 km/hora.

Saiba mais na edição em papel do jornal 'Correio da Manhã'.

:disgust:

Mau Tempo

Penso que o termo mais correcto é: depressão extratropical.

Mas também este tópico não é para discutir isso.

---

Estive a ver a previsão descritiva do IM para sábado e acho que os valores lá apresentados não estão correctos.

Assusta-me é cada vez mais ter a consciência de que o IM anda a dormir.
Sinceramente numa altura destas (e para acabar com as notícias de manchete) poderia haver um aviso de situação meteorológica adversa.

No entanto, creio que após a noticia de hoje no CM veremos nos telejornais já alguma coisa sobre o assunto.

Estou sinceramente tentada a contactar o IM e a perguntar o que pensam fazer de tudo isto. É que é lamentável assistir a tudo isto de bancada e saber que em caso de realmente se vir a concretizar, lá teremos a famosa frase "I told you so..." :disgust:

Bom dia,

Mau Tempo
Formação de sucessivas depressões apontam para um cenário de chuvas fortes e rajadas até 130 km/hora.

Se é por causa do "ciclone" nada tem de mal, uma depressão é um ciclone. Neste caso é um ciclone ou depressão extra-tropical. Errado é quando chamam por exemplo ciclone a um Tornado ou chamarem ciclone tropical a um extra-tropical.

Bom dia,

Mau Tempo

Realmente, o que não se faz/diz para terem vendas...cambada de irresponsáveis.... e depois a maneira como o dizem: Formação de sucessivas depressões apontam para um cenário de chuvas fortes e rajadas até 130 km/hora.:huh:

Saiba mais na edição em papel do jornal 'Correio da Manhã'.:rolleyes::confused::D

enfim sem comentários...:disgust:

a situação exige cautelas mas daí a dizerem com todas as letras que vem um ciclone a caminho de Portugal... é que para a maioria das pessoas o termo ciclone significa tempestade violenta....

Bom dia,

Mau Tempo

Atenção que a depressão ainda tem características de ciclone não só por causa da sua pressão baixa no interior mas também pelos ventos pelos menos o UKMO continua na sua :rolleyes:

UW60-21_bem8.GIF

O jet é que vem mesmo para cima de nós

UW60-102_clh3.GIF

Tal como me parecia, a última run não amenizou os valores de velocidade do vento previstos. Apesar de ser menos cavada, a sua aproximação ao continente compensou, e a intensidade manteve-se. No fundo, foi isso que já alguns membros referiram ontem: caso a depressão se aproxime do continente esta não vai ser tão cavada; caso se afaste, cava mais. Isto resulta em cenários de parecida intensidade.

EDIT: Achei estranha a entrevista do Anthímio de Azevedo, ele refere a depressão de Sábado como vindo de Noroeste e afectando a Galiza e o Norte... a conclusão que se chegou no programa foi de que em Portugal apenas poderá haver problemas no Norte do país.

Relativamente aqui à zona do Algarve, parece-me que esta run aligeirou "um pouquinho" a intensidade do vento. Ontem a saida de texto do meteograma GFS para Lagoa, dava velocidades de vento na ordem dos 84km/h para Sábado às 12Z e às 15Z, enquanto que hoje baixou para 78km/h e 73km/h. Sei que esta diferença é minima, mas poderá indiciar uma tendência para a situação diminuir um pouco de intensidade.

De qualquer das formas, não deixa de ser uma situação preocupante e que requer toda a atenção, pois só se vai saber exactamente o que vai acontecer, quando a depressão chegar cá. O carácter imprevisível desta situação, podendo ocorrer um cavamento mais ou menos intenso que o esperado, e mais ou menos chegada ao Continente, com o local do landfall também ainda incerto, torna necessário que este evento seja acompanhado com toda a atenção.

Entretanto parece que a comunicação social já está a meter "a pata na poça", com títulos como "Ciclone a caminho de Portugal" no Correio da Manhã, que mais não faz que assustar a população. Ainda por cima referem nesse artigo (que mistura depressões com ciclones e com tornados - muito mal escrito mesmo!), que esse ciclone (que depois também chamam de depressão cavada) irá nascer em cima da Madeira, provocando vento e chuva muito forte lá!:disgust:

Assusta-me é cada vez mais ter a consciência de que o IM anda a dormir.
Sinceramente numa altura destas (e para acabar com as notícias de manchete) poderia haver um aviso de situação meteorológica adversa.

No entanto, creio que após a noticia de hoje no CM veremos nos telejornais já alguma coisa sobre o assunto.

Estou sinceramente tentada a contactar o IM e a perguntar o que pensam fazer de tudo isto. É que é lamentável assistir a tudo isto de bancada e saber que em caso de realmente se vir a concretizar, lá teremos a famosa frase "I told you so..." :disgust:

Penso que o IM só amanhã mudará algo em termos de avisos, estando a acompanhar a evolução e trajecto da depressão. Eles, pelas obrigações especiais que têm, estarão a tratar este assunto com pinças depois do que se passou na Madeira.
Pessoalmente julgo que não se trata de irresponsabilidade do IM, mas antes de precaução e amanhã (pelo menos em relação ao Continente) vão bem a tempo :)

O GFS das 18z tinha agravado, a saída das 00z desagravou e a das 06z ainda mais um pouco. Por exemplo para Cascais onde me tenho estado a orientar para esta zona passou de 100 (18z), para 88 (00z) e agora para 83km/h (06z). Desconfio que a próxima saída será idêntica à das 00z, aumentando um pouco.