ACalado
Cumulonimbus
Assunto: Agravamento do estado de tempo no Continente
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo do IM, prevê-se um agravamento do estado de tempo no Continente a partir da noite de Sexta-feira, 26 e durante o dia de Sábado. Este agravamento deve-se à aproximação de uma depressão que na Sexta-feira estará centrada a Noroeste da Madeira, mas em fase de cavamento na sua aproximação ao território continental.
O agravamento do estado do tempo manifestar-se-á essencialmente num aumento da intensidade do vento e da agitação marítima. O vento poderá atingir a velocidade média de 75 km/h, com rajadas da ordem dos 130 km/h, em particular no litoral Oeste e nas terras altas. No mar as ondas deverão atingir os 8 metros na costa Oeste e 6 metros na costa Sul.
Prevêm-se ainda períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes a Norte do Sistema Montanhoso Montejunto-Estrela.
Para Domingo prevê-se um desagravamento desta situação meteorológica.
O Centro de Previsão continuará a acompanhar a situação, com difusão de previsões e emissão de Avisos, sempre e quando tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia. Sugere-se o acompanhamento da situação através da página do IM (www.meteo.pt) e a observância de recomendações ou alertas emitidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Esta informação meteorológica será actualizada com um novo comunicado durante o dia de amanhã, 26.
Vão lançar 2comunicados em menos de 24horas o que revela incertezas do que pode ou não acontecer. Acho correcta esta postura do IM