Não usem este tópico para seguimento, este é para previsões. Sobre a Madeira usem o tópico respectivo por favor:
Seguimento Açores e Madeira
Seguimento Açores e Madeira
http://oiswww.eumetsat.org/IPPS/html/GE/EUM.kmlPodias dar-me a fonte dessa imagem?
obrigado.
Ok, entao podes-me dizer mais ou menos o que ira acontecer se faz favor?
E a que velocidade o vento irá soprar?
http://oiswww.eumetsat.org/IPPS/html/GE/EUM.kml
é este o link para quem quer esta pimagen no google earth
Não sei bem, estamos um bocado cegos pois o GFS pode estar a subestimar a depressão e é o GFS que alimenta a maioria dos modelos meso a que temos acesso. Mas no sul o IM não prevê ventos de 150km/h, e nos modelos não aparece muita precipitação no Algarve.
Tenho uma duvida, isto que vêm ai para portugal é um ciclone ou uma ciclogénise
Isto NÃO é um ciclone.
É uma ciclogénese explosiva (depressão) de uma massa de origem semi-tropical que rapidamente se desenvolve, quando se aproxima do ar frio europeu.
Pois, onde eu vi os ventos a 150km/h aqui no algarve foi neste site: http://temponoalgarve.blogs.sapo.pt/.
Nesse site diz assim: Dia 27 (Sábado) - Céu muito nublado. Períodos de chuva ou aguaceiros por vezes forte. Vento moderado a forte soprando temporiamente forte a excepcionalmente forte com rajadas que podem atingir os 150 km/h...
Nao quer dizer qe atinjam 150km/h mas se puseram essa possibilidade é porque pelo menos aos 90, 100km/h chegam!
Penso eu.....
Claro que é um ciclone. Ou achas que é um anticiclone ? Todas as depressões, fracas ou fortes, são ciclones, seja tropicais, extra tropicais (como esta) ou hibridos. A ciclogenese como o próprio nome indica é o processo de formação de um ciclone. Uma ciclogenese explosiva é a formação e/ou cavamento muito rápido de um ciclone.
Depressão = Ciclone
Stormm eu não quis ser alarmista, quando publiquei essa mesma publicação. Mas uma coisa é certa, vamos ter ventos fortes a excepcionalmente fortes, nem que seja no litoral oeste na zona de Sagres a Odemira, e isso ainda é Algarve. No boletim meteorológico da RTP1 a meteorologista disse a previsão aplicada ao Norte seria igual ao Centro e Sul não vi nenhuma referência ao Algarve ela só falou na ondulação e que tudo o resto mantinha-se. Por isso, não é impossível que faça alguma rajada que atinja os 150 km/h. Na RTP!, o jornalista diz que o alerta laranja vai ser alargado a todo o país.
situação actual
o núcleo depressionário vai passar a noroeste da madeira.