Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Assunto: Agravamento do estado de tempo no Continente
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo do IM, prevê-se um agravamento do estado de tempo no Continente a partir da noite de Sexta-feira, 26 e durante o dia de Sábado. Este agravamento deve-se à aproximação de uma depressão que na Sexta-feira estará centrada a Noroeste da Madeira, mas em fase de cavamento na sua aproximação ao território continental.

O agravamento do estado do tempo manifestar-se-á essencialmente num aumento da intensidade do vento e da agitação marítima. O vento poderá atingir a velocidade média de 75 km/h, com rajadas da ordem dos 130 km/h, em particular no litoral Oeste e nas terras altas. No mar as ondas deverão atingir os 8 metros na costa Oeste e 6 metros na costa Sul.

Prevêm-se ainda períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes a Norte do Sistema Montanhoso Montejunto-Estrela.

Para Domingo prevê-se um desagravamento desta situação meteorológica.

O Centro de Previsão continuará a acompanhar a situação, com difusão de previsões e emissão de Avisos, sempre e quando tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia. Sugere-se o acompanhamento da situação através da página do IM (www.meteo.pt) e a observância de recomendações ou alertas emitidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Esta informação meteorológica será actualizada com um novo comunicado durante o dia de amanhã, 26.

Vão lançar 2comunicados em menos de 24horas o que revela incertezas do que pode ou não acontecer. Acho correcta esta postura do IM :thumbsup:

Nós não podemos ver a última saída do ECM, mas este comunicado, e a hora a que foi lançado, dá a ideia clara que o ECM está na linha de todos os outros, com excepção do GFS.

Sim quase de certeza :)

Saliento (e porque o IM hoje já foi por demais criticado) que este comunicado é a meu ver esclarecedor e muito bem elaborado.

Não creio que seja a terceira, mas sim a primeira a desagravar. Tenho andado a seguir as velocidades médias máximas das últimas runs para Sintra. Ontem às 12z era de 87 km/h, às 18z saiu um disparate típico desta run, pôs quase 100, às 0z voltou aos 87 e às 6z baixou para 83. Foram 3 runs em 4 praticamente iguais. Esta foi a dissidente, baixou muitíssimo. De resto, HIRLAM, GME, GEM, UKMO, COAMPS mantém o cavamento e percurso original. Para mim, e tendo em conta que o GFS está fora de forma, enquanto não vir o ECM ou o UKMO a recuarem, considero esta saída pouco credível.

Mesmo assim acho que a situação colocada pelo GFS não é muito tranquilizadora, até é parecida à prevista para 23 de Dezembro do ano passado. Pena que a próxima run do ECM seja secreta, acho que não há qualquer hipótese de ver as cartas a 48h. A única hipótese é consultar os sites de previsão que nele se baseiam, msn, Foreca ou Meteogroup.

Obrigado David, a tua observação tem lógica, se considerarmos a das 18z um exagero, a das 12z, 00z e 06z são apenas ligeiramente diferentes.
Agora dava jeito termos o ECM das 12z, dos globais na rodada dos modelos das 12z temos o GFS a desagravar, o UKM a manter. E nos restantes não confio muito.

Sem dúvida correcta e prudente a postura do IM face a esta situação, comunicado esclarecedor com actualização prevista para amanhã..:thumbsup:

Obrigado David, a tua observação tem lógica, se considerarmos a das 18z um exagero, a das 12z, 00z e 06z são apenas ligeiramente diferentes.
Agora dava jeito termos o ECM das 12z, dos globais na rodada dos modelos das 12z temos o GFS a desagravar, o UKM a manter. E nos restantes não confio muito.

Mas pode-se comparar 72h, já sobre o Benelux:

GFS - 990 mb

gfs072.png

ECMWF - 970 mb

ecm172.gif

Deve ter sido uma saída louca do GFS.

Sinceramente acho que esta tempestade não vai ser muito intensa.
Acho que vai ser fogo de vista.

O que eu acho, é a seguir à frente, vai ocorrer uma entrada polar significativa em toda a Europa. Já se está a sentir esse frio nos Açores; vejam no satélite a entrada.

Sim vai haver chuva forte, mas parece-me que vai passar rápido.
O pior é capaz de vir a ser o vento muito forte no pós-frontal.
E o Março vai começar com bastante frio.

Bem, eu sinceramente, como moro numa zona cheia de pinheiros, tenho um pouco mais de receio e sei que vai haver madeira tombada. Só espero que não seja para cima da casa. Se for, olha, não há muito a fazer.

Eu bem disse à minha minha namorada que a casa dos meus pais ia ficar sem pinheiros dentro de 2 ou 3 anos :D:w00t:

Entre que horas será o período mais intenso, alguem me sabe dizer ? ( isto é, previsão )

P.S. E já agora, qual o modelo que está a usar o accuweather e qual a cadência de actualização daquele serviço, alguem sabe?

Boas!
Esperemos que o GFS desta vez tenha razão, no entanto tenho dúvidas. Normalmente acompanho 3 modelos ECMWF, NOGAPS e o GFS, e dos três o americano NOGAPS na minha opinião é dos mais comedidos, por isso vejam a saida das 12h. Coloca às 7h de 27/2 a depressão ligeiramente mais distante da costa e a passar às 13h de 27/2 ao largo da Galiza e não sobre a Galiza como estava modelado anteriormente, com um "cavamento" entre 975 e os 965 hPa (já na Galiza). Não nos devemos seguir apenas pelo GFS até porque já demonstrou toda a sua fragilidade e desnorteio.
Impressionante é ainda a força com que chega ao sul do Reino Unido 955 hPa.
Tal como disse espero que o GFS acerte desta vez, no entanto duvido.

Bem, eu sinceramente, como moro numa zona cheia de pinheiros, tenho um pouco mais de receio e sei que vai haver madeira tombada. Só espero que não seja para cima da casa. Se for, olha, não há muito a fazer.

Eu bem disse à minha minha namorada que a casa dos meus pais ia ficar sem pinheiros dentro de 2 ou 3 anos :D:w00t:

Entre que horas será o período mais intenso, alguem me sabe dizer ? ( isto é, previsão )

P.S. E já agora, qual o modelo que está a usar o accuweather e qual a cadência de actualização daquele serviço, alguem sabe?

entre as 16horas 4 da manha sera o pico de sul para norte!