Bem, antes demais, boa tarde a todos. Embora só hoje me tenha registado e claro, coincide com o "Salve-me por amor de ... Deus ou alguem que seja", porém gostaria apenas de dar uma "achega".
Embora não sabia ler, muito bem, mapas, sigo sempre o tempo pelo Windguru. Não sei qual é a fiabilidade deste serviço, mas face ao que já foi dito anteriormente, a previsão de ventos muito fortes diminui de intensidade ( com uma média de 65km/h) e aumentou significativamente a precipitação.
Mas o que me leva a escrever foi o que já foi dito. Ora pelas respostas que aqui vejo, noto que as pessoas entram elas próprias " em depressão " pelo que lêm, escrevem e analizam.
Sinceramente, eu ao ler muita coisa, pensei ... bolas, isto vai ser um furacão de grau 3 praí ...
Eu sou da zona Oeste, mais propriamente Ericeira. Esta zona, por natureza, é muito ventosa. E no fatídico dia da tal "depressão não programada" registamos ventos na ordem dos 200km/h. Mafra registou a rajada mais forte de 176km/h.
O IM continuou a dizer que só tinha registado ventos com rajadas máximas de 140km/h.
Ora uma rajada de 140km/h não é brincadeira, fora disso, mas também não é o causador de tamanha destruição.
Por isso, eu penso que deveriamos ter calma. O tempo é tão volátil como ... bem, acho que não existe nada mais volátil como o tempo. Lembro-me aqui à coisa de 5 anos, uma tempestade tropical apróximava-se de Portugal e chegando perto do continente foi-se dissipando. Mas também existe o outro revés da medalhe que foi o que aconteceu na zona Oeste.
Por isso, sim, vamos analisando e continuando a analisar mas com algum tento na ponta dos dedos, senão antes de chegar a "depressão" entramos nós em depressão
Agradeço a todos os utilizadores que fazem deste forum um verdadeiro meio culturamente rico para a aprendizagem e enriquecimento cultural de como ver o nosso clima.
Desculpe a correcção mas o IM fez um extenso relatório para esse evento(passado cerca de 1 mês) e reconheceu picos de 250 Km/h na zona mais a norte. Conheço bem a zona e vários pinhais foram totalmente abaixo. Só não morreu gente porque foi de noite mas muitas casas ficaram danificadas(arvores caidas em cima) inclusive a minha. As tampas das chaminés voaram e alguns vidros partiram-se. Concordo consigo: não vale a pena entrar em depressão antes da própria depressão cair em cima de nós. Vamos aguardadndo com calma.