Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Só para o caso dos madeirenses não serem esquecidos!

Assunto: Previsão Estado Tempo na Madeira (ACTUALIZAÇÃO)

De acordo com o Centro de Previsão Tempo do IM, devido à passagem de uma depressão a noroeste do Arquipélago da Madeira mantém-se a previsão de agravamento das condições meteorológicas a partir do final do dia de hoje, 26 até à manhã de Sábado, 27.

Este agravamento manifestar-se-á num aumento da intensidade do vento do quadrante Sul, com previsão de rajadas que poderão atingir os 130 km/h., e na ocorrência de precipitação que poderá ser pontualmente forte nas regiões mais altas da ilha da Madeira na madrugada de Sábado.

Mantém-se igualmente a previsão de ondulação forte, neste período, que poderá atingir os 6,5 metros na costa Sul.

A situação meteorológica na Madeira continuará a ser acompanhada pelo Instituto de Meteorologia, com difusão de previsões e emissão de Avisos, sempre e quando tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia. Sugere-se o acompanhamento da situação através da página do IM e dos Serviços de Protecção Civil.

o IM apenas prevê vento muito forte para Viana, Porto e Aveiro, por isso grande parte do país pode descansar.

Essa afirmação não corresponde à realidade. A previsão descritiva do IM avisa para rajadas de 150km/h no litoral sem especificar. Os modelos indicam rajadas até mais fortes no litoral centro. Portanto afirmar que grande parte do país pode descansar não corresponde ao que à previsão diz respeito. Provavelmente cingiste-te à previsão significativa. Já algumas vezes abordámos essa temática aqui. Essa previsão vale muitas vezes zero e deve ser SEMPRE lida a descritiva! Até porque a significativa sofrerá alterações

O estofex diz que neste momento afirmar que vai existir algo mais que uma ou
outra trovoada isolada é precoce.
É um pouco estranho não? Eu sei que a previsão que lá está é só até às 6 horas da manhã de sábado. Mas estamos a 24 horas do evento. Não é estranho? Ou será que é mesmo assim?

O que o estofex por norma alerta sobretudo é para a possibilidade de tornados e forte actividade convectiva. O Estofex realça na previsão e bem o risco no Continente até pelo aviso em separado independentemente do grau de risco atribuído. Das duas uma: ou fazem uma actualização esta noite, ou consideram que os ventos sustentados e respectivas rajadas não se enquadram no âmbito das previsões por eles apresentadas. É que de facto o ESTOFEX costuma centrar-se sempre mais no risco de tornados, saraiva, precipitações intensas e tempestades eléctricas, não destacando por norma os fenómenos de vento por si só.

É incrivél... andei a fazer outra ronda pelo intellicast, wunderground e pelo accuweather ( windguru ainda nao foi updated com o round das 12 ) e ambos baixaram as tendencias de vento.

Enfim, este fenómeno está a ser complicado de ser acompanhado... :)

Boa tarde
No meteoalarm os parâmetros para o continente está em branco.

europetomorrow0color.gif

A não ser que o IM lance o aviso, penso que não vão alterar isso, até porque hoje está tudo sem avisos, daí estar branco, não? ( é mesmo uma dúvida, não é uma pergunta retórica :) )

Radar as 14h Agravou-se o Centro da Depressão
radarh.jpg

Chuva Moderada Prevista para o período entre as 20h e as 04h para a Ilha da Madeira. Ventos Fortes podendo atingir os 100km/h na Zona Oeste
A partir deste momento considero convivente entrar em estado preparatório

A não ser que o IM lance o aviso, penso que não vão alterar isso, até porque hoje está tudo sem avisos, daí estar branco, não? ( é mesmo uma dúvida, não é uma pergunta retórica :) )

Sim os avisos do meteoalarm são os mesmos do IM. O meteoalarm é um serviço de divulgação de avisos dos Institutos de Meteorologia europeus.

Boa tarde,

Os Corpos de Bombeiros do Distrito de Lisboa, irão passara nivel de ALERTA LARANJA a partir das 00 de hoje até às 2400 de amanhã..

São esperadas rajadas de 160 kmh segundo o alerta emitido pela PROCIV.

Já dá para ver que "prognósticos só mesmo durante o jogo" como diziz o outro...
Por um lado, no MeteoAlarm, temos Espanha em Alerta Vermelho e Portugal sem qualquer alerta. Por outro temos os modelos a tirarem vento na zona Centro e os Bombeiros de Lisboa a entrarem em Alerta Laranja devido a previsões de rajadas até 160Km/h.
Como ficamos? vai ser grave? Não vai?

Em minha opinião, só mesmo acompanhando constantemente o evoluir da situação se poderão definir os efeitos expectáveis desta depressão... Tenho a certeza de que esse acompanhamento estará a ser feito por quem lhe compete essa tarefa, ou seja, IM e Prot. Civil.

Começo a achar esta situação muito estranha!!!
Corrigam me se estiver errado mas acho que os modelos não estão a conseguir acompanhar a evolução desta depressão.
Há muita incerteza no vento que irá ser produzido e na precipitação.
Para o sul o ECMWF dá apenas cerca de 2mm. Algo estranho acho eu.

Infelizmente o IM é lento gostam de preparar tudo nas ultimas mas eu pergunto-me quem tem gruas e precise de as desmontar vai ser em quantas horas de aviso?

Enfim chega a ser ridículo ter-mos uma Espanha em Alerta Vermelho por uma frente que entra por oeste termos o País de Branco...

Embora a depressão já fez duas ou três paradinhas...

Acho que nesta altura do campeonato penso que já pouco há a fazer, irá verificar-se em Portugal continental uma situação de ventos fortes, isso já ninguém duvida, é preciso indo acompanhando a situação e a sua respectiva evolução, mas certamente será algo forte, pois o IM já desde de ontem que tem vindo a alertar para esse facto e hoje não só é o IM como a protecção civil e a comunicação social no geral, logo penso que não restam dúvidas de que aquilo que se vai passar será um evento de alguma gravidade e raro em Portugal continental, e que deve ser acompanhado por todos nós sem grandes alarmismos.