Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

  • Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Bem os espanhois já falam em ventos de 180 km/h nas ilhas canárias, mais precisamente em Tenerife!!!:eek::eek:
Não estarão a exagerar um bocado?:huh::confused:

Eles falam em zonas como o pico El teide..que está a mais de 3500 m acima do nivel do mar ( mais precisamente 3.718 m)...obviamente que à superfície nivel do mar não será tanto...
 
Hot Spot :lol:

A sério, acho que já é tempo de as "autoridade competentes" compreenderem que mais do que curiosas, as pessoas têm direito a serem informadas devidamente, não que a meteorologia seja uma ciência exacta porque está longe disso, mas mais vale um pássaro na mão que dois a voar..

Eu não sou nada entendida na matéria mas sei que posso dar informações claras e precisas do que vai sair para a imprensa e o que não vai. E isso dá sempre jeito certo? ;)

No entanto de referir a subida excessiva do caudal do Tejo que já começou a fazer estragos. Se a situação em Espanha for tão crítica quanto queremos crer e se se aliar a precipitação forte, estamos tramados.
Que nem o nome pomposo de "Activação do Plano Especial de Cheias na Bacia do Tejo" nos safa. :unsure:
 
mas a depressão até parece-me estar a desagravar olhando aos mapas de hoje do GFS :huh:
Enfim aguardar a run dos das 12h do GFS e ECM !!
 
confirma-se a tempestade a partir de agora penso que será sempre a piorar as previsoes vento a 150 km no litoral e vamos ver se nao será mais depois do que aconteceu na madeira nao entendo a atitude das autoridades
 
Eu sou a favor do alerta um bocadinho por excesso umas horas antes do aconteciemento, é claro que uma semana antes ou até mesmo 48h acho incoveniente.
A maior parte dos alertas não são dados atempadamente por causa das politiquices e depois o resultado vê-se.
Politica aqui não....., ciência sim!!! Obrigado
 
Vou almoçar boa gente.
Mas vamos ter os alertas para o fim-de-semana. Isso é garantido.:cool:

E vão ser de todas as cores! Vermelho (q calculo para o litoral norte), laranjas (para toda a costa litoral) e amarelo (que poderá ser para o Sul do país). Claro que isto estou a especular. Mas penso que será assim.

Quando vier mais tarde já vos digo algo mais.
Bom almoço :D
 
Curioso, no site meteoalarm.eu, espanha está totalmente em alerta vermelho para o vento, para amanha.
no entanto, portugal tem apenas alguns distritos em alerta amarelo apenas para a ondulação, sendo que para alguns distritos, nomeadamente santarém, nem sequer há informação.

(desculpem não colocar a imagem, mas estou a trabalhar e não tenho acesso aos recursos necessários)
 
nova actualizacao da aemet sobre a situacao aponta para rachas vento entre 120 a 160 km




ACTUALIZADO AVISO DE SITUACIÓN ESPECIAL:

Aviso especial de fenómenos adversos 26/02/2010 Vientos muy fuertes con rachas huracanadas y temporal en la mar

1.- Fenómeno meteorológico: Vientos muy fuertes con rachas huracanadas y temporal en la mar.

2.- Ámbito geográfico: Toda España, salvo el área mediterránea. Las rachas huracanadas (120-160 km/h) afectarán a Galicia, área cantábrica y norte de Castilla y León. En la mar, las zonas de Finisterre y Cantábrico.

3.- Comienzo de la situación: Desde el mediodía de hoy, día 26, en Canarias y a partir de la madrugada del sábado, día 27, en la Península.

4.- Duración: Hasta la tarde del día 27 en Canarias y hasta la madrugada del día 28 en la Península.

5.- Grado de probabilidad: Muy probable (70-90%).

6.- Descripción de la situación meteorológica: Una borrasca que se está profundizando muy rápidamente en el Atlántico, al oeste de Madeira, y que se desplazará hacia el Cantábrico por el noroeste de la Península, provocará vientos muy fuertes y temporal en la mar. El viento fuerte con rachas muy fuertes (90-120km/h) comenzará en Canarias desde el mediodía del viernes, 26 y se extenderá a la Península, a partir de la madrugada del sábado, 27. Las zonas más afectadas serán Galicia, Asturias, Cantabria y norte de Castilla y León, donde se prevén rachas huracanadas (120-160 km/h).

En la mar, el viento alcanzará la fuerza 9 (temporal fuerte) en la zona marítima de Finisterre y la fuerza 10, ocasionalmente 11, (temporal duro o muy duro) en el Cantábrico.



importante realçar que na minha opiniao a situacao nao será mais grave na espanha do que aqui na chegada da depressao frente á costa portuguesa o vento será fortissimo